De 14 à 20 de novembro de 2011 aconteceu a Semana Global do Empreendedorismo. Eu participei com uma pesquisa para identificar o perfil do empreendedor brasileiro, suas maiores necessidades e prioridades. Foram 200 respostas!
Confira o infográfico abaixo, com os resultados da pesquisa:
A pesquisa foi respondida por homens (51%) e mulheres (49%), sendo a maior parte de São Paulo (22%), Paraná (17%), Rio de Janeiro (13%), Rio grande do Sul (13%), e Minas Gerais (9%). Praticamente metade (49%) tem entre 20 e 30 anos. Outros 30% tem entre 31 e 40 anos e 12% entre 41 e 50 anos. Apenas 3% tem menos de 20 anos e 6% acima de 50 anos.
Comparando os resultados desta pesquisa com a pesquisa anterior, podemos notar alguns pontos interessantes:
O número de pessoas querendo abrir um negócio cresceu. Foi de 48% para 63%, um aumento de 31%.
O interesse maior do público é em Administração e Plano de negócios. Notem que são assuntos relacionados à organização estratégica da empresa. O Marketing (que era o maior interesse antes) caiu para terceiro lugar. Já o assunto Obtenção de Recursos (que não aparece no infográfico), teve 34% de interesse e o foi menos votado.
O maior problema dos empresários são as Vendas Fracas. Este continua sendo o maior vilão das empresas que já estão em funcionamento. Como o interesse em Marketing caiu para dar lugar ao interesse em Administração, entendesse que a causa das vendas fracas pode estar relacionada ao mau planejamento dos processos e da estratégia da empresa.
Os empreendedores preferem buscar ajuda na internet do que com consultores especializados. 71% usam a internet para buscar informações que podem melhorar a sua empresa, enquanto apenas 2% utilizam os serviços de consultores especializados. Isso praticamente não mudou desde a última pesquisa, feita há dois anos atrás.
Falta de dinheiro para investir é o maior problema para quem quer começar um novo negócio. Este índice ficou muito parecido com o que descobriu a pesquisa sobre O Perfil do Empreendedor Digital, da RBS.
Para finalizar, gostaria de agradecer à todos os participantes desta edição da pesquisa. Dentre os 200 empreendedores que responderam a pesquisa, 45 informaram o endereço de seus sites, que você pode conferir abaixo:
Obs: Essa é uma pesquisa informal e não tem a amostragem e metodologia necessárias para ser considerada um resultado científico.
É o curioso que a “falta de dinheiro” seja o principal problema para quem quer abrir o próprio negócio.
Acredito que o empreendedor que pensa assim não está bem informado e principalmente, não está com vontade o bastante, acredito que alegar falta de dinheiro é, em verdade, a maior desculpa de quem “quer”, mas não vai abrir um negócio. Abrir um negócio depende muitíssimo mais de iniciativa do que de dinheiro, aliás depende mais de iniciativa do que de uma boa ideia, existem ótimos negócios realizados a partir de péssimas ideias.
Concordo com você Rodrigo, é curioso que a “falta de dinheiro” continue sendo a maior reclamação de quem quer abrir um negócio. E isso aparece em todas as pesquisas do gênero.
Nos últimos anos as oportunidades de receber investimento para um negócio novo e inovador cresceram muito. Eventos são realizados por todo o país para divulgar essas oportunidades. Eu mesmo já fui atrás delas, porém a minha opinião mudou.
Eu penso que vale muito mais começar sem recursos financeiros externos. Se você está pensando em abrir um negócio inovador, comece com seus próprios recursos. Vá adiante até onde puder ir sem aceitar investimento. Só quando tiver algo concreto procure um investidor.
Mesmo assim, é uma pena saber que muitas pessoas não darão continuidade e vida às suas próprias ideias e sonhos por uma desculpa como falta de dinheiro.
Otimo, gostaria de recber materiais com estas informações. Como Receber, Quanto Custa?