Existem grandes diferenças entre uma empresa inovadora e uma atividade comercial simples. A primeira traz novidades ao mercado, seja um produto novo, um modelo de negócios diferente ou as duas coisas. A segunda trabalha com produtos e serviços bem conhecidos e utiliza um modelo de negócios bastante popular. E note que ambos os tipos de empresas são importantes para a economia.
As atividades comerciais convencionais
Atividades comerciais simples são as padarias, mercados, prestadores de serviços e lojas em geral. Toda cidade ou comunidade precisa dessas empresas, desses produtos e serviços. Elas giram a economia. Elas geram empregos. Elas são mais fáceis de montar e o resultado é geralmente bom, quando o empreendedor se dedica o suficiente.
Quando uma empresa dessas quebra, normalmente é por falta de uma boa administração ou de uma boa estratégia. Mas as oportunidades para montar essas atividades comerciais estão em cada esquina do mercado. Basta abrir os olhos para enxergá-las.
O próprio Sebrae tem uma lista enorme de ideias de negócios que podem ser implantadas em qualquer cidade. Selecionei alguns exemplos que requerem um investimento mais baixo e ainda assim podem se tornar excelentes negócios:
- Agência de bikeboys
- Alfaiataria
- Alimentos congelados
- Animação de festa infantil
- Ateliê de costura
- Brechó
- Buffet
- Café
- Carrinho de cachorro-quente
- Casa de sucos
- Confecção de camisetas, cortinas, moda praia, lingerie, uniformes…
- Criação de sites
- Decoração de ambientes e festas
- Distribuidora de bebidas
- Fabricação de sabonetes, velas, brindes, carimbos, gelo, móveis…
- Jantar à domicílio (churrasco, pizza, etc)
- Lanchonete
- Loja de bijuterias
- Marcenaria
- Minimercado
- Música para eventos
- Oficina de bicicletas, carros, motos…
- Padaria
- Pastelaria
- Pizzaria
- Reforma de estofados
- Restaurante de caldos e saladas
- Restauração de móveis
- Serralheria
- Serviços de limpeza, manutenção, pequenas obras…
- Sorveteria
- Vidraçaria
As empresas inovadoras
Já as empresas inovadoras criam novos mercados (ou exploram mercados conhecidos de uma maneira diferente). Elas são fundamentais para a evolução da sociedade. É a inovação que move o mundo.
E inovação também é algo mais arriscado. Por se tratar de uma novidade, seja num produto, serviço ou modelo de negócio, uma empresa inovadora tem ainda mais chances de não decolar. Pode ser pela não aceitação dos clientes, ou então por um entendimento errado da cultura onde a empresa estão tentando se instalar.
Por outro lado, como tudo no mundo dos negócios e dos investimentos, quanto maior o risco, maior o lucro. Um negócio inovador, quando funciona, rende ótimos frutos para seus empreendedores e investidores. Além, é claro, de trazer as inovações para o mercado. E por causa dessa característica de serem mais arriscados e renderem maiores lucros, os negócios inovadores são os mais procurados por investidores.
Atualmente existem diversas linhas de investimentos para projetos inovadores no Brasil, como o BNDES, a FINEP, o Portal Venture Capital e o Portal Inovação. Além disso, o interesse por projetos inovadores no Brasil também está crescendo entre grupos de investimento privados. Marco Gomes escreveu um excelente artigo sobre Venture Capital.
Abrir uma empresa inovadora ou uma atividade comercial comum?
Como eu escrevi anteriormente, ambos os negócios são importantes para a economia e ambos podem oferecer ótimos rendimentos para o empreendedor. A escolha entre um ou outro não depende apenas se optar pelo mais lucrativo. Cada empreendedor se familiariza com um tipo de empresa em alguma área de atuação.
Mais importante que optar por abrir uma empresa inovadora ou uma atividade comercial comum, é ter consciência de que qualquer empresa precisa ser bem administrada por pessoas com espírito empreendedor.
Crédito da foto: eu mesmo.
É bastante interessante este site, alem de axplicar bem a diferença entre empresa inovadora e empresa comercial, é possivel encontrar dicas que facilitam na hora de elaboramos um bom negocio e planejar antes de qualquer decisão concreta, afinal o planejamento é muito importante na hora de investir em um nogocio.
to muito enteresado
nesse curso