Matheus Zeuch

Empreendedorismo e Administração de pequenas empresas

  • Início
  • Melhores Artigos
  • Sobre o Autor
  • Contato

Participação nos Lucros como um Projeto Social

29 de março de 2007

Recebi um e-mail de um estudante de Ciências Contábeis pedindo para deixar minha opinião sobre Participação nos Lucros como um Projeto Social. Tomei a liberdade de responder-lhe através do blog. Confira abaixo, na íntegra, o e-mail e a resposta.

Bom dia,
Sou aluno do Curso de Ciências Contábeis e estou realizando um trabalho sobre Participações nos Lucros. Li o seu artigo Todo funcionário deve ter participação nos lucros da empresa e gostei bastante.
Você acha que a PL pode ser considerada um projeto social??? Me ajudaria bastante conhecer o seu ponto de vista a respeito deste assunto. E pode ter certeza que terá o seu nome citado no meu trabalho.
Obrigado,
Um abraço.

Olá amigo, fico feliz em poder ajudá-lo em seu trabalho.

Com certeza eu acho que Participação nos Lucros pode ser considerado um projeto social. Poucas empresas ainda têm essa cultura, mas acredito que a PL pode ser aplicada em todas as empresas privadas, salvo algumas exceções, como empresas de prestação de serviços muito críticos, onde é muito arriscado terceirizar algumas funções, por exemplo. Nessas empresas a soluções é contar com um contrato muito bom ou então fazer com que os colaboradores que trabalham em áreas que não afetam diretamente o produto ou serviço da empresa, tenham uma importância significativa ao ponto de também participarem da divisão dos lucros. Nas demais empresas acho que é uma boa prática à ser avaliada.

O simples fato de um profissional talentoso saber que colherá frutos proporcionalmente relacionados ao seu esforço, já ajuda a resolver problemas sociais. Como por exemplo o excesso de empresas novas que quebram antes de completar o primeiro ano de vida. Isso acontece quando o profissional se sente menos valorizado do que gostaria na empresa em que trabalha, fazendo ele querer abrir seu próprio negócio pensando que seu trabalho de qualidade gerará bons negócios. Isso normalmente não acontece, e o resultado são muitas empresas que prestam um bom serviço mas pecam em todas as demais áreas administrativas, e poucas empresas com uma boa estrutura, mas com falta de profissionais talentosos.

Talvez seja este o motivo do Brasil ser o segundo país mais “empreendedor” do mundo. Todos sabemos que isso não é verdade, que estes números não estão sendo vistos da maneira correta.

Boa sorte com seu trabalho.
Um abraço

Compartilhe:

  • E-mail
  • Imprimir
  • Tweet
  • Pocket

Relacionado

Filed Under: Sem categoria

Trackbacks

  1. Matheus Zeuch » O primeiro passo de um post disse:
    12 de abril de 2007 às 9:56 pm

    […] eu preciso de um certo tempo para pesquisar sobre o assunto e formar minha opinião, para que esta tenha alguma utilidade para vocês, meus […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você quer?

  • Abrir uma empresa
  • Ideias de negócio
  • Melhorar minha empresa
  • Sem categoria

Copyright © 2021 Matheus Zeuch

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.