Matheus Zeuch

Empreendedorismo e Administração de pequenas empresas

  • Início
  • Melhores Artigos
  • Sobre o Autor
  • Contato

Como ficar rico em 2008

7 de janeiro de 2008

Ano novo, vida nova. Muitas promessas, idéias e oportunidades para mudar de vida, pelo menos financeiramente. Veja algumas boas dicas para alcançar a tão sonhada independência financeira em 2008.

Ano passado, também em janeiro, escrevi o post Como Ficar Rico em 2007 que ainda hoje é o artigo mais acessado aqui do site. E agora novamente escrevo sobre o tema, trazendo novas abordagens e observando sob novos ângulos este polêmico assunto.

Recapitulando

No primeiro artigo, dividi as maneiras de ficar rico[bb] em quatro, sendo elas: ensino, ação, sorte e crime. Montei uma tabelinha onde pontuei cada uma dessas áreas nos quesitos: dificuldade, risco e rentabilidade. E após argumentar sobre cada item, finalmente chegamos à conclusão de que para ficar rico e financeiramente independente é preciso muito trabalho. Ação foi a área de maior pontuação no final, com melhor custo-benefício que ensino, sorte e crime.

Novas abordagens

Falar que botar a mão na massa é a melhor maneira de ficar rico é muito pouco. Muito abrangente, sem foco e óbvio. Sendo assim, este artigo será mais objetivo que o primeiro. Falarei sobre estratégias reais para ganhar dinheiro e ser mais financeiramente inteligente.

A regra da Babilônia: 70-20-10

No livro “O Homem Mais Rico da Babilônia” aprendi uma regra muito simples e prática, que livrou muitos dos personagens da história de situações financeiras incrivelmente ruins, priores do que você imagina. A regra 70-20-10 é basicamente uma estratégia[bb] que ensina você a viver com 70%, pagar suas dívidas com 20% e poupar 10% da toda sua renda.

Claro que não é fácil, mas quem disse que ficar rico é fácil? Você vai precisar de disciplina, mas em pouco tempo de determinação verá que isso é possível e é mais poderoso do que você imaginava. Leia o livro para saber mais. Se já leu, leia novamente, é um livro pequeno.

Trabalhar, poupar e investir

O trabalho é o ponto mais importante para ficar rico[bb]. Se eduque financeiramente e vá trabalhar, mas focando em resultados e não simplesmente trabalhar até terminar o expediente. Deixe isso para quem tem espírito pobre, você vai trabalhar por resultados e para crescer.

Com o dinheiro do trabalho, ponha em prática a regra 70-20-10 e poupe os seus 10%. Se suas dívidas são menores que os 20%, ótimo! Mas não poupe eles, viva bem, compre livros, faça uma viagem, vá a um bom restaurante. Pois se você poupar 30% não criará o hábito de sempre poupar 10%, e vai acabar gastando-os na primeira chance.

Finalmente, quando você já tiver algum dinheiro guardado, invista. Vá pelo seu perfi. Quem é mais arrojado gosta de investir em ações, mas não é só no mercado acionário[bb] que você pode obter bons rendimentos. Existem também fundos de investimentos, imóveis[bb], pequenos negócios, franquias[bb]. Enfim, investimento é um assunto muito amplo e não quero discutí-lo aqui. Outros autores escrevem sobre isso[bb] e na blogosfera o Conrado Navarro é o mais conhecido.

Poupar antes de investir é importante pois você precisa de uma reserva segura, ou pode ter que sair do investimento em um mal momento por alguma necessidade. Além disso, para você entrar nos melhores investimentos[bb] vai precisar de uma boa grana. Chutando? Uns R$ 20.000,00 para abrir um pequeno negócio, ou uns R$ 5.000,00 para investir em ações[bb].

Dinheiro fácil

A boa notícia é que dinheiro fácil existe sim[bb]. E é tão fácil de conseguir quanto ganhar da loteria[bb]. Quer mais fácil que isso? Você para numa lotérica no caminho para casa, faz uma aposta e ganha. Não teve que mexer uma palha sequer para ficar milionário[bb], e só investiu alguns trocados.

A má notícia é que você vai perdê-lo pouco depois de ganhar. Não adianta, se não tiver educação financeira[bb] vai ser difícil aprender a viver com dinheiro. Leia bons livros e trabalhe. O verdadeiro dinheiro fácil vem para aqueles que têm educação financeira e espírito empreendedor.

Conclusão

O assunto não termina aqui, mas o artigo sim. Fique à vontade para seguir o seu próprio caminho, aliás, faça isso. A melhor maneira de aprender algo prático é tentando na prática, e não lendo à respeito (ou você aprende à tocar violão[bb] lendo livros?). Comece pequeno e seus erros terão menos impacto. Corrija sua estratégia e tente novamente.

Ps: Este artigo representa simplesmente a minha opinião amadora sobre o assunto. Não me responsabilizo por você não alcançar suas metas. Mas se por acaso alcançá-las, conte comigo.

[BL]planos para ficar rico, carteiras maiores, cofrinhos maiores[/BL]

Compartilhe:

  • E-mail
  • Imprimir
  • Tweet
  • Pocket

Relacionado

Filed Under: Sem categoria

Comments

  1. Conrado Navarro says

    10 de janeiro de 2008 at 9:52 am

    Olá Matheus, bom dia. Parabéns pelo excelente artigo. A frase “O verdadeiro dinheiro fácil vem para aqueles que têm educação financeira e espírito empreendedor” é perfeita e resume bem o espírito de seu artigo e trabalho. Parabéns e obrigado por também prezar pela educação financeira de nossos cidadãos. É um prazer dividir esta tarefa com alguém tão competente. Quero agradecer também pela menção e indicação. É muito gratificante receber o reconhecimento de pessoas que admiramos. Obrigado mesmo! Forte abraço e que 2008 seja repleto de muita paz, trabalho, saúde e dinheiro. Tudo de bom parceiro.

    Responder
  2. Matheus Zeuch says

    10 de janeiro de 2008 at 10:35 am

    Navarro, muito obrigado pelas suas palavras e elogios. Sua opinião é muito importante para mim. Educação financeira é um assunto importante para todos nós e você está fazendo um trabalho excelente neste sentido. Abração e um excelente 2008.

    Responder
  3. Fabiana says

    22 de janeiro de 2008 at 1:04 pm

    Matheus, gostei muito do que vi por aqui e com calma vou ler tudo.
    Bom ano pra vc!

    Responder
  4. Débora says

    24 de janeiro de 2008 at 11:54 am

    Muito bom o texto, gostei mesmo e dei bastante risada lendo ele!
    rsrsrs

    Responder
  5. guilherme says

    17 de julho de 2010 at 2:02 am

    diria que esse artigo é muito imbecil, mas não posso dizer isso porque tem gente mais analfabeta que não sabia disso que foi dito acima ainda…

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você quer?

  • Abrir uma empresa
  • Ideias de negócio
  • Melhorar minha empresa
  • Sem categoria

Copyright © 2021 Matheus Zeuch

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.