
O motivo da minha ausência nos últimos dois anos aqui no blog se chama Brabov. Eu sei, não é desculpa, eu deveria dar um sinal de vida de vez em quando. Mas estive tão focado nesta empreitada que nem vi o tempo passar. A boa notícia é que ganhei uma boa experiência para compartilhar com vocês.
Se você costuma ler meus artigos, sabe que eu falo sobre diferentes mercados, de distribuidora de alimentos à lingerie, de cinema à padaria, de startups de tecnologia à artesanato. Acredito que, com bastante estudo e troca de experiência, é possível encarar desafios mesmo em áreas que você nunca pensou em atuar.
É o caso do Elon Musk, uma das minhas grandes influências empreendedoras, que abriu uma das empresas mais incríveis na área de exploração espacial. Quando lhe perguntaram como ele aprendeu sobre foguetes e viagens espaciais, ele respondeu simplesmente: “Eu leio livros“.
A Brabov é uma startup que desenvolve soluções para a pecuária. Eu tenho outros dois sócios nessa empresa. Um deles tem bastante experiência na área, vindo de família de pecuaristas, e outro tem bastante experiência em desenvolvimento.
Montar uma startup requer muito trabalho, assim como qualquer outra empresa. Aqui vai uma breve lista de tudo que eu tive que fazer:
- Estudar o mercado,
- Entender bem o problema,
- Propor uma solução,
- Validar se a solução funciona,
- Desenvolver um protótipo,
- Implementar o protótipo nos primeiros clientes,
- Coletar informações,
- Ajustar o protótipo (inúmeras vezes),
- Pensar em um modelo de negócios,
- Validar o modelo de negócios,
- Encontrar os primeiros clientes,
- Escutar muitos “nãos”,
- Fechar a primeira venda,
- Encontrar parceiros de negócios,
- Divulgar, vender, telefonar, responder e-mails,
- E a lista não para nunca…
Isso sem falar nas dificuldades específicas da área de agronegócio. Convencer um produtor de gado de 78 anos que se criou na fazenda à usar um app para iPad numa fazenda sem internet não é nada fácil. Pior ainda quando você precisa dizer para ele que algumas das coisas que ele faz há 60 anos devem mudar.
Mas o resultado até aqui é muito satisfatório. Desde o lançamento da primeira versão, em janeiro deste ano, já temos mais de 4,6 mil usuários registrados. Fizemos parcerias muito fortes, como com a SAP e a Unipampa, e participamos de grandes eventos de tecnologia. Posso dizer que estou muito feliz em ter chegado até aqui.
E enquanto ainda temos muito caminho pela frente, quero compartilhar com você um pouco do que ficou bastante claro para mim até aqui. Para quem tem uma startup ou pensa em montar uma um dia, aqui vão algumas dicas, baseadas apenas na minha experiência:
- Estude MUITO sobre o mercado.Escolha um mercado que você goste e conheça todos os seus números e estatísticas. Pesquise no site do IBGE, no Google, na Wikipedia, em artigos acadêmicos, em livros e revistas do setor. Tente participar de alguns eventos da área e converse com todos os seus amigos e familiares sobre o que eles sabem do assunto. Procure pessoas que sejam referências da área e envie e-mails para elas. Monte uma apresentação no PowerPoint ou Google Sheets sobre o mercado, compilando todas as suas informações, e depois resuma tudo em apenas um ou dois slides, de maneira que você poderia explicar sobre o mercado para qualquer pessoa.
- Resolva o maior problema do mercado.Não é fácil descobrir qual o maior problema de um mercado, mas também não é tão difícil identificar alguns dos maiores. Novamente converse com as pessoas do setor. Faça perguntas. Descubra o que mais consome o tempo delas, ou o que as faz perder o sono. Muitas vezes a lista de problemas poderá ser classificada em alguns grupos ou categorias de problemas. Quando encontrar os maiores problemas ou grupos de problemas (no máximo três), pense em como seria a maneira ideal de resolver eles. Opte pelo que trará o maior resultado.
- Valide sua solução e modelo de negócio.Quando tiver uma ideia de como resolver um problema de um mercado, encontre um cliente. Não cobre nada do primeiro cliente, trabalhe de graça para ele. Este primeiro cliente servirá para validar sua solução, e irá servir de case de sucesso, peça que será fundamental na hora de vender para outros clientes. Colete números. Descubra exatamente o quanto sua solução ajudou na resolução do problema. Pergunte para seu primeiro cliente quanto você poderia cobrar pela solução. Se você puder cobrar como um serviço, saiba que isso pode ser bom para você e também para seus futuros clientes.
- Venda. Venda. Venda.E por venda, não estou dizendo apenas o ato da venda em si, onde você entrega a solução (produto ou serviço) e o cliente paga. Estou falando em marketing também, e tudo que gira em torno da venda. Estude sobre funil de vendas e otimização de taxas de conversão, de geração de leads à conversão de prospects à conversão de clientes. Automatize os processos de venda, as campanhas publicitárias e até as cobranças. Crie conteúdo: blog, vídeos, e-mail marketing e o que for necessário, seja para se tornar referência na área ou para responder às objeções mais comuns que você encontrar ao tentar vender, mas não esqueça de vender. Foque nisso. Se algo não for ajudar você à vender mais, tente deixar para depois.
Não vou resumir tudo sobre startups. Existem muito livros e sites especializados nisso por aí. Apenas quis compartilhar minha experiência até aqui.
E se você quiser conhecer melhor a Brabov, fica o convite para visitar o site: brabov.com.br
Um abraço e sucesso na sua empreitada!
Matheus
Cara parabéns pelo empreendimento. Tomara que tenha resultados melhores ainda, e que possa cescer mais e mais.
Aproveitando a mensagem, e sobre empreendimento, gostaria de saber tua opnião para empreendimento em desenvolvimento de sites e sistemas web. Se tu acha que a área já está saturada, com soluções em muitos casos gratuitas, e se tu indicaria focar em um ponto específico.
Se tu vê alguma carência no mercado, em relação à desenvolvimento de sistemas web?
Obrigado desde já.
Oi Maicon,
trabalho na área web faz alguns e acredito ser um mercado ainda promissor. Actualmente com a facilidade de cms wordpress, drupal, joomla acho que qualquer cliente pode fazer o website sozinho, acho que o diferencial que a empresa ou freelancer deve ter é o tempo e contéudo de qualidade. Boa Sorte!
Oi Matheus. Vi algo sobre a Brabov no teu Facebook e cheguei a visitar o site. App super útil, iniciativa legal. Só faltou partilhar no post como tiveram a ideia da App , se foi original ou versão de alguma que viram em outro país.
Sucessos, sempre.