Observe o seguinte: Todas, mas TODAS, as pessoas mais ricas do mundo, em toda a sua história, souberam e sabem lidar muito bem com renda variável. Tudo bem que o seu sonho não é ser rico, necessariamente, mas para ser financeiramente independente e/ou dono do seu próprio negócio, é preciso se acostumar com essa idéia de não ter uma renda fixa e seguro no final do mês.
Renda Fixa
- Pedro ganha R$ 2.000,00 por mês no emprego novo que ele conseguiu.
- Seus gastos são de 1.900 reais por mês (praticamente todo seu salário).
- Ele aplica os outros 100 reais na poupança
, pois é mais seguro.
- Pedro tem PAVOR de sequer pensar em não ter uma renda fixa garantida no final do mês.
- Volta e meia ele sai de férias ou troca de carro e lá se vai a sua poupança, voltando a estaca zero.
Renda Variável
- João abriu um negócio que está lhe rendendo entre 800 e 1200 reais por mês.
- Se acostumou à manter suas contas em até 800 reais, e quando sobra investe no negócio.
- Aos poucos seu negócio foi crescendo, e agora ele ganha entre 1500 e 3000 reais por mês, mas suas contas ainda não passaram de mil reais.
- Em questão de um ano o negócio do João está indo muito bem, e agora ele está acumulando mais dinheiro do que gasta e está buscando investimentos melhores que a poupança para eles.
Captou a principal diferença? Diferente de Pedro, João soube se educar para gastar bem menos do que recebe. O resto ele investia no seu negócio, que lhe gerava renda variável. Esse é o segredo!
Se você está abrindo o seu próprio negócio, precisa se acostumar com a idéia de renda variável. E nesta hora não é bom ser muito otimista. O melhor é reduzir as suas despesas, juntar uma reserva de emergência, e investir as sobras no seu próprio negócio.
Como reduzir suas despesas?
- Coloque no papel TODAS as suas despesas fixas e variáveis.
- Ordene-as por valor, das maiores para as menores despesas.
- Uma por uma, pense numa maneira de diminuir ou cortar esta conta.
- Faça!
Se você não souber a fazer isso para suas próprias contas, não saberá fazer para as contas da sua empresa.
Como se acostumar à viver com renda variável?
- Discipline-se à manter sempre seus custos reduzidos.
- Pratique outros investimentos além da poupança para suas reservas.
- Invista no seu próprio negócio também.
- Se você é funcionário, procure negociar uma participação nos lucros, e comece a trabalhar por resultados, e não pelo tempo dentro da empresa.
Renda variável é mais saudável e segura no longo prazo.
Renda variável o ajuda a reduzir suas contas, a comprar mais à vista, a não comprometer boa parte da renda, a pensar e planejar mais antes de gastar…
Claro, você também pode reduzir seus custos tendo uma renda fixa, mas se quiser ter o seu próprio negócio, acontume-se à viver com renda variável.
E ae meu. Mto bom teu post cara. Por coincidência se encaixa totalmente com meus planos para curto prazo. Tenho que me acostumar com essas dicas que deu.
Sucesso. Abraço
tenho um negocio em minha cidade,faz 7 meses e está indo muito bem, tenho um carro ano 1997 e gostaria de trocar, a duvida é invisto o dinheiro cerca de 10.000,00 no meu negocio ou troco o carro por um 2004 ou 2005 o carro velho esta bom oque fazer ?