Como ficar rico em 2007

Como ficar rico em 2007“. Nos últimos dias, grande parte das visitas a este site foram feitas utilizando essas palavras em buscadores como o Google. Nas estatísticas do Analytics só apareciam variações desse tipo: “como ficar rico“, “onde investir em 2007“, “dinheiro fácil na internet“, etc. Pois bem, se é o que estão procurando, então direi o que penso sobre isso.

Existem inúmeras maneiras de ficar rico[bb]. Elas podem ser divididas em 4 áreas bem abrangentes: ensino, ação, sorte e crime. Cada uma delas tem um nível de dificuldade, risco e rendimento diferentes. Só que não é só isso, estou expondo dessa maneira para deixar tudo simples e fácil de entender. Pois o caminho que cada milionário escolheu certamente envolveu mais de uma dessas áreas. É você quem escolhe a dosagem de cada item para chegar lá.

Antes de continuar quero deixar claro que eu não sou rico (muito menos milionário). Exatamente por isso que não escrevi um passo-a-passo, e sim um inocente e amador pensamento sobre o assunto. Mas prometo que quando chegar a minha vez de dirigir minha Ferrari eu conto como foi :-)

Vamos começar? Ok. Você já jogou RPG[bb]? Imagine um jogo simplificado à 3 atributos, que variam de valor entre 1 e 5 (1 é pouquíssimo, 3 é médio e 5 é muito). A cada um dos atributos (dificuldades, risco e retorno) dei um valor. Em seguida calculei uma variável que chamei de subtotal, usando a fórmula “retorno – risco”. Para finalizar, multipliquei o subtotal pela dificuldade. O resultado final foi um valor que representa o grau de indicação sobre que área você deve seguir. Essa matemática simples e tosca representa a minha opinião. Não me responsabilizo pelo uso indevido dessa brincadeira.

Vou pular a parte do texto que diz que você precisa de muita força de vontade e determinação. Acho que isso está bem claro em TODAS as histórias de pessoas que atingiram a independência financeira.

Abaixo segue a tabela de níveis de dificuldade, rendimento e risco entre as áreas mais comuns para você ficar rico. Claro que existem centenas de maneiras para ficar rico, mas acho que podemos classificá-las dessa maneira. As demais normalmente são uma mistura de atuações em algumas dessas áreas.

Dificuldade Rendimento Risco Subtotal TOTAL
Ensino 3 2 1 5 – 1 4
Ação 5 3 2 8 – 2 6
Sorte 1 5 4 6 – 4 2
Crime 3 4 5 7 – 5 2

Total = (Dificuldade + Rendimento) – Risco

Somei dificuldade com redimento pelo simples motivo de que quanto maior for a dificuldade, maiores serão as chances para pessoas persistentes. A maioria das pessoas desiste com o aumento das dificuldades, então isso se torna um trunfo para verdadeiros guerreiros.

Ensino

Ensinar é gratificante. Meu pai é professor e minha vó também já foi. Sempre diziam que ganhavam pouco, mas que era uma profissão gostosa. Tanto que sabem até hoje o nome da maioria de sus antigos alunos (eu não consigo nem lembrar o nome de alguns poucos professores).

Nesta área você pode:

Pela tabela acima é a segunda área de menor dificuldade. Você só precisa aprender e repassar o conhecimento. Conhecimento, este, que é um produto de estoque apenas crescente. Você tem inúmeras maneiras de adquirir conhecimento, seja por livros[bb], na internet, jornais, revistas, pesquisas… Só o que precisa fazer é organizar o que aprendeu de uma manieria nova e vender[bb]. Você cobra pelo conhecimento e ainda continua com ele, não acaba, não tem escassez, só se multiplica.

E também a área de menor risco. Dificilmente você perde conhecimento. Só quando esquece. Mas aí pode recorrer ao material adquirido nos estudos. O maior risco é o seu livro vender menos que o esperado, ou você ter uma menor audiência.

Ação

É verdade, botar a mão na massa é realmente difícil. Sair da sua zona de conforto para abrir um negócio, no início ter que trabalhar[bb] de 12 a 15 horas por dia e ainda por cima não ver logo a cor do dinheiro é complicado. Por outro lado, os rendimentos ao longo prazo são bons e os riscos são relativamente baixos.

Passado o turbulento começo, você começará a colher os seus primeiros frutos. E se você chegar até essa etapa pode ter certeza que seu ânimo se recuperará e terá novo fôlego para continuar conquistando, cada vez mais, seus espaço no mercado.

Nesta área você pode:

Olhe em volta. As melhores histórias de sucesso[bb] são de pessoas que batalharam por seus negócios. Que não se deixaram influenciar por pessoas que diziam que seu negócios não ia funcionar. Não é a toa que a melhor opção pela tabela seja tomar iniciativa e botar a mão na massa. Tenho certeza de que chegar lá em cima e ver toda a montanha que você escalou, com seu próprio suor, sange e lágrimas, é emocionante e vale a pena.

Sorte

Contar unicamente com a sorte livro[bb] é um dos maiores riscos. Só perde para os riscos que envolvem a vida de um criminoso. Mas mesmo assim os rendimentos podem ser os mais altos e a dificuldade é mínima. Basta ir a uma lotéria e fazer uma aposta. Simples assim. Com um real você pode lucrar milhões da noite para o dia. E não precisou nem abrir um livro sequer ou ficar horas trabalhando.

Mas a sorte um dia acaba. Querendo você ou não. E ela é tão cruel, que quanto mais ela permanece mas você corre o risco de se viciar nela. E aí é problema na certa. E dos piores, pois você já faturou tanto com ela que não acredita que ela tenha acabado. E tenta denovo. E mais uma vez. E mais uma ainda. Quando vê, está sem dinheiro, sem carro, casa e talvez até sem família.

Certa vez ouvi alguém dizer que sorte é o encontro entre oportunidade[bb] e preparação. Ou seja, você precisa estar preparado para quando a oportunidade lhe bater a porta. A oportunidade chegar até você, no momento em que você está preparado e esperando por ela, é que é sorte de verdade. É sorte sim, pois você não pode controlar. Pode até facilitar as coisas para que as oportunidades venham mais depressa, e para isso irá precisar de Ação, mas mesmo assim não pode controlar totalmente. Isso é sorte.

Nesta área você pode:

  • Apostar na mega-sena
  • Apostar no seu time do coração
  • Jogar pôquer
  • Jogar no cassino
  • Comprar uma tele-sena

Crime

“O crime não compensa”. É um sábio ditado. Tem uma outra frase de um ídolo meu que diz: “La venganza nunca és buena, mata el alma y la envenena” (Seu Madruga). Pois vingança é crime também, contra a ética, contra sua alma.

Nesta área você pode:

  • Assaltar um carro-forte
  • Sonegar impostos para o governo
  • Falsificar documentos
  • Roubar uma idéia brilhante
  • Vender drogas

Também o crime é, sem dúvida, a área de maior risco. Não estou falando apenas de risco com a lei. Ganância, trapaças e traições são ferramentas de trabalho do dia a dia de criminosos.

Eu acho que vale a pena ser honesto, praticar o bem, essas coisas. Você pode dormir mais tranquilo, sair na rua sem se preocupar tanto e tal. Pense que o bem sempre ganha. Pode ser que viva um pouco em alerta quando está perto de um sujeito suspeito, mas não se compara à conviver com bandidos diariamente.

Conclusão

Se fosse fácil ficar rico qualquer um seria. E a não ser que você nasceu numa família rica, casou com uma mulher (ou marido) rica ou ganhou uma herança milionária, conquistar sua independência financeira[bb] exige muito trabalho. Invista seu tempo lendo livros de finanças, investimentos e negócios. Pense em alguma coisa e faça. Mas por favor, evite procurar na internet maneiras de ganhar “dinheiro fácil“. A maioria delas são furadas e podem te levar ao precipício.

[BL]livros, investimentos, finanças, negócios[/BL]

Comments

  1. Débora! says

    Olá Matheus!
    Muito bom o teu texto, apesar de ter tirado um pouco as minhas esperanças de ficar rica fácil.
    Bom mas eu aínda tenho uma, que é casar com um conjugue rico, eu apostei todas as minhas fichas nele e tenho certeza que ele será muito rico, pelo menos é o que ele diz! O que você me diz sobre isso? Ha se isso te ajudar ele pensa um pouco como você!
    E eu espero que com as tuas teorias você fiqe rico logo e realize os teus sonhos! Aguardo resposta e parabés pelo blog, ele está ótimo! Abraços Débora

  2. Matheus Zeuch says

    Oi Déia! Espero que o teu namorado conquiste essa independência financeira que tanto te promete :-) Mas tenho certeza de que, se ele pensa como eu, pelo menos tem mais chances de não cair em tantas roubadas de dinheiro fácil. Ele também deve ser um cara bem bacana pelo jeito ;-)
    Beijo :-*

  3. Márcio leoni says

    hheuheuheueh Bem coisa de Matheus… mas está legal cara, o blog e o fórum estão bem mais interessantes que o agoratv. Continua assim, futuramente a gente implementa aquela idéia que já conversamos e daí ficamos ricos hehehe.

  4. louder nunes says

    Neste Pais sem oportunidades, só resta ganhar dinheiro ilicitamente, estou pensando em abrir um negocio com drogas ou casa de prostituição, no Brasil nada é mais rentavel até agora, somente ser corrupto na politica que esta no 1° no ranking. Mas de fato Drogas sempre gerou dinheiro e sempre existiu, e olha que coincidencia protibulo tambem sempre existiram antes que Cristo nasceu. Entao vamos maos a obra!! Quer dizer na droga, e na mulheres.

  5. Pablo Cristian says

    cara! eu sou estudante universitário e vivo ainda na barra de papai, mas pretendo um dia ser rico, como? poupando! e me instruindo sobre como chegar lá. agradeço a iniciativa postulada neste blog! pode ter certeza que você contribuiu com uma linguagem bem fácil de se compreender! obrigado! e poste mais a respeito! te dou meu apoio !
    até mais!

  6. says

    E mais se você chegou a esta conclusão te pergunto; como ganhar dinheiro na esfera de milhões sem trabalhar? E que você me diz do cara com uma foice pronto para ceifar, será que ate lá! Quem sabe?

  7. Josemar Gomes says

    Confesso que me enriqueceu nesta área (como ficar rico). Já li muito sobre o tema (mais ou menos uns 20 livros), pois pretendo ficar rico também. Ajude-me a responder a uma pergunta que sempre me encucou. Porque os que são realmente ricos (tem milhões, e até bilhões de dólares como patrimônio) nunca escreveram um livro como ficar rico.Só pobre escreve como ficar rico. Paz e $$$$.

  8. says

    Josemar, muitos milionários escrevem livros sobre educação financeira e auto-biografias. Mesmo assim, creio que a maioria não escreve por estarem concentradas em suas atividades principais. Além disso, não é qualquer pessoa que gosta de escrever ou se interessa por isso.

    Quanto às pessoas que escrevem sobre como ficar fico, sendo que elas próprios não são, acredito que estejam apenas praticando o primeiro itens da tabela do início deste artigo: Ensinar. Pessoalmente eu cuido para não comprar esses livros pois, dependendo da pessoa, ela pode estar propagando práticas que não contribuem com sua busca pela liberdade financeira.

    Abraço

  9. says

    Oi Mateus.

    O assunto ficar rico depende muito do foco que tu utilizas. Gostei da idéia do teu post e coloquei um atalho pra ti lá no Riqueza e Abundância (www.riquezaeabundancia.blogspot.com). Eu sei que a maioria das pessoas pode achar crendice, mas eu tenho recebido e-mails confirmando a questão do desejo e da visualização do objetivo, de projetar-se para dentro do seu sonho…e isso DÁ CERTO, não tenha dúvidas.

    O problema é que tem gente que, em primeiro lugar, Não sonha, em segundo lugar, sonha mas acha impossível e desiste logo.

    Assista ao filme da vida do Niemayer e entenda porque é importante projetar…somos arquitetos de nossas próprias vidas.

    abraço

    enriqueça e seja melhor

    é meu desejo sincero

    Cássio

  10. says

    Olá Carlos, eu penso que qualquer negócio que utilize “conteúdo” como produto deve avaliar o uso de publicidade como forma de rendimento.

    É possível também cobrar pelo acesso ao conteúdo, como fazem revistas, tv por assinatura e alguns sites (note que ainda estes fazem uso da publicidade também). A melhor opção fica por conta do autor.

    No meu caso, como trabalho com conteúdo simples, optei por obter os rendimentos através de publicidade apenas, para que o conteúdo fique acessível para qualquer um.

    Abraços

  11. says

    Caro Mateus,

    gostaria de saber se tu és de Porto Alegre,

    estou à cata de blogueiros daqui. Talvez para um debate, uma discussão ou pra tomar uma cerveja..o que tu achas? Tenho contato com o Ed, do Ednewsbr e propus isso…daí ele me disse que você era daqui e estou te convidando, me manda mail pro gmail confirmando.

    abração

    Cássio

  12. Andre says

    hahaha, sempre ouvi isso nos últimos 15 anos da minha vida… Nunca tinha visto escrito,,, mas é a pura verdade
    Hoje me enviaram este link, mesmo não procurando, li e gostei muito…
    Continuo trabalhando para empresa, paralelamente tenho 2 negócios que montei bem devagar… mas nao penso mais em ser rico após olhar o site “the size of our word” — http://www.rense.com/general72/size.htm
    tenho pensado que temos é que viver. da maneira que for sem crimes e justamente… é por isso que continuo com meu trabalho, meu surf, minhas festas e meus amigos
    Dinheiro vem…
    Abraços
    Andre

  13. willian says

    Boa tarde… gostei do seu texto e uma coisa na vida que todos nos precisamos e praticamente vivemos e dependemos do dinheiro para 90%. mas foi boa a sua materia. Abraços.

  14. WASHINGTON says

    BOM ESTOU EM BUSCA DA MINHA INDEPENDENCIA FINANCEIRA NÃO É NADA FACIL NA VERDADE POIS TENHO QUE SUPERAR DIFICULDADES MAIORES POIS EU CONSIDEREI UM TEXTO MARAVILHOSO MUITO LEGAL . MAS AINDA TANHO DESEJO DE FICAR RICO RSRSRSRS BOM RAPA EU TENHO É QUE DEIXAR DE PREGUIÇA E ESTUDAR TUDO DE BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Jose Lucena says

    Caro amigo, fui professor e, hoje, aposentado. Durante toda a minha vida busquei ficar rico rápido. Loterias e tudo o que me oferecesse uma chance. Já agora, depois de aposentado, aprendí que se paga pelo que se quer e, tratando-se de riqueza você tem que pagar antecipado. E foi o que comecei a fazer. A pricípio pagando pouco, só o que sobrava da aposentadoria. Hoje, pago muito mais imposto de renda do que recebo de aposentadoria. O segredo e detalhes só quando meu livro sair.
    Um abraço.

  16. Leila Ferreira says

    Amei o seu ponto de vista e a maneira clara e objetiva que apresentou sua ideia.Claro que todos gostariamos de levar uma vida digna de rei,mas temos que ir a luta e atingir nossos objetivos,desde que,tenhamos uma meta.Sou professora ha 12 anos e agora estou nos EUA,tentando uma vida melhor.Aprendi que,nao precisamos de muita coisa pra ser feliz e que a vida e curta demais.Temos que aproveitar cada minuto,cada amizade,cada amanhacer e dar valor as pessoas que realmente nos amam,nao esquecendo que Deus esta sempre ao nosso lado.Bjus!!!

  17. says

    Obrigado pelas palavras Leila. Eu também sou adepto da vida simples e equilibrada, recheada de boas experiências, cultura, aventura e diversão. E para isso não é necessário tanto dinheiro ;-) Abração.

  18. Alexandre says

    Parabéns pelo texto é exatamente isso que ocorre com as pessoas, exitem as verdadeiras pessoas de sucesso que chegam as custas de muito esforço e as pessoas ilícitas que sobem na vida causando mau a vida alheia.. mais uma vez parabéns

  19. José Sousa says

    Caro Mateus,
    Em Portugal, costumamos dizer se quiseres enriquecer trabalha muito, porque ficar rico fácil é como tu dizes, para aqueles em que o dinheiro é femea só pode ser(corrupçao,droga,trapaça e enganar o próximo)
    Te dou meus parabens pelo teu artigo.
    Um abraço

  20. Carlos says

    Amigo parabém pela matéria, é algo que todos procuram, mas não é fácil realmente.
    Quando tinha 18 anos pensei que chegaria rico aos 40, estou com 42 e ainda não consegui tal façanha. Mas acho que seguir o caminho errado, fui pelo lado dos estudo e concluir a maioria dos ricos não concluíram nem o Ensino Fundamental. Então vou mudar a trajetória e tentar ser político que é a área do momento.
    Um forte abraço.

  21. Carlos says

    Amigo parabém pela matéria, é algo que todos procuram, mas não é fácil realmente.
    Quando tinha 18 anos pensei que chegaria rico aos 40, estou com 42 e ainda não consegui tal façanha. Mas acho que segui o caminho errado, fui pelo lado dos estudos e concluí que
    a maioria dos ricos não concluíram nem o Ensino Fundamental. Então vou mudar a trajetória e tentar ser político que é a área do momento.
    Um forte abraço.

  22. Arnaldo says

    Muito bom o texto (voce é bom em redaçao rapaz.. pode ganhar uma grana nisso… rsrsrsrs) .. !
    Bom : Eu sempre acreditei que dinheiro(a quantidade) era , e é uma consequencia do que voce faz , masssss a felicidade é uma consequencia de sua consciência .. !

    Um abraço e paz pra todos .. !

  23. Fabio SP says

    É …Caro amigo , valeu muito ter lido seu texto , parabens isso ajudara a muita cabecinha a refletir , e colocar os pés no chão e é disso que precizamos , “FAÇA O BEM NÃO IMPORTE A QUEM”

  24. Ronaldo Liberato says

    Muito interessante mesmo ! Más até para ganhar na loteria só a sorte não basta, a pessoa precisa estudar muito o rodizio que esses numeros dão, é preciso ser muito mais do que um matemático. faço estudos das loterias há mais de 20 anos e só ganhei 2 vezes um premio razoável , não fiquei rico más mudou um pouco a minha vida.

  25. Marcelo gaspar says

    Até que fim alguém realista , achei um monte de bobagem escrita nos outros sites, mas esse texto é muito bom e inteligente.
    Parabéns amigo.

  26. Mercury Costa says

    Bom, realmente atingir a riqueza é para poucos e de fato existe um segredo e uma regra a seguir, pois tem pessoas com vários diplomas pobres e outras com pouco ensino e ricas.Estude Henry Ford. Descobri um grupo q esta formando novos ricos, é estudo mesmo, o qual ensinam todo o segredo, vale apena conhecer enquanto está aberto. O site é http://www.grouptwealth.com

  27. Matheus Zeuch says

    Olá Henrique,

    Sei que poker envolve habilidade, observação, estratégia, etc. Eu jogo poker toda semana. Leia o artigo que escrevi sobre o jogo: http://matheuszeuch.com/jogador-de-poker-empreende-empreendedor-joga/

    Eu também jogo xadrez desde criança, e posso dizer que ambos são realmente jogos que envolvem habilidade do jogador. Mas temos que concordar que poker envolve sorte também, e bem mais que no xadrez.

    Em situações que o jogador não tem o controle da situação (como a próxima carta que irá virar) é preciso saber lidar com as probabilidades e utilizar outro tipo de estratégia, mas continua sendo sorte e como lidar com ela.

    Abraço,
    Matheus Zeuch

  28. Henrique says

    Entendo o que quer dizer, mas não se pode incluir o poker na categoria “Sorte” como apostar na mega-sena ou jogar no cassino. Poker devia estar na categoria “Ação”, pois a pessoa que resolve se dedicar integralmente a isso precisa estudar muito, ler livros, gerenciar sua banca, jogar bastante, aprender, jogar muitas vezes por 10 a 12 horas por dia para alcançar suas metas, sem falar na constante atualização necessária para ser ou continuar sendo ganhador. Quando você diz que poker “envolve sorte também, e bem mais que no xadrez”, creio que esteja se referindo sobre uma mão de poker e, então, concordamos. Mas, no poker, a análise e o entendimento são diferentes, pois necessitamos de uma amostragem muito maior (algo como 200 mil mãos) para sabermos se o jogador em questão é ganhador ou perdedor. No longo prazo, sorte simplesmente não existe.

  29. Jorge Sanches says

    Representando todas possibilidades em milímetros quadrados e passando para metros temos 50,06386 m²; seria como procurar um pingo de caneta de 1mm² em um apartamento ou casa de 50 metros quadrados, a quina se buscaria em um quadrado de 39 cm de lado e a quadra num quadrado de 5 cm de lado.
    Outro cálculo; sabendo que até concursos 1097 houve 322 ganhadores da sena, e que são realizadas no mínimo 11 milhões de apostas e imaginando que cada pessoa faça três apostas, teríamos 3 milhões e 667 mil jogadores. Levando em consideração esse ritmo de premiação e fazendo um regra de três, demoraria aproximadamente 120 mil anos, a quina 354 anos e a quadra 5 anos, para todos ganharem pelo menos uma única vez; deixado de lado os jogadores casuais que prolongariam ainda mais o prazo nessa projeção. Em relação ao gasto da sena nesse tempo todo, recuperaria só 5%, considerando aposta congelada e o prêmio pago em média.
    Resumindo é mais fácil passar em concurso público, entrar no ITA, abrir um pequeno negócio e com o tempo expandir-se como muitos empresários brasileiros com toda essa burocracia e carga tributária, do que fazer seus milhões no jogo, o mesmo vale para pagar as dívidas, conquistar a casa própria e o carro. Isso é para poucos não vamos depender disso, respeitando a expectativa de vida dos brasileiros, só 1mil e 600 jogadores ganhariam e os outros 3,6 milhões morreriam sem nunca ter ganhado o 1° prêmio dessa loteria. Boa sorte! Mais comparações então vai: 1 grama em 50 toneladas e 1mililitro/gota d’ água em 50mil e 63 litros. Mais sorte ainda!!!…

  30. sorobo says

    Matheus

    Três anos se passaram.

    Já ficaste rico.

    Num país onde aproveitadores e vagabundos supera a casa dos 40 %, com governos que subtraem 70% com retorno zero, pois se queremos educação, saúde, segurança e qualidade devida temos que comprar.

  31. says

    olá matheus, gostei muito de seus depoimentos, e ao mesmo tempo, de seus conselhos, pois meu sonho é ganhar na mega sena, e nem sou tão ambiciosa assim, pois não quero ganhar na mega sena sozinha, participo de um bolão,onde eu trabalho na qual, eu que fico com a responsabilidade de fazer os jogos, já fizemos a quadra, mas não deu quase nada,pois é um absurdo eles pagam uma micharia,e é tão dificil de acertar,vou seguir seus conselhos,pois penso em partir prá outra, e escrever um livro na qual, é um outro sonho que tenho. um grande abraço matheus,e muito sucesso na sua vida.

  32. says

    Satisfação Matheus. É a primeira vez que leio seu blog e achei muito correto e produtivo. Particularmente venho procurando já há um bom tempo a dona riqueza e tentando aprender com pessoas mais experiêntes. espero logo conseguir realizar o meu site, que já tem até domínio registrado mas não consigo finalizar por falta de conhecimento técnico em web. A questão financeira também não ajuda muito e olha que já gastei considerávelmente em conhecimento sobre webmarketing. Ainda bem que existem pessoas dispostas a compartilhar parte de seu conhecimento sem que tenhamos necessariamente de gastar o que não temos. Muitas felicidades e espero que ainda possamos contar uns aos outros a história de nossas grandes conquistas. Abraços

  33. Alan says

    Olá, belo artigo. Segui a risca e consegui ficar rico em 2007.
    Mas só uma coisa que não ensinou… como manter a riqueza.
    Gastei tudo e hoje, em 2011, estou pobre novamente. hehe

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>