Como montar uma loja de bijuterias

Pretendo abrir uma loja destinada ao público feminino na minha cidade, que tem pouco mais de 200 mil habitantes. A minha ideia é montar um ateliê de blusas ou uma loja de bijuterias. Tenho cerca 30 mil para investir e dois pontos disponíveis para alugar. O primeiro fica no centro, mas não na rua principal, e o segundo fica bem próximo à rua principal e em frente à uma danceteria. Estou em dúvida sobre que é o negócio certo para mim. O quê você acha que devo fazer? Obrigada, Rochele.

Olá Rochele,

Sobre qual negócio você deve abrir, isso é você quem decide. Do meu lado eu só posso dar umas dicas e sugestões para que você faça a melhor escolha.

As duas ideias de negócio podem ser muito bem exploradas. O que você precisa fazer é pesquisar como está o mercado na sua cidade para estes dois segmentos. Como são atividades comuns em qualquer cidade, uma boa ideia é fazer uma pesquisa de campo.

Como eu faço a pesquisa de campo?

Percorra as principais ruas comerciais da cidade e observe as empresas dos dois segmentos. Conte elas e tome nota das que lhe parecem mais fortes concorrentes. Para estas, visite-as e tente identificar seus pontos positivos e negativos.

  • São boas empresas?
  • Têm produtos de qualidade?
  • O atendimento é bom?
  • Se você fosse a dona, o quê mudaria?

Depois disso, concentre-se um pouco mais nas regiões próximas aos pontos que você tem à disposição.

  • Perto do ponto A tem mais lojas do segmento 1 ou 2?
  • E perto do ponto B?

Note que isso não significa que você não possa abrir um negócio que já exista na região. Na maioria dos casos, ter uma loja de roupas próxima à outras lojas de roupas é uma vantagem. E o mesmo acontece com muitos outros segmentos. Apenas certifique-se de montar uma loja mais atrativa que as na sua volta.

Independente de qual segmento você vai optar por explorar, sempre trabalhe com produtos e serviço de qualidade.

Procure os melhores fornecedores da sua linha de produtos. Quando os encontrar, mantenha um bom relacionamento com eles. Dessa forma você fica sabendo das novidades da sua área mais cedo que seus concorrentes.

Conhecer o futuro do seu mercado é importante. Ainda mais nessas duas áreas que você citou, que são relacionadas à moda.

Particularmente eu daria preferência para o segundo ponto. É mais próximo da rua principal do comércio e, por ser próximo de uma danceteria, você terá muito mais pessoas passando na frente da sua loja. Mesmo estando fechada, você pode investir numa boa vitrine ou banner.

Além disso, justamente por estar próximo à um ambiente de festas, penso que uma loja de bijuteria seja mais interessante neste caso.

Quanto ao valor para investimento, planeje bem. Coloque tudo no papel e vá atrás dos custos certos. Quanto mais apurado o seu planejamento, melhor.

Lembre-se ainda de reservar uma parte para capital de giro (para cobrir os custos fixos da empresa nos primeiros meses) e uma parte para marketing (para alavancar o negócio com divulgação e promoções).

Nota: o Sebrae tem uma série de ebooks muito legal chamada Comece Certo. Encontrei uma edição específica para Loja de Bijuterias. Ali você vai encontrar os aspectos legais para a abertura da empresa.

3 dicas para uma Loja de Bijuterias…

  • Compre por caixa e venda por unidade.
    Quando o custo de fabricação de um produto é baixo e a demanda por ele é alta, o seu preço no atacado fica bem baixo. É o que acontece com as bijuterias. Em grandes centros é comum encontrar pacotes com 50 unidades de um acessório que, na loja, é vendido por unidade, por um preço que chega a alcançar o preço do pacote! A margem é bem alta.
  • Invista na decoração da loja.
    Não é porque a loja vende bijuterias que ela não deva ter uma boa decoração. Pelo contrário, ter uma loja de bijuterias bem decorada costuma ser bastante lucrativo. Móveis novos, loja limpa, iluminação estratégica e funcionários uniformizados são coisas que dão boa impressão para os clientes. Eles vão preferir pagar mais por um produto nesta loja do que em outra loja que vende o mesmo produto, mas que não causa tão boa impressão.
  • Fique de olho nas novelas.
    As novelas são umas das maiores influenciadoras da moda popular. Tenho um amigo que tem uma loja de bijuterias, e suas funcionárias constantemente atendem clientes que entram na loja para perguntar se eles tem um determinado acessório que viram a atriz X ou o ator Y usando na novela. Para lojas de bijuterias, este é um fator muito importante para sair na frente da concorrência.

Sucesso nesta empreitada! Depois volte para compartilhar sua experiência.

Um abraço,
Matheus Zeuch

Créditos da foto: raphaelstrada

Comments

  1. Jennifer says

    Olá estou em duvida em o que montar…loaj de lingeries e pijamas ou loja de bijuterias??Estou pensando em adaptar as duas coisas…
    por exemplo: visto o manequim com a lingerie e junto coloco um acessório…
    o que vc acha? é uma boa estratégia?

    se for possivel a resposta por email eu serei agradecida…pois ando sem tempo para acessar a net, hj por sorte achei seu site…

    obrigado,
    Jennifer

    • says

      bijuterias são baratas por atacado, tem pra todas idades, gostos e tipos, podem ser dadas a qualquer data comemorativa, e toda mulher ama. então se voçe pesquisar bem verá que um mercado no qual se tem muito a ganhar, bijuterias boas e baratas é clientes fieis na sua porta, e se voçe der desconto,brindes ,e simpatia é seu ponto sempre cheio,
      As pessoas gostam de pessoas prestativas , simpaticas, e que querem ajudar-las a ficar mas bonitas, então tudo isso junto se forma uma unica palavra………….SUCESSO.
      Visite nossa lojinha pois tem preços acessiveis , otima qualidade e bom gosto,
      sucesso no seu negocio e que venda cada dia mas.
      link:
      http://www.imagemfolheados.com.br/?a=47174

  2. janilce slongo says

    quero abrir uma loja de biju mas nao sei onde comprar os produtos de pacotes para vender por unidade pode me ajudar.entre em contato pelo email.obrigada.

    • Joseli ramos says

      Ola tambem estou ingressando neste ramo, mas gostaria de trabalhar somente como distribuidora, pois consigo produtos com excelentes precos ,talvez sem concorrencia,inclusive cosmeticos.Porem moro na Inglaterra e as bijouterias precisariam ser encomendadas,porque leva mais tempo p chegar no Brasil,mais vale apena. Se for encomenda para uma loja inteira tambem posso levar pessoalmente. Joseli Ramos joseliyyll@hotmail.co.uk

  3. rosana says

    Olá estou em duvida em o que montar…loja de lingeries ou loja de bijuterias??Estou pensando em adaptar as duas coisas…
    por exemplo: visto o manequim com a lingerie e junto coloco um acessório…
    o que vc acha? é uma boa estratégia?

    se for possivel a resposta por email eu serei agradecida…

    obrigada

  4. Ana says

    olá! estou abrindo uma loja de bijouteria e gostaria de saber sobre atacado, onde é melhor comprar…algumas peças eu mesmo faço!

    obrigada!

  5. morena says

    Oi,
    Eu estou querendo montar uma loja de bijuterias e acessórios, queria saber quanto mais ou menos e o investimento inicial, pois estou sem saber como fazer quero saber se realmente vou ter retorno, quero trabalhar tbm com semi-joias pois sei que tem qualidade, tenho que trabalhar com os dois biju e semi joia..

    Agradeço desde já a sua atenção
    resp. email…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>