Como abrir um negócio na internet?

Olá, eu tenho uma idéia de negócio, só falta explorá-la mais. Mas eu não sei por onde começar. O quê devo fazer? Carlos.

Olá Carlos,

Tantos faz se a sua idéia de negócio é para a internet ou não, a primeira coisa é transformar a sua idéia em um modelo de negócios. Você precisa saber como irá faturar com a sua idéia antes de abrir a empresa. Além disso, precisa deixar tudo bem organizado antes de botar a mão na massa.

Você deve pensar/refletir/estudar à respeito dos temas abaixo:

  • Como meu produto/serviço irá funcionar exatamente?
  • É melhor trabalhar minha idéia como um produto ou como um serviço?
  • Qual a melhor maneira de comercializar meu produto/serviço?
  • Quanto custará meu produto/serviço?
  • Quais as vantagens que meu produto/serviço trará para meus clientes?
  • Quais os custos que terei com essa empresa?
  • Quantos produtos/serviços terei que vender para cobrir os custos da empresa?
  • Que tipo de pessoa compraria meu produto/serviço?

Tendo na ponta da língua as respostas para esse tipo de pergunta, aí você poderá partir para os próximos passos:

  1. Escrever um Plano de Negócios. Um PN não serve apenas para atrair investidores, mas botando no papel todo o funcionamento do seu negócio o ajuda a entendê-lo melhor.
  2. Procurar um sócio. Se isso for necessário, procure um com conhecimentos que somem aos seus. Não adianta muito um sócio com a mesma experiência que você já tem (a não ser que seja um sócio capitalista, ou seja, que irá investir na sua empresa).
  3. Abrir a empresa. Através de incubadoras ou da maneira convecional mesmo.
  4. Trabalhar e trabalhar e trabalhar. Manter uma empresa exije muita dedicação. Esteja preparado para isso.

Minha dica seria você buscar ajuda junto ao Sebrae da sua cidade. O próprio site do Sebrae (www.sebrae.com.br) possui cursos gratuitos e online que o ajudarão muito à planejar e fazer funcionar o seu negócio próprio.

Bons estudos e sucesso nos seus negócios!
Abraço

Comments

  1. catiuce santos de oliveira says

    Bom dia! vendo açaí na minha cidade,para saber se iria ter uma boa aceitação começei vendendo no isopor foi bem aceito,passei pro carrinho,agora estou montando um ponto de açaí,mas meu objetivo é tentar expandir para as lanchonetes,inovar e atingir as cidades vizinhas.como vcs podem me ajudar nesta situação.

    grata.
    catiuce

  2. says

    Olá J. Costa,

    Estive de férias em Calgary em julho e, por coincidência, conversei com um amigo de lá justamente sobre negócios que poderiam fazer no Canadá. Acho uma boa ideia a sua. E se você fizer uma boa pesquisa de mercado, melhor ainda!

    Você vai ter que investir um certo tempo em pesquisa e planejamento. Por se tratar de importação de alimentos, acredito que buscar todas as informações e documentações necessárias será mais difícil que fazer a importação em si.

    Procure se informar com alguém que já importa açaí em Toronto ou outra cidade do Canadá. Se não encontrar ninguém, pesquise em sites oficiais do governo canadense sobre esse procedimento.

    No site Aprendendo a Exportar você deve encontrar muita informação útil também.

    Sucesso na sua empreitada!
    Abraço,
    MZ

  3. ricardo anselmo de brito says

    tenho uma ideia de ganhar muito dinheiro mas nao tenho um pequeno capital para desenvolver esse trabalho entao , queria passar essa ideia para alguem que tenha uma pequena quantia para comecar e vender essa ideia como faco meu es patra era lavador de copos e ficou rico em ouco tempo com esse trabalho mas nao consegui por que passei o tempo todo trabalhando para ele inrrequecer agora sei todo o procedimento mas nao conssigo desenvolver o trabalho seria fazer book infantil de porta a porta pequeno custo grande retorno em dinheiro sendo que seria a maioria das vendas com a maquina da cielo com antecipacao de venda

  4. ademir says

    ja faz 1 ano que vendo molho de pimenta e molho de alho tipo atesanal queria umas ticas para espandir meus negocios fora de minha cidade acho que minha cidade 90% dos comercios ja aprovaran, obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>