Sobre o Autor

Olá, meu nome é Matheus Zeuch e eu escrevo sobre empreendedorismo e administração de pequenas empresas. Seja bem vindo, e espero que você esteja gostando do conteúdo que venho publicando por aqui desde 2007.

Acredito que a melhor maneira de mudar o mundo é sendo um empreendedor. Por isso me dedico à compartilhar o que sei sobre isso.

Meu contato com o empreendedorismo vem desde muito antes de eu conhecer essa palavra. Antes mesmo de eu começar a explorar o mundo dos negócios sozinho.

Família e amigos empreendedores…

Meu bisavô montou, do zero, uma empresa que fabricava ferramentas e vendia para todo Brasil. Meu avô montou uma distribuidora de ferro e outra de alimentos. Meu tio montou do zero uma sorveteria e uma empresa de informática. Minha mãe montou uma loja de decoração. Além deles, outros parentes e muitos amigos próximos também montaram empresas do zero.

Oráculo…

Minha primeira experiência como empreendedor foi com 16 anos, quando fundei, com outros colegas do colégio, um fanzine que era distribuído gratuitamente nas escolas da cidade. Criávamos conteúdo informativo e bem humorado, e o fanzine era rentabilizado através de anúncios de lojas que tínham como público alvo os estudantes. Os fanzines terminavam rápido e nós éramos cobrados pelas próximas edições. Como não conseguíamos dar conta de tanta demanda, outros fanzines surgiram nessa época. Foi uma experiência muito boa.

Web Horizon…

Mais tarde, já na faculdade, eu abri a minha primeira empresa, em sociedade com meu primo. Nós desenvolvíamos sistemas para internet. Fechamos um contrato com uma grande empresa e chegamos perto de fechar outro melhor ainda. Nem imaginávamos que podíamos ir tão longe, tão rápido. A empresa tinha poucas despesas, o que gerou um bom lucro. Mas com o tempo, perdemos o tesão e a empresa fechou.

AgoraTV…

Antes de fechar a empresa de desenvolvimento de sistemas, fundei, junto com outros dois sócios, uma startup produtora de vídeos para internet. O projeto era inovador, e os vídeos na internet estavam recém ganhando força. O negócio começou numa incubadora de empresas, o que foi uma experiência muito interessante. Tínhamos escritório, equipamentos, funcionários, clientes e parceiros. Com o tempo, a empresa focou na produção de vídeos institucionais, pois era mais lucrativo que os vídeos para internet. Vendi minha parte para um dos sócios e saí.

Quicaze…

Então abri a minha terceira empresa, de desenvolvimento de sistemas de automação residencial. Eu e meu sócio tivemos que formalizar a empresa para tentar um edital de investimento do governo. Não fomos aprovados no edital. Tentamos outras fontes de investimentos e nos disseram que a ideia era boa, mas não podiam investir apenas na ideia, precisavam de algo concreto. Então investimos do nosso próprio bolso para criamos os primeiros protótipos, que ainda estão em desenvolvimento.

OM…

Além das empresas que abri, eu trabalhei numa empresa que desenvolvia sistemas de gestão para pequenas empresas. Para desenvolver softwares para essas empresas, precisei conhecer a fundo todos os processos de seus negócios. Padarias, lojas de varejo, atacados, fábrica de balas, transportadoras, empresas de ônibus, escritórios, etc. Tive a oportunidade de conhecer de perto dezenas empreendedores fantásticos.

SAP…

E da menor empresa de soluções de gestão, eu fui para a maior. Hoje trabalho na SAP, uma empresa alemã lider mundial em ERP (como são chamados os softwares de gestão de empresas). A maioria das maiores empresas do mundo são clientes da SAP, e eu tenho a feliz oportunidade de atendê-las e visitá-las constantemente.

Compartilhando o conhecimento…

Sendo assim, já conheci muitas e muitas empresas, das menores às maiores, e já abri eu mesmo outras três empresas até agora. E desde a minha primeira empresa, eu venho compartilhando minha experiência através do meu blog. Sempre gostei de escrever, e com o tempo o blog foi crescendo. Atualmente recebo, semanalmente, dezenas de emails de pessoas com problemas que precisam resolver em suas empresas, dúvidas sobre que caminho devem seguir ou então pedindo minha opinião sobre suas ideias de negócio.

Este resumo da minha história é para você conhecer um pouco de onde vem a minha experiência em montar empresas. Não me considero nenhum guru no assunto, apenas estudo esta área que me fascina. Acredito que compartilhando os problemas que passei e as soluções que descobri possam fazê-lo ganhar tempo na sua própria empresa.

Um abraço e sucesso na sua empreitada!
Matheus Zeuch

Praticando meu esporte favorito!