Você tem 1782359 motivos para aprender a se comunicar bem e fazer boas apresentações. Ao convencer investidores a colocar dinheiro no seu negócio; Ao participar de um evento ou feira de negócios; Ao motivar seus funcionários; Ao apresentar seu novo poduto; Ao dar uma palestra…
15-20 minutos é o tempo que você tem. A grande maioria de todas as apresentações que você irá fazer terá esse tempo. Pesquisas utilizadas por emissoras de TV mostram que 20 minutos é o tempo máximo que pessoas mantém a atenção.
Se você não pode fazer sua apresentação sem seus slides, também não pode fazer com eles. Os slides devem auxiliar, chamar atenção, provocar. Mas a apresentação continua sendo sua, e não dos seus slides.
Dedique tempo para fazer uma grande apresentação. Se você não dedicar, como pode esperar que seus espectadores o façam? Pratique na frente do espelho se for preciso.
Quem é sua audiência? O quê eles estão esperando de você? Que mensagem que você quer passar para eles? Qual é o interesse e objetivo deles na sua apresentação? Como você vai passar sua mensagem para eles?
Cada slide tem que contribuir bastante (caso contrário retire-o). Se um slide pode ser removido sem alterar significativamente suas apresentação, então remova-o.
Use poucos e bons slides. Os títulos já devem passar a mensagem completa. Seus conteúdos só reforçam (com imagens, de preferência) o quê você está dizendo (e o quê o título também disse). O primeiro slide deve chamar muita atenção (assim como a sua entrada), e o último deve passar a mensagem completa da apresentação.
Silêncio é ouro. A última coisa dita antes de alguns segundos de silêncio fica processando por mais tempo. Ganha bastante destaque. Use o silêncio em pontos chave da sua apresentação. E não diga “isso é interessante”, pois na maioria das vezes, para sua platéia, não é. Em vez disso, dê ênfase ao que for dizer e use o silêncio em seguida.
Seja um contador de histórias. Histórias são mais fáceis de lembrar. O título do slide já vai passar a mensagem que você quer. O conteúdo do slide vai ser provocador e curioso. E a sua história vai juntar tudo isso e ficar gravada na memória da sua platéia. Olho no olho. Emoção nas palavras!
A apresentação tem que fluir. Se não está fluindo é porque falta prática e preparo. Um assunto puxa o outro. Uma história puxa a outra. “Uma onda segue a outra”. Comece conquistando a atenção. Conte sua história. E termine fazendo sua platéia querer mais.
Apresente-se. Bem.
Créditos da imagem: reindertot
Maheus,
Bem bacana essas dicas. Apesar de parecer tão óbvio, é impressionante como a grande maioria das apresentações é horrível e as pessoas ainda fazem questão de ficar lendo slides.
Escrevi um artigo também sobre esse tema mas focado em comunicação em geral, queria sua opinião:
Características do empreendedor: Ter uma comunicação fora de série
De resto, parabéns pelo blog. Sermpre acompanho as novidades pelo RSS.
Abraços!
Millor
Cara, o Seu Madruga na foto ficou hilário !!! Parabéns pelo trabalho que faz. Abraços