Na edição número 5 (dez/06) da revista Exame PME saiu uma pesquisa sobre as empresas brasileiras que mais cresceram entre 2003 e 2005. A campeã Nitrix, de Minas Gerais, teve crescimento de mais de 1500% (isso mesmo, você não leu errado, mais de mil e quinhentos por cento). O equivalente a média de mais de 300% ao ano.
E você sabe o que as campeãs têm em comum? Elas investem na criação de novos produtos e serviços e na diferenciação de seus produtos e serviços atuais.
É o que vem dizendo Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa. O mercado está ficando cada vez menos interessado nos poucos produtos de sucesso. O mercado quer agora variedade. E quanto mais, melhor. Esse é o efeito chamado Cauda Longa. E é por isso que as empresas que se ligaram nisso são as que mais cresceram.
Você tem o seu negócio próprio? Então trate de botar sua massa cinzenta para funcionar e criar, criar, criar. Sejam produtos ou serviços. Se forem ambos melhor ainda. Invente alguma coisa nova (algo que você goste) e faça funcionar. Nem que exista apenas uma meia dúzia de possíveis interessados.
E eu não estou dizendo para abrir uma empresa. Não. Um bom negócio pode ser um blog, um serviço, um hobbie mais elaborado… Qualquer coisa. Qual deve ser sua meta de crescimento? No mínimo 100% ao ano! Se você começou do nada e agora tem alguma coisa, então deve ser mais fácil ainda dobrar o que você tem em 365 dias.
Na lista das “100 mais” estão empresas que cresceram 20% em um ano. Pô! Só deixando seu dinheiro num fundo de investimentos você já consegue mais que isso. E olha que você nem precisa acordar cedo todo dia…
E ae Matheus.
Pois é, interessante esse assunto.
Atualmente, além de tentar (quando sobra) investir no banco do brasil, estou entrando nessa onda de blogs, mas por enquanto só por hobbie mesmo. Não sairei do meu emprego para escrever posts. Pelo menos ainda. Mas ainda vou ser dono do meu horário e trabalhar “NA WEB”, de qualquer lugar do mundo. Afinal, essa história de ficar num escritório na frente de um PC já eraz. Ainda trabalharei com um note, com uma placa da Vivo ZAP, sentado com os pés dentro d’água na beira da praia.
flw