
Olá Matheus, descobri seu blog por acaso fazendo algumas pesquisas sobre empreendedorismo e virei fã. “Devorei” todos seus posts em uma tarde. Gostaria de lhe pedir uma ajuda. Tenho cerca de 5 mil reais e estou pensando em começar meu próprio negócio. Claro que com essa quantia não posso abrir uma mega empresa, mas creio que é assim que se começa. Estava pensando em revender algumas roupas. Foi aí que vi um mercado pouco explorado que são as roupas para pessoas evangélicas, que precisam de algo mais formal seguindo suas doutrinas. Tenho algumas idéias e gostaria muito da sua opinião. Pensei em pegar uma certa quantia no atacado para revender, fazer panfletos e distribuir na frente da igreja nos horários de culto, divulgando minhas peças. Então pensei em montar uma loja virtual, já que com esse capital creio que loja física seria inviável. Ou então montar uma equipe de revendedores. Preciso muito da sua opinião abrir mais meus horizontes quanto a essa ideia. Será que é uma boa ideia de negócio? Será que com esses 5 mil eu poderia começar outro negócio? O que você acha disso tudo? Muito obrigado e fico no aguardo. Jorge.
Olá Jorge,
Primeiro muito obrigado pelo seu email. Fico feliz em saber que meus artigos estão sendo úteis para os leitores, principalmente os com perfil mais empreendedor, como você!
5 mil reais é um valor muito limitado. É claro que é perfeitamente possível começar um negócio com QUALQUER investimento, e inclusive do ZERO, como citei num artigo recente. Mas ter um valor para investir em um negócio próprio facilita bastante, como no seu caso.
Indo direto ao ponto, recomendo você descartar de cara a ideia de uma loja física. A não ser que você possa fazer alguma parceria com um dono de estabelecimento que o deixará utilizar o local sem pagar aluguel nos primeiros meses, o que muitas vezes não é o caso.
Equipe de revendedores?
A ideia de montar uma equipe de revendedores já é um pouco melhor ao meu ver. Ainda assim, normalmente esse tipo de estratégia envolve um investimento maior em material de marketing, que seus revendedores irão precisar para trabalhar. Além disso, motivar e gerenciar uma equipe de vendedores é uma tarefa um pouco delicada. Você teria que delimitar uma região para cada um trabalhar, tomar nota dos clientes já visitados e ainda conseguir coletar feedbacks importantes sobre os clientes, que estarão com seus vendedores. Para um negócio que já está funcionando estas tarefas não seriam tão complicadas, mas para um negócio novo acredito que outros modelos de negócio sejam mais eficientes no começo.
Loja na internet!
A ideia da internet é excelente! Você não precisa manter um estabelecimento físico, apenas reservar um espaço para estocar os seus produtos. Além de poder atender o país inteiro, você também pode começar dedicando uma atenção maior no seu mercado local, com divulgação em meios convencionais, como jornais e panfletos, por exemplo. Além disso, este modelo de negócio ainda permite que você comece aos poucos à trabalhar com vendedores locais, coletando pedidos, como você citou. A diferença aqui é que você começa montando a estrutura necessária para trabalhar pela internet, e pode aos poucos ir incorporando o modelo de vendedores ao seu negócio.
Se você queria a minha sugestão, certamente é começar o seu novo negócio de vendas de roupas para pessoas evangélicas pela internet. Hoje em dia, montar um negócio na internet é muito fácil e barato. E lembre-se que um site de comércio eletrônico é apenas um dos “canais de vendas” que você pode trabalhar. Você pode expandir o seu negócio para novos canais de vendas, como contratando um vendedor, por exemplo, ou então futuramente alugando um espaço para montar uma loja física.
O Planejamento
Mas mais importante do que escolher a melhor maneira de começar o seu negócio, é escolher os melhores produtos para seus clientes. Você tem que conhecer seus clientes muito bem, e saber com muita clareza o quê eles estão procurando. Faça um bom trabalho de pesquisa de campo antes de você começar o seu negócio, e você já terá meio caminho andado.
Logo depois de descobrir quais são exatamente os produtos que você vai vender e de quais fornecedores você vai comprá-los, é hora de planejar o seu negócio. Liste todos os gastos que você vai ter com a abertura da empresa, com a elaboração do site, e com a compra do estoque inicial, com a compra de eventuais materiais de escritório que você vai precisar, com o valor que você vai reservar para fazer publicidade e por fim com o valor que você vai reservar como capital de giro, que servirá para pagar as contas da empresa enquanto ela não atinge o ponto de equilíbrio, que é quando as receitas finalmente são o suficiente para pagar as despesas mensais da empresa.
A moral da história é você conhecer muito bem o seu mercado, planejar a sua empresa e depois trabalhar o melhor que puder para atingir suas metas, sendo que a primeira será, por exemplo: atingir o ponto de equilíbrio até o final do ano.
Espero ter ajudado. Desejo à você muito sucesso na sua nova empreitada.
Um abraço,
Matheus
Créditos da imagem: Richard_of_England
ola tenho uma marca de roupa e tanbem produzo .temos um site onde temos nossas pecas de amostra certo.
agora vai minha duvida e minha pergunta
como eu faco para vender essas pecas que esta no site e receber no banco sei que tenho que ter uma conta no banco certo isso ja tenho mas e agora oque faco para receber e vender
obrigado e agradeco atencao e aguardo um breve retorno