O mercado de ações é como um esporte radical. Uns acham perigoso, outros gostam da adrenalina; uns gostam de praticar, outros preferem assistir; uns ficam rico, outros não. A boa notícia é que você pode sim começar a investir com pouca grana.
Um bom começo são os fundos de ações do Banco do Brasil. Você pode fazer aplicações de 200 reais quando quiser, paga apenas 2% por ano de taxa de administração (num consórcio você pagaria 15%, por exemplo) e o rendimento da BB Ações da Vale, por exemplo, foi de 42% nos últimos 12 meses. Não tem nem comparação com os 6% da poupança, ou os 3% do FGTS. Esses fundos são bem administrados, o que lhe dará mais tranquilidade e segurança.
Meu conselho para você que quer aprender e, quem sabe, começar a investir em ações, é estudar sobre o mercado no próprio site da Bovespa (www.bovespa.com.br) e montar carteiras simuladas para ver o que acontece na prática. Mas não esqueça de partir logo para a ação (nos dois sentidos).
[BL]bovespa, ações, investimentos, bolsa de valores[/BL]
Hehe, estava pensando em escrever um post sobre isso e olha só….já escreveste. A propósito, a Geração Futuro também daria um belo post, os fundos programados dos caras estão demais.
adorei o conselho estou pensando em investir nesse negócio.
obrigado
Não paro de pensar em investir na bolsa….
Agora estou com mais interesse…
Gostei muito da dica, é muito importante ficar informado em temas como esses, seria ótimo se pudesse postar mais coisas a esse respeito.
Obrigada.
Comecei em 1999, com medo, a investir pelo Santander nos fundos quando abriu o fundo PIBB da bovespa, que garantia uma rendabilidade maior que a poupança e no mínimo o que investido. Daí parti para os fundos, que aplico diteto no terminal do BB. Até hoje só investi Vale e Petrobrás. Tem outros de rendabilidade menor. mas como há risco que seja com empresas sólidas. Para mim o segredo dos fundos é manter o investimento no longo prazo. Sempre que invisto, fico sócio da empresa. Alíás, quando abasteço o carro, faço no posto BR que afinal é meu também. Por sorte tirei meus investimentos em março de 2008 (antes da queda da bolsa) para comprar uma casa. Só realizei lucros até então.
Cheguei a ter 100% do meu capital em fundos (loucura total) ao contrário do que aconselham os economistas. Mas foi um período que não posso reclamar. (adrenalina e lucros no mesmo patamar).
Agora estou retornando aos fundos com muita cautela. Pretendo colocar no máximo 20% em fundos. O resto DI e poupança.
Espero ter colaborado com minha experiência pessoal.
Abraços
Cardoso
tenho hoje um valor de 20 mil reais, imagino que seja pouco para investir em ações, mas gostaria de sua ajuda. o que tem a me dizer e onde seria melhor investir com este valor? meu proposito seria a vale, obrigado
Olá Michel,
20 mil reais não é um valor baixo para investir em ações não. Dá para você montar uma carteira muito bom, e receber bons dividendos dela. Se você não tem experiência, sim, é melhor seguir a estratégia de investir nas gigantes nacionais, como Vale e Petrobras. Prefira ações “preferenciais” e não “ordinárias”, para receber mais dividendos. Conforme for aprendendo e ganhando experiência com ações, comece a estudar a possibilidade de investir em grandes bancos, como Itaú e Bradesco, por exemplo.
Grande abraço e sucesso nos investimentos.
Matheus Zeuch