Maratona de Perguntas e Respostas sobre Empreendedorismo

Não são poucas as perguntas que recebo diariamente por email ou em comentários nos artigos (aliás, agradeço à cada um de vocês por todas as perguntas!). Acontece que, infelizmente, não tenho o tempo suficiente para responder todas elas com toda a atenção que eu gostaria.

Abaixo, respondo algumas dessas perguntas pendentes (comentários do artigo Como fazer minha empresa crescer) de maneira mais rápida e objetiva, porém sem perder a ideia principal da resposta. Espero que gostem e aproveitem de alguma maneira.

1, Glaubenio: Tenho uma academia há três anos e não consigo fazer a empresa crescer. Já fiz empréstimos e ainda estou pagando as contas. Logo no início foi muito bom, mas agora perdi muitos clientes. Como fazer conquistar novamente minha clientela?

Glaubenio, sua academia não está crescendo porquê? Já investigou à fundo qual o motivo? Já perguntou para seus clientes o quê eles estão achando e onde eles gostariam que você melhorá-se? Coloque-se no lugar de seu cliente. Realmente imagine-se entrando na sua academia pela primeira vez como cliente, fazendo o cadastro, pagando e utilizando a academia. O que você melhoraria nela se fosse cliente (e não dono) da sua academia? Em seguida, observe como estão indo seus concorrentes…

2, Marcela: Tenho uma loja de informática. Como faço para chamar atenção de mais clientes?

Marcela, para chamar atenção de clientes, você primeiro precisa saber QUEM SÃO OS CLIENTES que você quer. Quem são eles? Onde eles estão? Onde trabalham? Têm filhos? Quais os lugares que eles frequentam (qual clube, shopping, bairro, praça, eventos, cinema, restaurantes, supermercados, etc)? Sabendo isso, conhecendo melhor seu cliente, pense qual seria a melhor maneira possível para chamar-lhes atenção para sua loja. Uma pessoa distribuindo panfletos? Um cartaz? Um outdoor? Um anúncio no rádio? Na TV? No jornal? Uma estande num evento? Patrocinar um evento? Chamar atenção é parte da campanha de marketing. E marketing deve ter tanta importância quanto à qualidade dos seus produtos e serviços. Você precisa INVESTIR EM MARKETING, tanto (senão mais!) quanto investe nos seus produtos.

3, Fábio: Tenho uma loja de som automotivo, mas não estou conseguindo obter êxito. Como melhorar o lucro e ter um bom funcionário?

Fábio, quanto à questão de aumentar o lucro, leia a resposta acima, para a marcela. LUCRO é igual à: RECEITA menos DESPESA. Sendo assim, para aumentar o lucro, você pode diminuir suas despesas ou investir em maneiras para aumentar a sua receita (o que eu recomendo). E aumentar às receitas significa vender mais. E vender mais significa mais clientes. E mais clientes você consegue investindo em marketing. Já quanto à questão do bom funcionário, não existe resposta para isso. Você tem que testar, ter sorte ou receber uma boa indicação.

4, Pâmela: Sou formada em nutrição e junto com uma colega estamos fazendo um orçamento para montar uma cozinha de pequeno porte para entrega de marmitas. Primeiramente vamos até as empresas para conversar e expor nosso trabalho e analisar se realmente isso poderá dar certo. Gostaria de saber que tipo de acordo podemos firmar com as empresas, pois em geral os funcionários levam as marmitas de casa, ou seja, a empresa não tem gastos. Não sei se as empresas topariam fazer um contrato e depois descontar dos funcionários. Pode me ajudar?

Pâmela, descobrir se as empresas topariam fazer negócio com você para oferecer marmitas para os funcionários é coisa que você só vai descobrir indo lá conversar com os responsáveis das empresas. Você tem uma ideia de negócio. Agora o que precisa é fazer um plano de negócios para descobrir se a ideia vale a pena ou não. Na minha opinião é um bom negócio. Você é uma profissional formada e pode oferecer um serviço e produtos de alta qualidade. A empresa é obrigada à fornecer alimentação para seus funcionários, seja em almoços ou em dinheiro. Se você conseguir provar que vai sair mais barato para a empresa oferecer à seus funcionário as suas marmitas, você pode fechar bons negócios.

5, Wagner: Tenho uma pequena empresa onde presto serviços de artes, como criação de logotipo, design e caricaturas. Gostaria de atingir o público da internet. Coloquei um anúncio no Mercado Livre e anunciei no Google Adwords, onde estou até tendo bastante acessos. Porém não estou conseguindo fechar pedidos, e agora não sei se é algo errado na comunicação. Pode me dar alguma sugestão?

Wagner, ótimo! Você pegou bem a ideia. Anuniou seu produto no Mercado Livre e investiu em publicidade. O que você tem que fazer agora é descobrir qual a taxa de retorno do seu negócio. Em média, quantos acessos você precisa ter para fechar 1 negócio? 10? 50? 100? 1000? Sabendo isso, trabalhe para melhorar este índice, chamado de TAXA DE CONVERSÃO. Você faz isso melhorando a página onde está anunciado seu produto, fazendo promoções, anunciando para outros públicos, mudando o texto do anúncio, etc. É um trabalho de melhoria contínua. Você precisa primeiro ter o negócio funcionando (já tem), e então testar diferentes abordagens.

6, Wilton: Sou gerente de uma pequena empresa mas ela não está andando muito bem. O que posso fazer?

Wilton, pergunta difícil. Você pode fazer INFINITAS coisas para sua empresa ter mais sucesso. Descubra onde você pode melhorar seus produtos. Invista em marketing. Faça promoções. Contrate melhores funcionários. Segure os funcionários talentosos. Estude diariamente sobre o seu ramo de atividade. E por aí vai…

7, Eric: Tenho uma distribuidora de bebidas e artigos para festas. Estou nesse ramo há 11 anos e estou indo muito bem. Mas estou num patamar que não consigo ultrapassar. Quero ir mais longe, pescar peixes grandes! Sei que você tem boas ideias. Pode me dar sua opinião?

Eric, uma distribuidora de bebidas e artigos para festas. Eu mesmo já participei da elaboração de um plano de negócios para uma empresa desse ramo. Se você já está indo bem, para você crescer você precisa mais do que nunca INOVAR. Seja no produto, serviço, marketing, modelo de negócio ou qualquer processo da sua empresa. Inovar significa fazer coisa nova! Isso é lógico. Parado você não vai sair do lugar. Mas entenda que existem barreiras difíceis de serem ultrapassadas. Você pode ter atingido o limite da sua cidade. Talvez não exista mais para onde crescer na sua região oferecendo os mesmos produtos. Ou você oferece MAIS produtos e serviços, ou começa a atender outras regiões também. Particularmente prefiro a segunda opção. Mas antes de expandir sua área de atuação, tenha certeza que a área atual está bem dominada. Afinal você não quer perder território quando estiver desatento tentando conquistar outras áreas.

8, Cláudio: Trabalho com assistência médica durante 15 anos, sempre como supervisor, gerente e diretor comercial. Agora estou tentando administrar minha própria corretora. Fiz um site e estou tentando divulgar através de email marketing. Estive por dois dias nas primeiras páginas do Google. A minha corretora é especializada na terceira idade, então procurei colocar somente os produtos para esta faixa etária. Gostaria de ter um retorno mais rápido. Como posso conseguir?

Cláudio, email marketing é delicado. O sucesso e o fracasso de uma campanha estão muito próximos. É preciso ter cuidado para não ser enxergado como um enviador de SPAM, o que prejudicaria imagem da sua empresa. Mas estar nas primeiras posições do Google é sempre uma boa fonte de acessos para o seu site, embora não seja a única. Anuciar em outros sites que seus possíveis clientes frequentam é uma boa estratégia. O próprio Google tem uma solução muito boa para isso, o Google Adwords.

9, Thiago: Tenho uma empresa de decoração em uma cidade pequena. Há mais de um ano e meio não tenho lucro algum. Não sei mais o que fazer, já estou a ponto de fechar. Pode me ajudar?

Thiago, conheço muitas empresas de decoração que também trabalham com persianas e que estão indo bem, mesmo em cidade pequena. Você está anunciando seu produto? Ou está fazendo isso nos lugares certos? Lembre-se de investir em marketing tanto quanto você investe nos seus produtos. O risco de uma empresa não estar faturando é que um dos primeiros cortes de custos feitos é justamente o que mais traz clientes até você: marketing. Se você não pode investir muito em marketing no momento, procure estudar sobre marketing de guerrilha.

10, Claudia: Tenho uma mercearia pequena e existem muitos concorrentes na minha cidade. Não estou tendo lucro algum. O que devo fazer?

Claudia, ter muitos concorrentes é um problemão. Neste caso, faça um trabalho MELHOR que todos eles ou então faça coisas NOVAS. Assim você diminui a força dos seus concorrentes à seu favor. INOVE! Fora isso, reorganize todo o seu negócio. Responda todas aquelas perguntas que eu sempre faço: Onde você pode melhorar? O que pode oferecer de novo para seus clientes? Como funcionam os seus maiores concorrentes? Outras 50 perguntas aqui.

11, Nívia: Pretendo trabalhar com cozinha industrial, para fornecer marmitex. Estou buscando informações de como começar, quais materiais vou precisar,como calcular per capta, etc. Você tem algum material ou conhece algum site que possa me ajudar?

Nívia, eu não tenho esse material de como começar uma empresa de marmitex, mas talvez a Pâmela (acima) tenha. Em todo o caso, você é quem deve ir atrás disso e montar o seu plano de negócios. Estabelecer a sua própria estratégia de negócio. O Sebrae tem uma lista bem grande de ideias de negócio com bastante informação sobre como começar. Talvez te ajude.

12, Marcelo: Tenho uma loja de móveis. Todos os meses fico me perturbado para pagar as contas. Ela fica dentro de um bairro. Como faço para divulgar mais a empresa para obter mais vendas?

Marcelo, acredito que a resposta para a Marcela (segunda resposta) possa te ajudar. Você precisa primeiro conhecer seu público-alvo, para depois pensar nas melhores maneiras de divulgar o seu negócio para eles. Já o problema com as contas à pagar, te garanto que não é um “privilégio” apenas seu…

13, Stefani: Tenho uma agência de empréstimos consignados, mas a cidade onde moro tem muita concorrência. Por esse motivo a minha agência fica em outro ponto comercial, onde não tenho concorrência. Acontece que não estou sabendo como divulgar direito pra chamar mais atenção. Poderia me ajudar?

Stefani, o fato de você estar em outro ponto comercial não significa que as outras empresas da sua cidade que prestam o mesmo serviço deixam de ser seus concorrentes. Concorrente é toda e qualquer organização que tem potencial para atender os clientes que poderiam ser seus. Aliás, em muitos casos, estar em outro ponto comercial pode até atrapalhar mais do que ajudar, caso todas as demais empresas (suas concorrentes) estejam próximas uma da outra. Quando isso acontece, as pessoas tendem à ir para o ponto comercial onde encontram mais empresas oferecendo o mesmo produto juntas. Se for o caso, o melhor seria estar justamente lá também. É por isso que em grande cidades é muito comum uma rua abrigar dezenas de empresas concorrentes (de eletrônicos, por exemplo). Verifique se isso está te ajudando ou atrapalhando, e depois invista em marketing tanto quanto você investe em seus produtos e serviços.

Era isso pessoal. Agora mão na massa! Vocês são EMPREENDEDORES!! São das mãos de vocês que saem as maiores inovações do mundo!!!

Sucesso pra todos!

Créditos da imagem: National Library NZ

Comments

  1. Sinaldo Filho says

    Matheus, vida longa com saúde e paz para você e sua família, belo trabalho para facilitar a vida do seu semelhante. Este certamente é o melhor investimento a curto, médio, longo e eterno prazo!!! SUCESSO…

  2. luciano says

    Eu sou autonomo, trabalho a mais de 2 anos neste ramo, e agora estou querendo abrir minha empresa de impermeabilização, lavagem a seco, e hidratação de estofados. Agora preciso saber onde e quando montar, quero ter cnpj e quais as melhores forma de divulgar minha empresa.

  3. says

    ola seu blos é muito bom e muito explicativo ,gostaria de comprar uma academia no Brasil ,pois vivo na Suiça , como devo fazer para administrar o numero de clientes ?
    abraço
    Paula

  4. Eliseu Azevedo says

    Ola!
    Sou fotografo autonomo, ja atuo em minha cidade há pelo menos 1 ano e meio, porém não tenho tido retorno.
    Agora estou apostando na panfletagem, ja mandei fazê-los, pçorém tenho duvidas se posso soltyar panfletos de casa em casa, mesmo sendo fotografo autonomo.
    Obrigado

  5. Helio says

    Olá
    Agradeço as informações adquiridas , e fico feliz de saber que a maior virtude de um ser humano, é , beneficiar o maior numero possivel de pessoas a serem felizes, e atraves de seu site(ideias) voce nós faz.
    Deus abençoe vc.
    Abraço
    Helio

  6. arlete says

    sim adorei , ler os seu artigo e que desde já DEUS o abençoe ….trbalho com estetica , mas to kerendo mais um negocio , poerem inovador , por issi passando por aki to colocando as minhas ideias em ordem e depois pedir uma opinao aki sim .abraços arlete

  7. PAULA LIMA says

    Olá,
    gostei bastante do seu site. Suas informações me são muito úteis. Mas, quanto tiver um tempinho, gostaria de uma ajuda mais específica. Vou criar uma marca de roupas e gostaria de saber como crio uma marca, o que é necessário e o que é obrigatório num empreendimento desses e numa peça de roupas…Desde já sou muito grata.
    ps: caso deseje detalhes para responder melhor, vou criar uma marca para futuramente abrir uma proto-entrega de peças femininas.

    • says

      Amiga mim desculpe vim aqui em seus espaço de comentário, mais tenho um aboa dica para você. existem empresas no nosso país como o SEBRAE que dão consultoria gratuitamente para ajuda desse tipo e designer que te ajudam ate a criar na hora e podem te ajudar. procure o SEBRAE mais próximo e você e seja feliz! beijos Diogo Castro – Coruripe – AL/Brasil.

  8. says

    Gostaria de resalta
    5, Wagner:
    Tem cerca de 4 meses eu deixei de trabalha numa obra e usei meu dinheiro em prol de montar algo como o Wagner,faço sites,desenhos,logos,informatizo dentre outras coisas.
    O detalhe fica no como eu divulgo meu negocio,
    adwords , tem que saber divulgar, senao vai se dinheiro jogado fora,geralmente as pessoas enxem de palavras chaves com intuito de receber visitas. Mais importante que ter um milhão de visitas é ter visitantes que procuram seus serviços.
    Folders/panfletos: Fiz 10.000 os primeiros lugares que receberam foi locais onde as pessoas podiam olhar e escolher se pegava ou nao o folheto, experimente deixar uns 150 numa auto-escola, loja de informatica,farmacia e especialmente e restaurantes. Nosso negócio visa mais pessoas que tem um negócio então imagine onde este tipo de pessoa costuma ir, e nao se esqueça do detalhe que quem precisa de algo digital certamente tem um computador.

    E-mail direto: este é feito com ajuda de alguns catalogos, por exemplo o catalogo de moda, que lista as lojas de moda da sua cidade,com telefone e e-mail, ligue peça permissão para enviar o e-mail e se possivél envie a propagana fisica.

    Redes sociais: Muitos criam twitter,facebook e outras para empresa e a primeira coisa que fazem é sair adicionando contatos para todos axarem que seu negocio esta “bombando”, co correto é ter ali pessoas das quais se interessão pelos seus serviços, e se elas se interessão elas te adicionaram, e geralmente serão outras empresas. Outra coisa é que vc deve usar bem estes canais, divulgue o que quer sem exageros.

    Agora seu trabalho Wagner nao requer um canal mais forte a não ser que você ofereça mais serviços, talvez você ofereça e nao listou, caso sim, use os jornais, e novamente com estudo, não vai ser qualquer jornal que resultara o retorno esperado e nem mesmo qualquer tipo de anucio

    Este tipo de negócio tem grandes vantagens, como não necessitar de um ponto para funcionar, não ter perdas de produtos, assim como tambem tem suas desvantagems , como: qualquer marketing tem de ser bem elaborado e focalizado.

    Aproveitando o espaço vbou lembrar de un detalhe no meu negócio:
    No inicio eu divulguei no Adwords e inseri a palavra chave “orkut”, a primeira vista parecia uma bela estratégia, mas depois eu vi que que digitava orkut no google geralmente nao tinha interesse algum nos meus serviços,e no minimo eram adolescentes ao redor do mundo consumindo meu dinheiro a cada click, resumo, péssimo para meu tipo de negócio. Se eu estivesse lançando o facebook seria ótimo pra o meu negocio.
    Este foi apenas um detalhe onde eu errei, e se nao seguirmos bem as regras de marketing, o dinheiro vai embora.

  9. Marcelo says

    gostei de seu blog com valiosas dicas parabens,gostaria de uma dica como adiquirir um aplicativo de automação comercial na nova plataforma do windows phone pra mercearia com custo menor pois fiz um orçamento fica caro pra uma pessoa so porem se ouver comerciantes interessados numa parceria pra comprar o aplicativo no esmart phone wp7 pedido de vendas+estoque e finaceiro,e ao finalizar a venda tem a opção de imprimir via bluetooth cupom da venda surper completo pra mercearia.desde já agradeço pela dica.

  10. Patrique says

    Preciso de algumas dicas,tenho uma loja de utilidades(bazar,ferragens) com 7 vendedores;Que trabalhão repondo mercadorias e atendendo aos clientes mas estou com dificuldade para conciliar os dois como posso manter um bom atendimento e a loja abastecida?desde já muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>