Ano novo, vida nova. Muitas promessas, idéias e oportunidades para mudar de vida, pelo menos financeiramente. Veja algumas boas dicas para alcançar a tão sonhada independência financeira em 2008.
Ano passado, também em janeiro, escrevi o post Como Ficar Rico em 2007 que ainda hoje é o artigo mais acessado aqui do site. E agora novamente escrevo sobre o tema, trazendo novas abordagens e observando sob novos ângulos este polêmico assunto.
Recapitulando
No primeiro artigo, dividi as maneiras de ficar rico em quatro, sendo elas: ensino, ação, sorte e crime. Montei uma tabelinha onde pontuei cada uma dessas áreas nos quesitos: dificuldade, risco e rentabilidade. E após argumentar sobre cada item, finalmente chegamos à conclusão de que para ficar rico e financeiramente independente é preciso muito trabalho. Ação foi a área de maior pontuação no final, com melhor custo-benefício que ensino, sorte e crime.
Novas abordagens
Falar que botar a mão na massa é a melhor maneira de ficar rico é muito pouco. Muito abrangente, sem foco e óbvio. Sendo assim, este artigo será mais objetivo que o primeiro. Falarei sobre estratégias reais para ganhar dinheiro e ser mais financeiramente inteligente.
A regra da Babilônia: 70-20-10
No livro “O Homem Mais Rico da Babilônia” aprendi uma regra muito simples e prática, que livrou muitos dos personagens da história de situações financeiras incrivelmente ruins, priores do que você imagina. A regra 70-20-10 é basicamente uma estratégia que ensina você a viver com 70%, pagar suas dívidas com 20% e poupar 10% da toda sua renda.
Claro que não é fácil, mas quem disse que ficar rico é fácil? Você vai precisar de disciplina, mas em pouco tempo de determinação verá que isso é possível e é mais poderoso do que você imaginava. Leia o livro para saber mais. Se já leu, leia novamente, é um livro pequeno.
Trabalhar, poupar e investir
O trabalho é o ponto mais importante para ficar rico. Se eduque financeiramente e vá trabalhar, mas focando em resultados e não simplesmente trabalhar até terminar o expediente. Deixe isso para quem tem espírito pobre, você vai trabalhar por resultados e para crescer.
Com o dinheiro do trabalho, ponha em prática a regra 70-20-10 e poupe os seus 10%. Se suas dívidas são menores que os 20%, ótimo! Mas não poupe eles, viva bem, compre livros, faça uma viagem, vá a um bom restaurante. Pois se você poupar 30% não criará o hábito de sempre poupar 10%, e vai acabar gastando-os na primeira chance.
Finalmente, quando você já tiver algum dinheiro guardado, invista. Vá pelo seu perfi. Quem é mais arrojado gosta de investir em ações, mas não é só no mercado acionário que você pode obter bons rendimentos. Existem também fundos de investimentos, imóveis
, pequenos negócios, franquias
. Enfim, investimento é um assunto muito amplo e não quero discutí-lo aqui. Outros autores escrevem sobre isso
e na blogosfera o Conrado Navarro é o mais conhecido.
Poupar antes de investir é importante pois você precisa de uma reserva segura, ou pode ter que sair do investimento em um mal momento por alguma necessidade. Além disso, para você entrar nos melhores investimentos vai precisar de uma boa grana. Chutando? Uns R$ 20.000,00 para abrir um pequeno negócio, ou uns R$ 5.000,00 para investir em ações
.
Dinheiro fácil
A boa notícia é que dinheiro fácil existe sim. E é tão fácil de conseguir quanto ganhar da loteria
. Quer mais fácil que isso? Você para numa lotérica no caminho para casa, faz uma aposta e ganha. Não teve que mexer uma palha sequer para ficar milionário
, e só investiu alguns trocados.
A má notícia é que você vai perdê-lo pouco depois de ganhar. Não adianta, se não tiver educação financeira vai ser difícil aprender a viver com dinheiro. Leia bons livros e trabalhe. O verdadeiro dinheiro fácil vem para aqueles que têm educação financeira e espírito empreendedor.
Conclusão
O assunto não termina aqui, mas o artigo sim. Fique à vontade para seguir o seu próprio caminho, aliás, faça isso. A melhor maneira de aprender algo prático é tentando na prática, e não lendo à respeito (ou você aprende à tocar violão lendo livros?). Comece pequeno e seus erros terão menos impacto. Corrija sua estratégia e tente novamente.
Ps: Este artigo representa simplesmente a minha opinião amadora sobre o assunto. Não me responsabilizo por você não alcançar suas metas. Mas se por acaso alcançá-las, conte comigo.
[BL]planos para ficar rico, carteiras maiores, cofrinhos maiores[/BL]
Olá Matheus, bom dia. Parabéns pelo excelente artigo. A frase “O verdadeiro dinheiro fácil vem para aqueles que têm educação financeira e espírito empreendedor” é perfeita e resume bem o espírito de seu artigo e trabalho. Parabéns e obrigado por também prezar pela educação financeira de nossos cidadãos. É um prazer dividir esta tarefa com alguém tão competente. Quero agradecer também pela menção e indicação. É muito gratificante receber o reconhecimento de pessoas que admiramos. Obrigado mesmo! Forte abraço e que 2008 seja repleto de muita paz, trabalho, saúde e dinheiro. Tudo de bom parceiro.
Navarro, muito obrigado pelas suas palavras e elogios. Sua opinião é muito importante para mim. Educação financeira é um assunto importante para todos nós e você está fazendo um trabalho excelente neste sentido. Abração e um excelente 2008.
Matheus, gostei muito do que vi por aqui e com calma vou ler tudo.
Bom ano pra vc!
Muito bom o texto, gostei mesmo e dei bastante risada lendo ele!
rsrsrs
diria que esse artigo é muito imbecil, mas não posso dizer isso porque tem gente mais analfabeta que não sabia disso que foi dito acima ainda…