Como obter sucesso com negócios de nicho em cidades pequenas

É muito difícil desenvolver um negócio de nicho que seja realmente lucrativo. Principalmente se o nicho escolhido for muito específico, para uma classe de clientes muito detalhada. Segundo o livro “A Cauda Longa” (o qual já escrevi uma resenha anteriorimente aqui) os nichos podem gerar grandes negócios se forem explorados da maneira correta. Mas como obter sucesso no mundo real explorando um mercado tão específico numa cidade pequena?

Cidades pequenas por si só já apresentam dificuldades para qualquer negócio. Poucos clientes, custos elevados, cultura local muito forte, dentre outras. Você precisa se esforçar ao máximo para conquistar cada cliente do seu nicho. Cada cliente é precioso para o seu negócio. E para isso, precisa estar visível para todos eles. E um ponto comercial no centro, mesmo em cidades pequenas, é um custo muito elevado para um negócio tão específico.

EstandeUma solução interessante é manter estandes em lojas maiores, feiras ou shopping centers. É uma forma de reduzir os custos de manter uma sala comercial em um ponto movimentado.

É a mesma estratégia utilizada por operadores de celular no Brasil, como a Vivo, Claro, Tim, Oi, etc. Você já deve ter visto estandes dessas empresas em grandes lojas de móveis e eletrodomésticos. As lojas maiores dessas empresas são encontradas apenas em locais estratégicos, onde tem movimento suficiente para manter uma loja específica.

Marketing de GuerrilhaDessa maneira você pode começar com um baixo custo, e se quiser investir na idéia, pode ampliar sua rede de estandes para várias empresas, nas cidades vizinhas. É uma boa maneira para seu negócio ficar sempre visível para seus clientes.

Você também pode fazer um bom uso da internet para auxiliar o seu negócio de nicho. Manter um blog descontraído da sua empresa, com algumas campanhas de marketing de guerrilha, é muito fácil e barato hoje em dia. E você ainda fica constantemente atualizando seus clientes sobre tudo que está acontecendo na sua empresa.

[BL]a cauda longa, feiras, estandes, nichos, livros, celulares, marketing de guerrilha[/BL]

Comments

  1. Pedro says

    Olá , moro no interior do paraná, tenho 15 anos de idade e trabalho com um estudio de produções de audio em minha cidade , porem não fendo aqui e sim para o brasil todo esseto aqui, gostaria de saber qual negocil abrir, pois tenho pouco dinheiro em caixa (ou melhor nada de dinheiro ) , e minha cidade no caso seria Joaquim Távora Pr …
    Oque vc me indicam para negocil ?

  2. LEANDRO BADARÓ ROCHA says

    sua materia é muito interessante , acho que vai ter um ressultado de grande impacto na minha empresa , estarei visitando sempre a sua pagina. parabéns .

  3. nilce says

    Como fazer minha empreza crescer,trabalho com venda de moveis rusticos a 10 anos,e estou en um local ja 7 anos,mais esta bem parado precizo movimentar ,crescer como fazer? obrigada um abraço!!

    • paulo says

      boa tarde,
      vi o seu anuncio de que trabalha com moveis.
      Eu vivo numa cidade onde existe muitas empresas de moveis. Tem de mudar para o estilo contemporaneo que é o que se esta a vender mais neste momento.

  4. vanda says

    trabalho com vendas de confecçoes cama mesa e banho pretendo abrir uma fabrica de capas para sofá moro no interior da bahia é um bom envestimento? tem uma ideia melhor? quero montar uma fabrica que me traga lucros e gere emprego e que o envestimento nao seja tao alto

  5. says

    trabalho com o meu pai a 3 anos tetamos no comercio de produtos alimentar não nos deu serto estamos a tentar agora numa oficina de mecanica e estação de serviços.pretendo uma opinião de apoio.

  6. Dayse Lunardi says

    Boa tarde! tenho 22 anos moro em Crsitalina GO proximo de BSB, e sou formada em administração, queria dicas de pequenos negocios que poderia abrir em minha cidade pois ja pensei muito e não consigo ver nada como empreendedor. Obrigado!

Trackbacks

  1. [...] É muito difícil desenvolver um negócio de nicho que seja realmente lucrativo. Principalmente se o nicho escolhido for muito específico, para uma classe de clientes muito detalhada. Segundo o livro “A Cauda Longa”, os nichos podem gerar grandes negócios se forem explorados da maneira correta. Mas como obter sucesso no mundo real explorando um mercado tão específico numa cidade pequena? Veja aqui. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>