Quem tem espírito empreendedor gosta de começar negócios novos, do zero. Claro que o objetivo é fazer o negócio crescer e, enquanto trabalha para isso, o que mais gosta é de administrá-lo até poder caminhar sozinho, quando, finalmente, vende o negócio para começar outro.
Convivo bastante com pessoas assim, e notei algo: todos eles fazem muita pesquisa de mercado antes de começar o negócio. E eles gostam muito de fazer isso. É uma característica comum: todo empreendedor é um especialista em observação.
Ser bom observador estimula a criatividade e o raciocínio rápido, o que por sua vez ajuda a pessoa à enxergar oportunidades de negócios com maior facilidade. Ao enxergar uma boa oportunidade, basta ter um pingo de motivação para querer explorar o novo nicho. É uma tentação enorme de querer iniciar um novo projeto.
Outra coisa que observo é que não importa tanto se a oportunidade está na área que a pessoa domina. Se você é um verdadeiro empreendedor, ao perceber uma oportunidade de negócio irá aprender sobre o mercado, procurar pessoas que tenham experiência e começar a explorá-lo. Isso faz com que uma pessoa que atue na área de tecnologia ter interesse em abrir um restaurante ou até mesmo montar uma marca de roupas. O importante é o bom desafio.
[BL]binóculos, lunetas, óculos, lupas, oportunidades[/BL]
É de informações assim que precisamos receber, todos os dias! Conforme o texto afirma, o verdadeiro empreendedor, não fica preso apenas ao nixo comercial em que teve a oportunidade de iniciar o seu desenvolvimento profissional; ele se torna expert em qualquer negócio, através da observação, desde que enxerge nele uma opção única, uma pedra preciosa a ser lapidada, para que após o trabalho concluído, possa expor o seu brilho, e busque o devido reconhecimento; e nos moldes da atual sociedade, não poderia ser diferente: o reconhecimento vem através do dinheiro!
Observemos, enxerguemos oportunidades ímpares, e coloquemos a criatividade em prátiva! Vamos erigir empreendimentos!