No mercado acionário, investidores utilizam diversas estratégias para analisar as empresas das quais pretendem negociar ações. Alguns preferem fazer análise técnica, outros análise fundamentalista. Qual é a melhor?
A fórmula para obter lucro investindo em ações é comprar uma ação por determinado preço e vender por um preço mais alto. Quanto maior, melhor. Simples? Na teoria sim, mas na prática muitos investidores quebram a cara. Algumas pessoas pegam carona em uma ação que está subindo bastante, na esperança de aproveitar o embalo e logo venderem por um preço maior. Quando isso não acontece (visto que o preço já ação já está no topo) perdem dinheiro na mesma velocidade que esperavam ganhar.
O investidor que pretende ganhar algum dinheiro no mercado de ações deve saber comprar na baixa e vender na alta. Isso envolve bastante estudo, assim como um empresário deve estudar o mercado antes de abrir sua empresa.
Para identificar o momento certo para comprar ou vender ações, o investidor pode optar por fazer análises técnicas ou fundamentalistas.
A análise técnica envolve estudar o histórico da ação. Observando os gráficos de preços, volumes de compra e venda e números de negócios, um investidor treinado pode identificar padrões que, segundo dizem, se repetem periodicamente. Quem utiliza essas práticas diz que os padrões sempre estão se repetindo, bastando apenas saber reconhecer as tendências dos números.
Já a análise fundamentalista envolve estudar fatores como a situação do mercado, patrimônio da empresa, sazonalidade do setor, e até o estado da economia do país. A vantagem dessa análise é que, ao se basear em fundamentos reais, as chances de obter sucesso são maiores, embora, na maioria das vezes, em médio ou longo prazo.
Ao meu ver, a análise fundamentalista é mais a eficiente para identificar o melhor momento para comprar ou vender suas ações. Os gráficos, por si só, não garantem que uma situação semelhante terá o mesmo resultado no futuro. Mesmo que o investidor se sinta seguro analisando gráficos, a análise fundamentalista nunca deve ser deixada de lado, e sim ser utilizada em conjunto com a análise técnica.
[BL]ações, livros, cursos, fundos de investimentos, bolsa de valores, analistas financeiros[/BL]
Oi, Matheus! Eu descobrì seu blog mentre estavo pesquisando em Technorati. Parabens e espero que vc irà a gostar o estudo de Analise Tecnica para identificar o timing melhor. ;-)
GiaMa, na verdade sou mais da análise fundamentalista mesmo. Prefiro analisar o perfil da empresa, o setor, a economia que envolve os produtos da empresa e tal.
Abraço ;-)
Olá Matheus,
Sou morador em Fernando de Noronha e como vivemos ilha-
do a dificuldade é muito grande em todos os aspectos.Recente
mente começei a me interessar por ações e gostaria de saber
se poderia indicar um livro onde posso ensinar com clareza as
análises de gráficos técnicos e fundamentalista.Agardeço
profundamente.
Olá Eustáquio, eu escrevi mais sobre ações nos artigos “Quando o engraxate entra na bolsa, é bom estar vendido” e “Acompanhe suas ações da bolsa de valores” onde cito alguns bons livros também.
Também recomendo você dar uma olhada nos cursos online da Aulavox sobre ações, tanto análise técnica quanto fundamentalista.
ps: Fernando de Noronha? Ainda não conheço, mas deve ser um paraíso hein? Quer trocar postal pra minha coleção? :-)
Qualquer dúvida estamos aí. Abraço
Mapas de sazonalidade-curto prazo. Onde posso conseguir estas informações. obrigado
Nelson,
Você não encontrará essa informação prontinha e disponível por aí. Você vai ter que fazer esse estudo baseado no ramo que você está procurando essa informação, e também no mercado, na época, etc, etc. E ainda assim, não é uma ciência exata, varia de empresa para empresa.
Abraço,
Matheus Zeuch