Douglas é um empreendedor que está montando uma loja virtual especializada em video games. Ele também é leitor do blog e me escreveu contando um case dele, sobre o design gráfico da sua loja. A galera que curte games é exigente no quesito design de qualidade. O projeto gráfico “tinha que ser realmente muito bom“.
Ele tinha duas opções:
- pagar milhares de doletas para alguma empresa de design lhe apresentar, depois de um longo período de espera, alguns esboços.
- ou buscar uma alternativa inteligente e criativa.
Doug arregaçou as mangas e optou pelo segundo caminho. Depois de algumas buscas no Google encontrou um site chamado Guerra Creativa, onde você pode lançar uma competição de design e propor uma premiação em dinheiro para o vencedor que você escolher. Assim você tem a oportunidade de optar pelo melhor trabalho entre dezenas de projetos feitos por profissionais diferentes. É um novo modelo de negócios matador!
Palavras do Doug: “Verifiquei os concursos em vigência e fiquei muito impressionado com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos web designers. Me senti seguro em lançar um concurso e publiquei um resumo com as instruções para o projeto de uma aplicação e-commerce. Estipulei o valor do prêmio em 895 dólares. Esta quantidade era maior que os outros concursos, mas sabia que se colocasse um valor maior iria atrair os melhores web designers. Estipulei um prazo de 3 semanas. Em 3 dias já tinha 29 projetos de 13 web designers diferentes. Ainda faltam 3 dias para terminar o concurso e terei bastante trabalho para escolher o melhor dos 86 trabalhos inscritos até agora“.
“Dedico uma ou duas horas por semana, para enviar feedback para os designers. Numa empresa convencional de design gráfico isso aconteceria de acordo com as regras deles e não com as minhas. Teria também que agendar reuniões dependendo das agendas de outras pessoas. Da maneira que escolhi, verifico os projetos e envio feedbacks quando eu quero. Isso me faz sentir mais conectado o projeto, com os desenhos gráficos e com as pessoas que os criam. Estou ansioso para ver o resultado final e também confiante de que vai ser exatamente o que eu tinha imaginado“.
Para ver o concurso do Doug em andamento clique aqui.
Doug, boa sorte do trabalho de escolha do melhor design e muito sucesso no seu negócio! Depois passa aqui denovo para mostrar pra gente como ficou a loja. Abraço.
Soy Uruguaya,radicada en Brasil ya hace 5 años,y queria felisitarte por esta página en internet!
Realmente me abrio bastante la mente.
Te comento,vivo en una ciudad con 200.000 habitantes y queria armar mi negocio de muebles antiguos y rusticos en la internet.
Adoraria que me ayudaras o me dieras ideas como hacer!
Desde ya muchas gracias!!!
Hola Rosalda,
Estoy muy contento de saber que te haya gustado mi blog.
Creo que el negocio que desea abrir en la internet es un nicho muy bueno para trabajar, no hay muchos sitios especializados en muebles antiguos y rusticos.
Estudio el mercado en su ciudad, pero no limitarse a ella. Trate de encontrar una manera de vender a otras ciudades o incluso a la exportación a Brasil y Argentina, donde es probable encontrar mercado suficiente para explorar. También necesita un buen catálogo online, debido a que sus clientes quieren ver todos los detalles de cada uno de los muebles.
Éxito en su negocio!
Recuerdos,
Matheus Zeuch
Meus parabens, eu trabalhei um tempo como webmaster, hoje estou em um nicho diferente mas inda na rede, e por um acaso cai aqui de paraquedas, e o que acontece, seu blog acaba de ir para meus favoritos, exelente post!
-SEPHIRO-
Mu Hard’S – Projetando sua diversão!
Olá. Li o post pois procuro um wedesign para modificar a Outside Store .
Já experimentei a concorrência criativa e gostei muito , mas , até onde sei, não há no Brasil tal sistema para criação de design de lojas virtuais .
Algma sugestão ?
Obrigado e parab´nes pelo belo trabalho