Como manter a qualidade no atendimento

Olá, gostei muito dos seus artigos e ideias inovadoras!!! Gostaria que você me desse umas dicas para conseguir manter a qualidade no atendimento da minha livraria. Abraço!!! Regina.

Olá Regina,

Manter a qualidade é uma tarefa nem sempre fácil. Muitos empreendedores conseguem atingir um bom nível de qualidade em seus produtos e serviços, mas não o conseguem manter. Isso porque é preciso ter certa disciplina e, na maioria das vezes, procedimentos claros e profissionais bem orientados. Manter a qualidade é especialmente mais desafiador quando a empresa está em crescimento, pois novos funcionários estão começando, novos clientes aparecendo e todo o negócio está crescendo.

O segredo é ter um bom relacionamento com o seu time, sempre encorajanto a qualidade no atendimento e ressaltando o quão isso é importante para a empresa. Você pode fazer isso de maneira simples, elogiando quando um funcionário faz um bom atendimento, e sugerindo boas práticas para os atendimentos. Essas boas práticas, aliás, você já deve conhecer, pois já tem um atendimento de qualidade.

Quando um cliente tem uma boa experiência de atendimento em uma empresa, ele tende a voltar. E, melhor ainda do que voltar, ele irá recomendar sua empresa para amigos em diversas situações (e estes para outras pessoas quando forem bem atendidos, e daí adiante). Com a concorrência cada vez mais forte, um bom atendimento pode fazer toda a diferença.

Algumas dicas práticas para um atendimento de qualidade:

  • Procure resolver os problemas do seu cliente que estão relacionados ao seu negócio.
  • Não seja um puxa-saco, mas trate seu cliente pelo nome e seja cortez e amigável.
  • Pequenos detalhes como cafezinho, bala ou um desconto inesperado são sempre bem vindos.

Sucesso no seu negócio! Abraço,
Matheus Zeuch

Créditos da foto: RIRP

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>