Como começar uma distribuidora

Olá Matheus, seu site é muito instrutivo e esclarecedor. Ajuda realmente as pessoas que estão meio sem rumo, como eu. Preciso da sua ajuda. Estou passando por uma crise no meu trabaho em uma loja de informática, onde sou vendedor. Estou prestes a sair, mas não tenho dinheiro para abrir um negócio. Estava lendo o seu blog e tive uma idéia. Esses dias estive num atacado e lá vi preços muito bons em alguns itens, como por exemplo refrigerantes e chocolates. Então pensei em comprar esses produtos e revendê-los em lojas de conveniência e bares com o preço menor que os dos seus fornecedores. Pensei em colocar uma margem de 50%. Você acha que eu conseguiria? Aguardo sua opinião. Um abraço!!! Edmar.

Olá Edmar,

Obrigado pelo email. Que bom que está gostando dos artigos! Seja bem vindo e fique à vontade.

Sobre sua questão, eu sugeriria planejar um pouco melhor, e refletir bastante se é isso que você realmente quer. Empreender por necessidade é muito arriscado. Pode até dar certo, mas a maioria das vezes não é algo que o empreendedor realmente gostaria de estar fazendo. Você deve enxergar uma oportunidade e ficar ansioso, louco para explorá-la! Essa é a sensação de empreendedores que montam negócios por oportunidade, não por necessidade.

Se você gostou da ideia de fornecer produtos para o comércio e montar uma distribuidora (ideia de negócio que eu, particularmente, gosto muito), procure contatar diretamente os fabricantes. Os preços são ainda menores que de qualquer atacado. Sinta a experiência na pele:

  1. Escolha um produto.
  2. Descubra onde fica a fábrica mais próxima.
  3. Visite a fábrica.
  4. Negocie com o responsável pelas revendas.
  5. Compre algumas caixas.
  6. Venda para seus possíveis clientes.

Contei uma história (real) muito parecida em outro artigo: Como negociar melhor. Você verá que muitos comerciantes já contam com seus próprios fornecedores e muitas fábricas distribuem diretamente para pequenos comerciantes. Por outro lado, em muitos dos lugares que você fechar a venda, seus novos clientes lhe peridão para passar lá mais vezes. E assim você começa sua própria distribuidora.

Em pouco tempo, você terá uma boa carteira de clientes. Eles mesmos lhe pedirão por novos produtos. Quando isso acontecer, corra atrás dos melhores fabricantes e feche negócio com eles. Basicamente, toda essa rede de negócios funciona com três personagens, mais ou menos assim:

  • Fabricante. É ele quem fabrica o produto. Deve se preparar para fabricar regular e frequentemente. Deve antecipar as sazonalidades do seu setor, automatizar processos de fabricação, atentar para qualidade, etc.
  • Comerciante. É ele quem vende os produtos para o cliente final, para os consumidores. Deve se preocupar com coisas como localização do negócio, atendimento, variedade de produtos, etc.
  • Distribuidor. Teoricamente o fabricante não tem condições de vender para todos os pontos de venda de seus produtos. É muito mais vantajoso vender e transportar em quantidades maiores. É aí que entra em jogo o distribuidor. É ele quem faz o meio de campo, levando os produtos da fábrica para o comerciante. O distribuidor deve se preocupar em organizar toda a sua carteira de clientes (os comerciantes) e de fornecedores (os fabricantes). Precisa ter um espaço para armazenar um estoque razoável e contar com vendedores (que visitam os comerciantes para coletar os pedidos). Também precisa conta com um meio para fazer as entregas dos pedidos. A logística é o maior desafio, e vence o distribuidor que fizer o melhor trabalho em menos tempo.

Tente fazer essa experiência com um produto. Se depois disso você decidir que realmente quer montar um negócio de distribuição de produtos para o comércio regional, vá em frente!

Sucesso na empreitada!
Abraço,
Matheus Zeuch

Crédito da imagem: victortsu

Comments

  1. maria helena says

    ola matheus, adorei o seu site e muito bom, eu tenho uma pequena confecçao de lingerie em minha casa ,eu pretendo aumentar mas esta dificil com a inadiplencia, tenho tomado muito calote, estou querendo abrir uma loja pra ver se melhora e eu venda no cartao o que devo fazer ,me ajuda. obrigada

  2. Francisco Jonas says

    Matheus, eu trabalho algum tempo com cosméticos, mas todo o meu material é pago, até mesmo o de apoio. Como faço pra almentar minhas vendas com esse custo extra? Eu faço distribuição de Sachê de Creme, vc acha que devo investir menos nesse material de apoio? Fico no aguardo.

  3. Francisco Jonas says

    Matheus, eu faço um controle de caixa no sistema, mas na maioria das vezes fecho o dia com o caixa negativo, pq minhas compras são feitas na maioria a vista, e por causa da demora em vender os produtos tenho algumas despesas que são lançadas no caixa, não sei como fazer pra não ficar negativo. o que devo fazer?

  4. Paulo Ferreira says

    Matheus sua visão de negocios pode me ajudar em muitas incertezas e medo propriamente dita em ser o proprio patrão, atualmente trabalho em uma multi-nacional, tenho formação em 02 faculdades (administração e logistica ) primeiramente pergunto a vc, que negocio eu poderia solidificar meus conhecimentos envolvendo administração e principalmente logistica?. Uma outra ideia que algum tempo venho lapidando seria o laser para as pessoas com a criação de uma pista de terra ou asfalto fechado para pratica do quadriciclos onde as pessoas pagariam por um determinado tempo para se divertir,lembrando que o equipamento seria da empresa, tenho noção do investimento a cidade seria do interior de sp, onde a mesma não tem opções de laser mas existe potêncial para o mesmo. Será que vc poderia analisar o fato e me ajudar a tomar a melhor decisão? como fazer?. Aguardo sua opinião.

  5. maria says

    Quero montar uma “Copiadora”, não tenho recurso próprio, pretendo conseguir um empréstimo como micro-empreendedora, também trabalhar com artigos que estejam associodos à linha, como encadernação, plastificação…como faço para conseguir as informações sobre destribuidores e montar a loja?

  6. Cláudia Andrade says

    Olá Matheus, Trabalho no financeiro de uma Agência de Eventos e estava pensando em usar o meu conhecimento na área (planilhas:bancos:contas;etc) para assessorar pequenas empresas ou pessoa física no gerenciamento das suas contas. Notei que algumas pessoas tem dificuldades em lidar com as contas do seu negócio ou até mesmo as pessoais. Pensei em divulgar na internet. O que acha?´Por onde começo?

  7. paulo marcio de almeida says

    bao noite matheus estou querendo montar uma distribidora de eletrica automotiva estou com dificuldade em fazer um projeto
    a maior dificuldade e com as fabricas por eu nao ter cnpj ainda
    precisava de preços pra fazer um estudo mais detalhado vc tem uma idea de como devo proceder, ha estou querendo motar no sul de minas obrigado!

  8. says

    Ola, Matheus.
    Bom dia.
    Gostei muito das suas explicacoes.
    Vendo aparelhos imporados para estetica pessoal de pequeno porte.Tenho uma loja virtual e sou pessoa juridica.
    Entrei em contatao com o fabricante para uma possivel distribuicao do produto no Brasil. Enato teria que me transformar em distribuidor. Minha duvida.
    O que seria necessario , para entao. Sobre a Anvisa e Inmetro , quem arca com as despesas de registros. EStou meio perdida, pois estou diante de um aboa oportunidade e nao sei como agir. Gostaria que vc me desse um conselho do qual eu pudesse comecar a me desenrrolar. Se devo procurar um advogado empresarial par elaborar uma planilha. Ou uma consultoria.
    Fico no aguardo de uma opiniao sua.
    Forte abrco e sucesso
    Silvai

  9. Tobias Quixabeira da Silva says

    quero receber seus conselho sobre negocio eu tenho ideia de montar uma destribuidora de produtos cosmetico o que você acha desse negocio hoje em dia.

  10. vitor costa says

    OLA, ADOREI ESTOU COM IDEIA DE MONTAR UMA DISTRIBUIDORA NO INTERIOR DO RIO. JÁ TRABALHEI COM VENDA E LOGISTICA EM UMA GRANDE EMPRESA MAS PROCURO FORNECEDOR TENHO CARRO PARA ENTREGA, GALPÃO E MUITA FORÇA DE VONTADE.

  11. Rogi Esteves says

    Primeiramente, parabens pelo site.
    Estou em contato com um fornecedor que possui um produto inovador, gostaria de me tornar o distribuido exclusivo desse produto em minha região, como devo agir?
    Obrigado pela atenção

    • says

      Rogi, se você já está em contato com o fornecedor, já tem meio caminho andado. Continue com as negociações com eles. Se você acredito no produto, mostre para eles quais são seus planos para comercializar o produto na sua região e por que seria um bom negócio para eles fechar com você. Abraço e sucesso!

    • says

      Davy, não existe “o melhor produto” para começar uma distribuidora. Se você entender o conceito de uma distribuidora, vai descobrir que tipos de produtos são comercializados dessa maneira. Trabalhe com um produto que você goste de lidar. Abraço.

    • says

      Felipe, não existe uma margem fixa que você deve trabalhar. Você deve calcular a sua margem baseado nas suas despesas (fixas e variáveis) e nas suas metas. Além disso, alguns produtos você pode trabalhar com margens maiores, outros não. Abraço.

  12. EDMAR FERREIRA says

    Olá Matheus
    tenho um galpão de 162mt² na parte inferior da minha casa, costaria de dicas de negocio, pois não tenho nada em mente.
    Voçe poderia ajudar com algumas ideias.

  13. Dedivania says

    Boa tarde Matheus

    sou funcionaria de uma empresa de cosmeticos a 9 anos e em breve essa empresa vai querer trabalhar com um distribuidor,adoro essa empresa,a marca tem mercado e nome feito mas ainda pode se expandir muito,eu quero ser esse distribuidor, de quanto eu vou precisar para iniciar e como é feita essa negociação,exemplo hoje um produto é passado para o lojista no valor de R$ 3,52, quanto ele tinha que passar para o distribuidor, e para eu começar o que vou precisar de imediato.

  14. says

    eu rildo marroques tenho uma fabrica de beiju, aqui no es e estou procurando alquem para destribuir ai nas capitais produto novo no mercado a durabilidade de 90 dias depois de fabricado bom e barato para quem que destribuir boa qualidade nos sabores de coco branco , coco queimado, amendoim, os coloridos no sabor de goiaba os interesados entre em contato meu end. tapiocamarroques@hotmail.com muito obriqado.

  15. Fabíola Azevedo says

    Trabalho com vendas e distribuição de biscoitos artesanais feitos no Nordeste. São produtos únicos, com qualidade superior e excelente aceitação no mercado. Caso haja interesse em compras, favor me contactar pelo email: lyllajp@hotmail.com
    Obrigada.

  16. Aurio Dourado says

    Ola, hoje acordei com essa idéia na cabeça, Criar uma distribuidora de renome, Distribuindo portas compensadas em toda a regiao!! Para materiais de construção e construtoras !!! O ganho em alguns item pode chegar em ate 300%, que em grandes quantidades trariam um retorno satisfatório!! Fecho contratos com as frabricas, contrato os revendedores, dando todo suporte!! O que me diz?? Aguardo uma opiniao ok

  17. Alexsandro says

    Boa tarde Matheus trabalhei como comprador e o meu irmão como vendedor externo. Hoje temos um pequeno restaurante e eu estou pensando em começar devagar junto com ele uma distribuidora também . Ele tem algumas ideias de produtos que poderíamos vender mas gostaria de saber sobre a parte jurídica de uma distribuidora já que só conheço bem a parte de restaurante . Desde já agradeço e fico no aguardo de uma possível ajuda.

  18. Ana Kety says

    Olá Matheus, meu nome é Ana Kety e estou quase me formando em Adm de Empresas, resolvi penar em um negócio próprio desde já. Pensei em algo de tipo de Distribuição de produtos sem que seja necessário comprar para revender, e sim armazenar alguns produtos e ser responsável por fazer uma distribuição desses produtos por mercantis, bares, lanchonetes região, dependendo do produto que irei distribuir ou se for o caso posso distribuir odos eles. É como se fosse um tipo de “ajuda remunerada”, eu distribuo a mercadoria para que a empresa não tenha “trabalho” para fazer essa distribuição em toda região, mercantis, entre outros. A minha cidade é constituída de muitos distritos e requer atenção e tempo maiores para fazer a entrega das mercadorias, por isso pensei que fosse uma boa pois as empresas apenas traziam os seus produtos para mim, não tendo preocupação a mais e eu faria a distribuição dos mesmos. Será que daria certo?

  19. says

    Toda distribuidor, atacadista ou varejista independente de seu tamanho deve aderir a uma solução de gestão empresarial para que possa direcioná-lo a traçar estratégias e a organizar seus negócios da melhor forma possível.

    A Brascomm oferece um sistema voltado para os pequenos e médios empreendedores do segmento de distribuição o Gestão Distribuidores.

    Venham tomar um café conosco e saber como podemos ajudar sua empresa e com certeza aprender cada vez mais com vocês.

    Um forte abraço!

  20. Everton Iglesias says

    Olá Matheus, parabéns pelo site e pelas dicas muito esclarecedoras. Gostaria de saber qual o procedimento para importar produtos de outros países, desde o contato com o fabricante até os tramites para o produto entrar no país. Desde já agradeço a atenção e sigo no aguardo de uma resposta.

  21. Itamar Andreatta says

    Pessoal, tenho uma distribuidora de cosméticos e estou a procura de vendedores com margem de lucro de 30%.
    Forneço o Kit de vendas, para ser pago com seu próprio trabalho.
    Quem quiser ter noção dos produtos é só me adicionar no face é so solicitar o pedido de amizade para itamar andreatta.
    Abraço a todos.
    Itamar

  22. Aliceia Martins de Almeida says

    Meu nome e aliceia e Gostaria de abrir uma destribuidora de agua mineral e gas. Em rodonia como devo fazer pra emcontra fabricantes pra mim compra produtos mais barato puri quanto obrigada

  23. Evandro says

    Olá Matheus, parabéns blog e por tuque que tem postado, confesso que tem me ajudado muito,,, bom Estou pensando em me tornar um distribuidor de marteirais eletrônicos e miudezas para depósitos de matérias de construção… e como você sugeriu acima, iniciar com um produto para ver se isso é o que o empreendedor realmente quer,
    Bom Qual produto hoje você indicaria para iniciar? Qual produto hoje seria de mais procura pelas Lojas de Matérias de construção?
    desde de já agradeço.

  24. Evandro Gonçalves says

    Primeiro quero dar parabéns pelo blog, em segundo gostaria de saber uma opinião sua, quero muito abrir uma distribuidora de matérias elétricos e miudezas para depósitos de material de construção.
    Bom no site você sugere que escolha-se um produto, pois bem ,
    – Quais os produtos que você indicar apara oferecer nos depósitos de material de construção de Bairros.?
    – Qual seria o investimento inicial para se tornar um Distribuidor desse ramo.?
    – Será que de inicio preciso abrir CNPJ? ou Posso iniciar Sem?

  25. daniele gomes says

    olá Mateus! eu tenho muita vontade de montar uma clinica de medicina do trabalho, já tenho experiência na area mais fico um pouco insegura em abrir, mais pelo ponto que é muito caro! gostaria que vc me desse uma ideia para abrir mais minha visão e ir em frente sem medo. aguardo resposta.

  26. whelington says

    olá. estou pretendendo em começar a vender cosméticos para salões de beleza, abrir clientela. com produtos bons em um preço acessível, depois que ter uma boa clientela feita pretendo abrir uma distribuidora.e contratar representantes para continuar a distribuição. desde produtos linha profissional e cliente. mas estou um pouco inseguro. gostei do seus comentários vejo que pode me ajudar. obrigado.

  27. edison moreira says

    Boa noite Matheus conheci seu blog e gostei muito da maneira generosa como você distribui seus conhecimentos. Gostaria de sua ajuda para uma ideia que venho namorando ha algum tempo.
    Atualmente trabalho como representante comercial, trabalho que faço ha muito tempo e gosto de fazer mas ando cansado das longas viagens e ha tempos venho pensando em iniciar uma distribuidora de pães industriais. Já fiz uma pesquisa de campo e os comerciantes me disseram que e a maioria trabalha somente com produtos de primeira linha por falta de um produto mais acessíveis e gostariam de um produto mais em conta para ganhar outra categoria de clientes que deseja um produto mais dentro de seu orçamento.
    È um negocio que alia duas coisas: meu gosto pelas vendas e comercio e a conveniência de viajar numa região mais micro. Mas não tenho experiencia em distribuição Você pode me ajudar com os passos iniciais?

  28. Emerson Silva says

    Matheus, boa noite!
    Estou precisando de sua ajuda, quero abrir uma distribuidora de alimentos, mais não tenho dinheiro suficiente para fazer sua padronização, queria saber se eu posso iniciar na minha própria casa, queria saber também se posso trabalhar com pronta entrega, será que isso poderia da certo? pois necessito de fazer uma capital primeiro para assim ter dinheiro suficiente para estruturar a empresa que quero montar!

    Obs.: Aguardo sua informação!

  29. JUCILENE NOGUEIRA says

    OLÁ MATHEUS, BOA NOITE, PERCEBI QUE VC TEM MUITA EXPERIENCIA NO RAMO EMPREENDEDOR. MORO EM SANTARÉM DO PARÁ E ESTOU COM UM PEQUENO CAPITAL PARA MONTAR UM NEGOCIO PROPRIO. SOU EX GERENTE DE UM GRUPO E FAZ 3 MESES QUE PEDI DEMISSÃO PARA ATUAR COMO CONSULTORA DE EMPRESAS (AREA ATRUANTE A MAIS DE 4 ANOS), SOU ECONOMISTA E POS GRADUADA EM FINANÇAS E TENHO TODO DOMINIO ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO, DEPARTAMENTO PESSOAL E FISCAL. SO QUERIA UMA DICA. QUAL PRODUTO EU ESCOLHERIA PARA INICIAR MEU NEGOCIO, COM BASE NA MINHA CIDADE ONDE ESTOU SITUADA.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>