Quando comecei a blogar, há muito tempo atrás (mês passado) falei que iria escrever apenas para melhorar minhas técnicas de escrita. Hoje vejo que estou ganhando muito mais do que isso. Esses dois meses foram o suficiente para eu aumentar minha rede de contatos, trocar idéias inteligentes com pessoas interessantes, organizar minha forma de pensar e de me expressar, descobrir sites novos com conteúdo de qualidade e até ajudou a fechar alguns negócios. E agora estou aqui para dar continuidade ao meme “Como eu blogo”, iniciado pelo Fábio Seixas.
Temas e assuntos
De jeito nenhum copio material para ter o que blogar. Também não informo notícias sem ter uma opinião formada sobre ela, para agregar valor. Tento fazer com que meu blog seja voltado ao máximo para a área de sistemas de informação, com ênfase maior em gestão do que tecnologia. Mas com o tempo percebi que seria interessante manifestar minha opinião sobre assuntos de outras áreas também.
Fontes de informação
Gostei da idéia de agregar informações diretamente ligadas à manchetes de revistas como Exame, PEGN, Super Interessante, Veja, etc… Normalmente os jornalistas não expôem suas opiniões, ou quando o fazem, é de maneira muito sutil. Procuro aproveitar este espaço para mostrar o que penso a respeito.
Também leio muitos blogs diariamente. Deixo o Google Reader aberto e vou marcando com estrelinha os posts que mais podem me interessar. No tempo livre de meio dia ou no final da tarde leio os posts marcados, que pelo menos já passaram por algum filtro. Está funcionando bem.
Títulos dos posts
O título do post normalmente é a última coisa que penso. No decorrer da escrita do artigo posso mudar um pouco o foco, e por isso o deixo para o fim. Procuro usar as melhores palavras-chave no título e depois de formado, faço uma pesquisa no Google para ver o que encontro. Normalmente isso me dá idéias para pequenas alterações no texto ou no título. E se algum texto foi importante para melhorar o meu texto eu referencio o artigo com um link e pingback.
Divulgação
Depois de publicado o artigo, continuo fazendo pesquisas para encontrar os melhor posts e fórum sobre o assunto, para comentar e indicar o meu artigo. Faço pings para sistemas de buscas de blog, como o Technorati, Bloglines e Blogblogs. E também cadastro alguns posts no Rec6.
E é assim que eu blogo. Como você blogua?
Deixe uma resposta