O marketing de guerrilha vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, seja ela pequena, média ou grande. Os resultados são, muitas vezes, melhores do que o marketing convencional, e o preço muito menor.
O objetivo do marketing de guerrilha é não ter que comprar mídia e, ainda assim, conseguir chamar atenção, gerando propagando boca-a-boca e mídia instantânea.
Para isso, é preciso surpreender as pessoas, fazer com que elas arregalem os olhos, fiquem de queixo caído e aí sim saiam por aí dizendo para seus amigos “olha que legal isso“. E quanto mais criativa for a campanha melhor.
Existem diversos tipos de marketing de guerrilha. Os mais famosos são:
- Marketing Viral: quando a pessoa sente vontade de passar adiante, para seus amigos e conhecidos.
- Marketing de Emboscada: se aproveitar de um evento onde se encontra seu público para fazer campanhas ao redor do evento, sem ter que patrocinar o mesmo. Por exemplo, com camisetas criativas da empresa.
- PR Stunt: uma ação de grande impacto para atrair a atenção da imprensa e gerar mídia gratuita. Por exemplo, o lançamento do iPhone ou a quebra de um recorde organizado pela empresa.
Embora campanhas de marketing de guerrilha custem bem menos que o marketing convencional, ainda assim é preciso saber o que se está fazendo e contratar empresas especializadas para isso. Pois qualquer deslize pode inverter o resultado da campanha, fazendo com que a empresa seja criticada pelas pessoas (ainda mais na Era web2.0, onde qualquer pessoa pode atingir centenas de outras com suas críticas e opiniões).
Confira alguma fotos de campanhas de marketing de guerrilha que deram certo, e observe que qualquer uma poderia ser feita por pequenas empresas também (ok, talvez você não tenha uma BMW para amassar desse jeito). Clique para ampliar.
Quer saber mais?
[BL]bmw amassada, chevette amassado[/BL]
Obrigado pela indicação matheus. Espero que você apareça por lá deixando suas opiniões sobre os posts nos comentários. Afinal, pelo que li aqui, o que não falta pra você é conteúdo.
Abração e sucesso.
Sou um pequeno empreendedor, com muita sede de aprender e utilizar os conhecimentos.
Artigos como este: “Marketing de guerrilha para a sua empresa” ajudam a entrar nesse nublado mundo dos negócios.
Terminar dizendo que gostaria de receber mais dicas bem básicas, próprias para um iniciante.
Gostei muito do seu site, é bem Informativo. estou fazendo curso de Capacitação em vendas e marketing no varejo, o seu site é de grande ajuda para eu fazer pesquisas.
O que eu acho engraçado é que muitas das coisas que eu leio em relação ao tema tenho visto no mercado , como camisas criativas em eventos,embalagem para as pessoas levarem para casa os seus produtos e outras coisas .
Eu trabalho vendendo Bombons, trufas; como estou começando agora estou observando muito os meus concorrentes e vejo que eles empregam isto no negócio deles tambem, marketingo é muito interessente. bom abraço.
Como eu disse já vai muito tempo, gostei de ler os artigos e estou com muita curiosidade de saber mais nesse mundo dos negócios. Por favor enviem-me o que de básico tiverem.
Excelente Post Matheus, eu busco um inicio no marketing, afinal de contas minha empresa esta com 1 aninho ainda.
Vou procurar adaptar esse conteudo à minha empresa, e tomara que em pouco tempo eu volte a postar aqui, dizendo como foram bem empregadas suas ideias.
gostei muito das dicas e quero receber emails sobre as novidades gostaria de alguma dica sobre moda intima principalmente masculina pois quero ver se coloco na minha loja alguma novidade nesse ramo pois aqui não tem nenhuma loja que atinja especialmente este mercado masculino com moda intima e acessorios
me de uma dica obrigado
Marilei,
Para receber os artigos e dicas por email é só se cadastrar na barra lateral do site.
Quanto às dicas sobre moda íntima masculina, sou especialista nisso, já que uso esses produtos diariamente :) Particularmente eu não sei se entraria numa loja especializada nisso. Roupas, cuecas e meias eu prefiro comprar numa loja que não tenho um vendedor do meu lado todo o tempo. Prefiro passear pela loja sozinho e chamar um vendedor quando tiver alguma dúvida.
Em todo o caso, essa é apenas a MINHA opinião. Se você observou uma oportunidade, vá atrás dela e arrebente!
Sucesso na empreitada!
MZ