Como conquistar o primeiro cliente

Abri uma emprea de portaria, limpeza, recepção e serviços gerais em fevereiro deste ano. Estruturei toda esta empresa, mas até agora ainda momento não tive nenhum cliente interessado. Fiz diversas divulgações via internet e não tive nenhum resposta positiva. O que será que está errado? O que devo fazer para melhorar este cenário? Help. Abs, Paulo.

Olá Paulo,

Se você não conseguiu o seu primeiro cliente em 6 meses é porque tem algo muito errado mesmo. Particularmente um negócio de serviços, como o seu, eu sou fã. Acho que toda empresa deveria terceirizar esses serviços para empresas como a sua. E você também enxergou essa oportunidade.

Acontece que apenas enxergar uma oportunidade não é o suficiente. É preciso pesquisar algumas coisas e, no seu caso, estudar muito bem os seus concorrentes também. Dê uma de investigador e descubra:

  • Quem são os maiores concorrentes da sua empresa na região?
  • Onde os seus concorrentes anunciam os seus negócios?
  • Quem são os clientes dos seus concorrentes?
  • Quais os serviços que eles oferecem?
  • Quanto custam esses serviços?

Depois de conhecer seus concorrentes, estude seus clientes (ou as empresas que você gostaria de atender e ter como cliente).

  • Que tipo de empresas você pretende atender? (Tamanho, localização, ramo de atuação, etc)
  • Quem executa os serviços que você gostaria de oferecer para eles? É algum concorrente ou são funcionários da própria empresa?

E mais do que identificar os seus clientes, você precisa conhecer eles. Você já bateu na porta deles para vender o seu produto? Os que não contrataram a sua empresa, não o fizeram por quê? Pergunte para eles. Converse com eles. É por causa do preço? Da qualidade do seu serviço que eles não vêem?

Procure entender as necessidades dos seus clientes quanto à esse tipo de serviços e, se for o caso, explique o que eles ganhariam com isso. Certamente você deve conhecer todas as vantagens que uma empresa tem ao contratar o seu serviço. Então venda isso.

Outra questão é onde você está anunciando o seu negócio. Sim, você deve bater porta por porta em toda a região que pretende atender. Mas ao mesmo tempo também pode divulgar o seu negócio em um bom meio de comunicação. O seu site está bem apresentável e com todas as informações importantes destacadas? Especialmente as formas de entrar em contato com sua empresa?

Com um bom site você pode utilizar as ferramentas de publicidade do Google ou Facebook e configurá-las para serem exibidas apenas na sua região. Depois disso, também pode procurar anunciar nos jornais impressos locais e talvez até em rádios. Utilizando bem apenas esses quatro canais (Google, Facebook, Jornais e Rádios) você já tem um alcance muito bom para sua empresa.

Se toda a sua empresa já está estruturada, como você falou, então basta mostrar para o mercado que a sua empresa existe e focar em estratégias de crescimento saudáveis.

Espero que você conquiste seus primeiros clientes muito em breve. Sucesso na sua empreitada.

Créditos da imagem: renatotarga

Comments

  1. says

    Olá! Tenho uma empreza de cursos profissionalizantes, começamos agora. Eu já trabalho com educação médica continuada, mas queria ir em busca de “novas raposas” então abri a REALIZE- Educação Empreendedora. Lançamos o primeiro curso de Comunicação com base na Programação Neurolinguística, criamos um e-mail marketing, informações detalhadas no site. O valor cobrado era o valor cobrado no mercado. Estamos em Campo Grande Mato Grosso do Sul.
    As pessoas achavam o programa ótimo, mas reclamavam do preço, então revimos as planilhas e baixamos o valor para a metade praticamente. E mesmo assim ainda não conseguimos fazer sequer uma matrícula. O que fazer pra mudar esse quadro?
    grata,
    claudia

  2. says

    Oi sou proprietário de um home office trabalho com manutenção de computadores, notebook, criação e hospedagem de web sites, meu principal objetivo é conquistar clientes coorporativos “empresas” mais não sei como conquistar esses clientes no momento só consigo clientes residenciais .

  3. Lima says

    Tenho um Guia de negocios e gostaria de saber como trazer visitas, vagas de empregos, vender anuncios e ainda achar colaboradores para escrever artigos para mim.

  4. João Paulo says

    Boa tarde, tenho uma loja de suplementos alimentares localizada numa avenida bem movimentada. Todos os dias ficam muitos adolescentes, de escolas próximas, na frente da loja. Alguém tem uma idéia de algum produto que eu poderia vender para essas crianças e adolescentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>