Olá, tenho 28 anos, estudo a distância no curso de Gestão de Negócios e hoje foi primeiro dia a ver tuas respostas sábias sobre várias perguntas. A cada pergunta que respondeste havia algo que me dizia respeito, parecia teres respondido a todas perguntas que eu tinha. Sinceramente fiquei impressionado, está de parabéns! Acho que está na hora de eu me mexer agora.
Nos últimos dias tenho um bicho que me chateia a cabeça, e diz que devo fazer qualquer negócio. Sou profissional de RH há 7 anos, mas quando olho ao meu redor sinto que sou capaz de fazer mais por esta área que sou apaixonado. O que posso fazer para ver se esse negócio é rentável ou não?
Com receio de ariscar pesado posso inicar com negócios pequenos, mesmo que não tenha relação com a área, apenas para me familiarizar com esta nova fase de empreededor?
Obrigado,
Nelson
Olá Nelson,
Você sabe quando tem o chamado “espírito empreendedor” quando sente essa sensação de incômodo. Quando sente que precisa empreender. Quando sente que pode fazer um bom trabalho para ajudar o mundo à funcionar um pouco melhor.
Muita gente sente isso, e sabe que deveria empreender, mas não segue em frente. Continua na segurança de um emprego que pague um bom salário e que lhe exige muito pouco da sua capacidade. Para empreender é preciso de coragem. É preciso se dedicar inteiramente e entrar com tudo, corpo e mente. Foco! Empreender é assumir riscos, é planejar, é pesquisar, é ir atrás, é fazer acontecer, é não esperar cair do céu. E por causa de tudo isso que empreender é tão desafiador e só pode ser realizado por verdadeiros heróis.
Eu tenho uma admiração muito grande por qualquer empreendedor, e acho que quem sente que pode contribuir mais empreendendo deve fazer isso mesmo. Enxergo como um prejuízo muito grande para a economia (e para a sociedade como um todo) quando um empreendedor com grande potencial não monta o seu negócio que tem em mente por falta de coragem ou preparação ou motivação ou oportunidade. É por isso que comecei o blog, para tentar compartilhar um pouco da minha experiência e para motivar outros empreendedores à darem continuidade à seus projetos. Se desde 2007, quando comecei à escrever, pelo menos 1 empreendedor foi lá e montou seu negócio e empregou outras pessoas após ler meus artigos, então todo o tempo e esforço que dediquei ao blog já se pagou mil vezes.
Se você quer empreender, vai lá e faz! Pesquise um pouco, planeje um pouco, troque algumas ideias com outras pessoas e depois bote a mão na massa. Talvez você falhe, mas saiba que na média empreendedores quebram 3 negócios antes de montar um que dê certo. Leve à sério seu sentimento de empreender. Continue mesmo depois de ouvir das pessoas mais próximas que isso não vai funcionar. À cada passo você vai ganhar experiência e o próximo vai ser um pouco mais fácil. Se você quer empreender, vai lá e faz!
Sucesso na sua empreitada!
Abraço,
Matheus Zeuch
Créditos da imagem: Andrea Vascellari
Bela resposta, Matheus. Por isso que eu digo que (além do medo) a falta de foco é um dos maiores obstáculos. A gente por um lado diz que não tem tempo para nada… e de outro reconhece que desperdiça tempo com atividades de menor importância.
Para o grupo A Classe Alta que estamos criando, fiz uma página especial para os teus amigos e leitores:
http://www.arataacademy.com/port/a-classe-alta-zeuch/
Abração e obrigado mais uma vez por ter participado desse primeiro projeto juntos!
ÓTIMA resposta. Preciso me mexer e as leituras aqui tem me despertado mais rapido. Como no artigo que diz “pense menos e começe a agir”, a ideia esta detalhada em um papel, dobrei a carga horaria de trabalho para levantar o capital necessario e tenho a plano para inicio de 2012.
Obrigado por todas as ajudas.
Parabens
Olá Matheus, ótima resposta, ser um empreendedor é isso ae mesmo, arriscar, ser ousado, fazer a diferença e sair da situação comôda, medo e insegurança sempre há e isso é normal, mas é preciso superarmos isso e fazer as coisas acontecerem, afinal basta observamos as inumeras histórias de empreendedores de sucesso, para vermos os bons frutos que o empreendedorismo traz,
Oi maravilhoso seu blog,ajuda muito! Quem semeia colhe sempre! Parabéns!!!!
É extremamente interresante seu blog, li alguns artigos, perguntas e respostas, gostei muito!!!
Matheus, é engraçado como as coisas acontecem na vida da gente. A alguns dias atrás, estava procurando artigos sobre empreendorismo e me deparei com seu site através do twitter, e a partir dai, todos os dias tenho que fazer uma visita aqui, e me inteirar um pouco sobre os artigos publicados. Parabéns pela iniciativa.