Tenho R$ 20 mil para investir. Estou pensando em montar uma estamparia e complementar com uma máquina de bordado. Não tenho experiência na área, mas acho que é um segmento que está crescendo e se destacando. O quê você acha? (Isilda)
Olá Isilda,
Tenho alguns amigos que atuam nesta área e realmente é uma boa área para abrir um negócio. Mas você precisa de experiência, ou então contratar alguém que tenha experiência para te ajudar. Embora seja uma área que você pode ganhar experiência de maneira rápida, no começo é bom ter a ajuda de quem entende. Assim você garante a entrega de um produto de qualidade.
Estude o mercado
O ideal é você criar intimidade com mercado que você está querendo entrar. Pesquise sobre o assunto, se familiarize com os termos (silk-screen, serigrafia, lazer film, matriz, etc) e materiais utilizados (tecidos, tintas, etc). Visite algumas estamparias para conhecer os processo e, se possível, faça você mesma uma encomenda e peça para acompanhar o processo de criação do produto, mostrando sua curiosidade durante as fases do processo. Além disso, existem muitos vídeos na internet que ensinam as técnicas que você vai precisar aprender.
Invista de forma inteligente
Sobre o valor que você tem disponível para investir, ele pode ser um bom valor se você não tiver que garantir um bom ponto para o seu negócio. Faça uma lista com todas as despesas que você vai ter, desde a compra de material, equipamentos e até a contratação de um funcionário com certa experiência para te ajudar no começo, se for necessário. Reserve um pouco deste dinheiro para investir na divulgação do seu negócio, seja através de panfletos ou criando um material de venda de ótima qualidade para você apresentar quando estiver visitante um possível cliente.
Procure a sua especialidade
Um dos meus amigos que atuam nesta área descobriu que para ele era mais lucrativo focar no ramo de uniformes e camisetas para empresas, onde as quantidades por pedido são maiores. Mas isso é o caso dele. Talvez você descubra que para você seja melhor atuar em outro nicho. O importante é, no começo, tentar atender vários tipos de serviço, dos mais variados. Assim você consegue identificar com maior facilidade os melhores nichos para você atuar.
Corra!
Correr aqui não é fazer as coisas com pressa, e sim mirar um objetivo e partir na direção dele com atitude! Depois de se familiarizar com o mercado que você quer atender, planeje o seu negócio e faça os devidos preparativos e comece a vender. Visite clientes, divulgue na sua rede de contatos, feche as primeiras vendas para fazer o negócio andar e então comece a otimizar seus processos principais, que são os de venda e de produção.
Sucesso nesta empreitada. Depois volte para contar como foi ;)
Abraço,
Matheus Zeuch
Créditos da foto: radarqnet
Deixe uma resposta