Este artigo é um pouco diferente dos que você deve estar acostumado à encontrar aqui no blog. Hoje vou entrevistar um excelente profissional de educação física que atua na grande Porto Alegre (RS) e tem bastante para nos ensinar sobre inovação e uso da tecnologia para atrair clientes e melhorar seu negócio, o personal trainer João Batista Dalmoro.
1. João, fale um pouco sobre você e sua formação?
Olá Matheus. Bom, eu sou formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela UDESC-SC e em Fisiologia do Exercício pela UVA-RJ. Também sou membro do Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte – COBRASE e ministrante de curso de extensão universitária em Periodização do Treinamento e Dermatoglifia.
2. Como é o trabalho de um personal trainer?
O trabalho de personal trainer é realizado por um profissional da Educação Física visando ajudar o aluno a atingir seus objetivos de: melhora na qualidade de vida, performance atlética, ou questões estéticas (perda ou aumento de peso). Para isso, o personal trainer tem 100% de sua atenção para o planejamento, controle e execução dos exercícios físicos de seus alunos.
3. Como você começou nessa área e como conquistou seus primeiros clientes?
Trabalhei 15 anos em piscina, ministrando aulas de natação e hidroginástica e gerenciando a parte aquática das academias em Criciúma (SC) e em São Leopoldo (RS). Foi ai que percebi que meu campo de atuação estava limitado à parte aquática e isso não era bom para meu currículo nem para minha profissão. A partir daí resolvi que iria abrir meu campo de trabalho atuando como personal trainer na região da Grande Porto Alegre.
Fazia um bom tempo que estava formado e senti a necessidade de me atualizar com o que havia de mais recente em minha área e com isso fiquei 6 meses fazendo atualização profissional em uma universidade e fazendo cursos da área de personal trainer.
Na universidade atualizei meus conhecimentos e estudei a fundo o que seria necessário para ser um bom profissional na área. Fiz um bom networking e conheci meu mentor na área, Prof. Carlos Ernani Macedo que me instruiu quanto a forma de trabalho e supervisionou todo o meu esquema de trabalho que adoto hoje.
Foi nesta época que descobri que precisa de um diferencial para me destacar perante os outros profissionais e resolvi investir em mais uma pós-graduação e montar um belo portfólio de serviços para que meus clientes pudessem acreditar e confiar no meu trabalho.
Após tudo pronto, parti para o marketing para me tornar conhecido e conquistar meus primeiros clientes. Investi em anúncios em jornais na página social, panfletagem e outdoor.
Meus primeiros clientes vieram através destes meios. Mas o que mais funcionou foi a indicação de clientes através de meus clientes já conquistados. Depois percebi que era necessário estar presente na internet e parti para a construção do meu site, o Personal Corpo 10, onde coloco de modo sucinto todo o meu trabalho.
4. Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou em todos esses anos e como conseguiu passar por ela?
A maior dificuldade foi encontrar os primeiros clientes, e passei por isso investindo muito pesado na divulgação dos meus serviços. Quem não aparece não é visto.
Nessa área é muito importante a confiança que as pessoas têm em você e nos seus serviços, por isso procurei desde o primeiro aluno demostrar o maior profissonalismo em exercer minha profissão, fazendo do meu trabalho uma consultoria de saúde onde vejo todos os aspectos do ser humano, sejam eles físicos, psicológicos e nutricionais. Porém, atuando sempre dentro da ética e limites profissionais da minha área e nunca fora dela. Nas entrevistas com meus futuros alunos a primeira coisa que faço é mostrar a minha carteira do Conselho Regional de Educação Física, e esclareço que não sou médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, mesmo tendo todos estes profissionais nos meus contatos e que podem me auxiliar em caso de necessidade.
5. Qual a importância da inovação tecnológica na sua área e como você lida com ela?
Na minha área é fundamental o emprego da tecnologia para controle e planejamento das atividades, pois toda a avaliação do aluno é necessária a aplicação de tecnologia em que você obtém resultados que vão parametrizar todo o planejamento da atividade do aluno. E para o planejamento da atividade utilizo softwares que me dão agilidade e precisão quanto ao acompanhamento e controle do planejamento das atividades.
6. Quais foram os benefícios que a presença na internet lhe trouxe?
A contrução de meu site foi muito benéfica para mim. Procuro escrever alguns artigos sobre a importância do exercício físico nas suas vidas pessoais e profissionais e responder todas as dúvidas e comentários dos meus visitantes. Os acessos estão aumentado cada vez mais e com isso posso ir me tornando mais conhecido na área.
7. Se você pudesse começar tudo denovo, faria alguma coisa diferente?
Sim. Faria o uso da internet desde o início para a divulgação de meus serviços, além de não ficar em uma só área da Educação Física. Também faria um mestrado e doutorado para ampliar os meus conhecimentos.
8. Muito obrigado pela entrevista. Você tem algumas lições de empreendedorismo para deixar para os leitores deste blog?
- Faça tudo com muito profissionalismo e nunca subestime seus clientes, pois eles percebem quando você não é um bom profissional.
- Nunca ultrapasse a barreira entre professor e aluno, a não ser que o aluno lhe permita isso, mas mesmo assim mantenha o profissonalismo em primeiro lugar.
- Credibilidade e confiança são essenciais. Na minha área, por exemplo, meu cliente abre as portas de sua casa para que eu seja o responsável pelos cuidados de sua saúde naquele momento, sem confiança eu nem passaria pelo portão da casa.
- Nunca pare de estudar e se atualizar, e sempre tenha um diferencial que o destaca dos outros, seja profissional, pessoal ou tecnológico.
- Valorize o seu trabalho e seus clientes também o valorizarão.
- Não ofereça simplesmente um produto ou serviço para seu cliente, mas sim uma soluções.
- Surpreenda seu cliente de forma que ele veja que você se preocupa com todos os aspectos que dizem respeito a sua área.
- Cuide de sua saúde. Se você não cuida da sua, como pode cuidar das dos outros? Como pode cobrar de seus alunos o quê você não faz?
- Faça o que você ama ou aprenda a amar o que você faz. Seu cliente é inteligente e percebe quando isso não acontece. E um cliente satisfeito fala para 4 pessoas isso, mas um insatisfeito fala umas 20.
- Pense a longo prazo e não tenha preguiça de ser organizado, disciplinado e honesto.
Para saber mais sobre o trabalho do personal trainer João Dalmoro, visite www.personalcorpo10.com.br
oi vivo lendo seus post e são muito bons parabens.
eu ja estive aqui antes fazendo perguntas e suas respostas ajudaram bastante mas, agora é diferente eu tenho uma pré escola ela tá por asim dizer “sobrevivendo” por 6 anos e estou pensando em fechar pois o numero de crianças nunca passa de 20, não sei mais o que fazer para a minha empresa progredir, não sei mais o que fazer para atrair o pais, vc tem alguma ideia de como me ajudar ?
obriada
Olá, Matheus. Há pouco conheci o seu site e li seus comentários. Os achei bons e muito proveitosos. Estou em busca de um caminho para uma startup, mas nada por enquanto. Sou contador e advogado há longos anos, com muita experiência em ajudar empresas em dificuldades.
Abs.
Maurício Junqueira