Como montar uma loja virtual de eletrônicos

Matheus, estou querendo abrir um negócio com um amigo que conhece bastante sobre internet e computadores. A idéia que tive foi de abrir uma loja virtual que vende produtos eletrônicos, MP3, DVD virgem, celulares, etc… Mas existem alguns sites muito conhecidos que já fazem o mesmo trabalho, como Walmart e Ponto Frio, por exemplo. Mas o meu produto será da Santa Efigênia, ou seja, o preço muito mais barato! Pergunta: O que você achou da idéia? Qual é a dica para fazer um marketing legal? Qual o risco do negócio não dar certo, uma vez que a idéia não é muito inovadora? Obrigado, Janderson.

Olá Janderson,

Primeiro tenho que deixar claro meu ponto de vista, que é MUITO voltado para inovação. Eu realmente não posso ajudar muito em negócios comuns, cheios de concorrência e diferenciados unicamente pelo preço. Em todo o caso, talvez ainda esteja interessado na minha opinião.

Mesmo se você for montar o seu negócio conseguindo preços mais baixos, deve se preocupar com a concorrência forte do setor em que irá atuar. As pessoas se sentem muito mais seguras em comprar de grandes lojas virtuais do que em comprar que lojas novas e pequenas. Sendo assim, você deve investir em segurança. Não só segurança do seu site ou servidor, isso é muito importante também, mas falo em segurança PARA O CLIENTE.

  • Boas fotos e boas descrições do produto;
  • Site fácil de navegar e não muito poluído visualmente;
  • Facilidade na hora de comprar, sem pedir dados desnecessários do cliente;
  • Diversidade nas formas de pagamento;
  • Parcerias com marcas importantes, como bandeiras de cartão de crédito ou selos de seguranças;
  • Boa logística, através dos Correios ou boas transportadoras.

Fora isso, crie páginas explicando como funciona seu negócio, mostrando seus cuidados com a segurança e comodidade dos seus clientes. Deixe o seu negócio o mais transparente possível. Se possível, crie canais por onde o cliente possa entrar em contato com pessoas reais que trabalham na sua empresa. Mostre profissionalismo sempre.

Tudo isso é apenas o básico para entrar num mercado altamente concorrido. Após ter tudo isso dominado, invista em marketing. BOM marketing. Apareça! Mostre a cara! Utilize as redes sociais para isso. Crie conta no Twitter para a empresa e siga de volta todas as pessoas que te seguirem. Deixe o email, telefone e endereço visíveis. Crie até um blog para divulgar as novidades da sua loja e criar campanhas relâmpago online.

Não vai ser da noite para o dia que você vai fazer isso. Muito menos ganhar destaque na grande rede. Se não envolver inovação maior, vai depender da confiança adquirida com o tempo.

Logo, onde puder inovar, inove. Isso faz toda diferença. Se você tentar algo que não trouxe resultado ou não deu certo, paciência, inovação é assim mesmo. Simplesmente mantenha a excelente qualidade em produtos e serviços que você trabalhou e continue trazendo novaidades para o seu negócio. Continue tentando inovar. Isso dá vida para o seu negócio, torna ele mais humano, e conquista as pessoas por isso.

  1. QUALIDADE
  2. PROFISSIONALISMO
  3. INOVAÇÃO

Sucesso na empreitada!
Um abraço,
Matheus Zeuch

Créditos da foto: slipstreamjc

Comments

  1. says

    Também concordo que a concorrência neste ramo é muito forte. Acho que até mesmo o preço mais baixo vai gerar desconfiança nas pessoas. Elas começarão a se questionar da qualidade dos produtos, garantia, etc. Acho muito complicado investir em uma loja assim.
    Janderson, pq você não procura, como o Matheus colocou no artigo muito bem, uma diferenciação. Não precisa ser apenas diferenciação no produto que vc vende ou nos serviços que vc agrega, mas também no seu posicionamento no mercado. Se vc abre uma loja virtual em um ramo sem muita concorrência e com uma procuro mediana, seu sucesso é mais garantido. Trabalho em uma empresa que presta assessoria para este tipo de pesquisa, bem como todo o resto do trabalho para criar a loja virtual. Se vc quiser, entre em contato. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>