Web2.0 é o modelo de negócios padrão da nova “.com”. A startup web2.0 é pequena, tem um estilo casual, é ágil, foca em um nicho específico e dá poder aos seus usuários. É o lugar de trabalho perfeito para os talentos do mercado.
Este modelo já mostrou inúmeras vezes que funciona. No Brasil também temos casos de sucesso de startups web2.0, onde se destacam boo-box, Via6, Videolog e Camiseteria.
A startup web2.0 foca em um nicho específico
Foco é fundamental, é fator crítico de sucesso. E focar no menor problema possível pode ser muito vantajoso. Ao focar em um nicho pequeno você pode ser o melhor do mundo com muito menos trabalho. Ferramentas de comunicação e relacionamento mais poderosas tornaram viável a atuação de uma empresa em um nicho pequeno (estude A Cauda Longa).
A startup web2.0 dá poder aos seus usuários
Essa é fácil. Com tanto know how em comunicação, redes sociais e de relacionamento, qualquer empresa pode disponibilizar meios do usuário classificar ou até mesmo gerar seu próprio conteúdo no site. Vai produzir conteúdo? Deixe que seus usuários os classifiquem. Vai disponibilizar uma nova ferramenta? Deixe que eles decidam a melhor maneira de usar e adapte-a, facilitando ainda mais.
A startup web2.0 é ágil
A idéia inicial de um projeto muitas vezes está redondamente enganada e muda completamente, como da água para o vinho. A pequena startup deve estar preparada para mudar o foco da empresa. O Flick, por exemplo, era para ser um jogo. Não é errado mudar de foco, mas é errado não ter foco.
A startup web2.0 tem um estilo casual
O estilo casual é talvez a característica mais intrigante que virou moda entre empresas web2.0. E isso é bom, pois os sites acabam sendo muito mais amigáveis, mais informais, menos burocráticos. A cultura beat dá mais liberdade para soltar a criatividade e deixar a pedras rolarem.
A startup web2.0 é pequena
Ser uma empresa pequena, e a melhor do mundo no que faz, facilita a aquisição por alguma grande organização. Basta conseguir se manter lider por algum tempo num nicho interessante. E para se manter nessa liderança é preciso de pouca grana muita criatividade. Pouca grana porque os custos para se manter uma startup são baixos, e muita criatividade pois é preciso inovar, seja atuando em um nicho desconhecido ou fazendo diferente e melhor num nicho já explorado.
A startup web2.0 é o lugar perfeito para talentos
Cafeína liberada, horários flexíveis, lugar alegre, sem muitas restrições, máquinas rápidas, desenvolvimento madrugadas adentro… Que desenvolvedor não gostaria de trabalhar num lugar assim? Enfim, salário não é tudo, qualidade de vida está sendo mais valorizada a cada dia. Se não fosse assim, o Google não seria a empresa mais desejada pelos programadores pagando um salário menor que a média.
[BL]foco, inovação, talento[/BL]
Boa postagem!
parabens…
Valeu Carlos! Abraço.
É. Criatividade, vontadade, foco e um nicho bem escolhido é a lei de ordem para o pequeno empreendedor.
Um abraço do Beto.
Boa noite,
Parabéns pela postagem Matheus. Acabei de por no ar meu primeiro projeto WEB 2.0, chama-se Marque Já! e espero ansiosamente pelos resultados. O site esta em: http://www.marque-ja.com
Abraços!!
Pow vlw ai.. não e o que eu queria mas me ajudo muito.
Si algem saber uma boa compania de empreendimentos para si abrir e ganha muita grana e quiser me passa essa informação hehe me manda msg quero mudar o mundo e conto com vc!
GODEI MUITO DO SEU SITE POIS QUERO MONTAR MINHA EMPRESA NA INTERNET E GOSTEI DAS DICAS C POSSIVEL MANDE + DICAS PELO MEU E-MAIL OK