Aula teórica é um dos meios mais tradicionais e ineficazes de ensinar. Por si mesmo, ela não levará à aprendizagem ativa. Para uma aula teórica ser eficaz, o professor deve criar interesse primeiro, então maximizar o entendimento e a retenção, envolver os participantes durante a aula e reforçar o que está sendo apresentado. Existem algumas maneiras de se fazer isso.
CRIE INTERESSE
- Uma estória para começar ou uma imagem visual interessante. Conte uma pequena estória relevante, uma estória de ficção, uma estória em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da audiência.
- Um problema para dar início. Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.
- Uma pergunta anterior. Faça uma pergunta aos participantes (mesmo se eles tenham pouco conhecimento prévio) de modo que eles fiquem motivados a assistir a sua aula para obter a resposta.
MAXIMIZE O ENTENDIMENTO E A RETENÇÃO
- Títulos. Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como sub-títulos ou como ajuda para a memória.
- Exemplos e analogias. Dê idéias ou explanações da vida real durante a aula e se possível crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que os participantes já tenham.
- Apoio visual. Use data-shows, transparências e demonstrações que possibilitem aos participantes verem e não só ouvirem o que você está dizendo.
ENVOLVA OS PARTICIPANTES DURANTE A AULA
- Desafios momentâneos. Interrompa a aula periodicamente e desafie os participantes a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.
- Atividades ilustrativas. Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que você está abordando.
REFORCE A AULA
- Aplicações. Apresente um problema ou uma pergunta para os participantes resolverem baseados nas informações apresentadas na aula.
- Revisão. Peça aos participantes para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a eles um teste de auto-avaliação.
Obs: Fiz pequenas adaptações de material consultado no site do INAp (Instituto de Neurolingüística Aplicada). O site contém muito material interessante sobre PNL (Programação Neuro Lingüística), assunto no qual estudo como hobby.
Prezado,
Achei extremamente úteis as dicas dadas por você aqui neste post.
Vou copiar descaradamente as dicas e postar em meu podcast http://conversadigital.com obviamente citando seu blog como fonte original do texto.
Muito obrigado pelas dicas.
Elas vão ser muito úteis em meus treinamentos e próximos podcasts.
Um abraço.
Adorei as dicas mara melhora as aulas. Vou experimentá-las hoje mesmo.
Um abraço!!
Boa, tem muito gente que precisa aprender isso.
É muito bom quando encontramos exatamente o que procuramos. Muito Bom……..Beijocasssssssssss
Poxa, é sempre bom ter um direcionamento para ter certeza que está utilizando as melhores dicas, vale!
Posso aproveitar para perguntar, sobre:
Material de aula, é uma boa distribui, e sim, como poderia ser a melhor forma? visto que já utilizo uma wiki, para os alunos copiar as apresentações. Sou Prof. de informática e gostaria de continuar com o apoio.
Grato!
adorei as dicas, estava precisando vou coloca-las em prática obrigada!!!!!!!!!!!!!!
meu professor pediu a todos os alunos que estuda se comoera ser um professor então procurei este site e achei o que eu queria. obrigado
Gostei muito das dicas, estava um pouco sem bagagem para despertar o interesse dos meus alunos. Beijos…………….
Uma estória, puta que pariu!!!
Daniel, embora eu seja contra esse tipo de comentário de baixo calão no meu blog, optei por deixar seu comentário sem moderação. “Estória“, como você não deve saber, existe. Mesmo que não seja uma palavra aceita por todos os dicionários brasileiros, foi utilizada em muitos textos. Antigamente era mais popular, mas como eu disse no final do artigo (que por sinal você não leu), fiz adaptações em um texto antigo do INAp.
meus alunos tem defti de concentração eu não sei oue fazer
Nossa estava precisando muito dessas dicas!! Vou tentar pratica las.
Eu preciso de ajudar na minha impresa
Eu preciso de ajudar com minha empresa