Por que não tenho lucro se faço tudo certo

Foto de: Manfred Zeuch

Boa tarde. Achei interessantíssimo seu texto sobre negócios em cidade pequena – gerencio um pequeno restaurante no interior da PB, onde tudo é muito difícil e caro. Apesar de termos um ótimo atendimento, boa comida, bebida gelada, propaganda, ótimo ponto, enfim, tudo que parece ser preciso, não saímos do vermelho. Estamos aberto há oito meses – trabalho aqui há seis meses – e a proprietária está agoniada para fechar. Quero muito achar uma solução pois um negócio além de pedir sucesso, também envolve a vida de várias pessoas, vários funcionários, que dependem do sucesso, para garantir seu emprego, sua renda e dignidade. Como pode me ajudar? Muito obrigada. Daiana.

Olá Daiana!

A primeira questão é: vocês realmente tem boa comida, bebida, propaganda, ótimo ponto e atendimento? De onde você tirou essa conclusão? É sua própria opinião ou você fez uma pesquisa com os clientes? Nem sempre a qualidade que pensamos ter é entendida da mesma forma pelo cliente. Pequenos detalhes talvez estejam passando despercebidos e podem estar impactando fortemente no conceito REAL de qualidade, que é o que o cliente tem, e não vocês.

Tente fazer uma pesquisa, deixe que os clientes sugiram melhorias, observe como funcionam os restaurantes de maior sucesso aí da sua cidade, converse com seu cliente. Vá até uma mesa qualquer e pergunte se estão sendo bem atendidos, se está faltando alguma coisa, faça isso de maneira natural e não exagerada. Assim o cliente se sentirá bem e encorajado de sugerir melhorias. A opinião dos seus clientes é FUNDAMENTAL.

Estude o fluxo de caixa para ver se não tem nada de errado com ele, se a grana está sendo aplicada corretamente. Lucro = Receita – Despesas. Liste suas despesas das maiores para as menores e observe onde pode reduzí-las ou qual está exageradamente alta. Saiba qual o seu potencial de receita (o máximo de clientes que você pode atender por dia) e a qual distância disso você está atualmente. Não tem muito segredo aqui a não ser observar com atenção receitas e despesas.

Se as contas estiverem certinhas, os preços bem trabalhados e a qualidade está de acordo com as expectativas dos seus clientes, então basta continuar fazendo um ótimo trabalho. 8 meses também pouco tempo para ter um retorno de investimento desse porte, principalmente se o investimento inicial foi grande para garantir o ponto, os bons funcionários, divulgação, etc. Vocês ainda estão começando, então quem sabe seja uma boa ideia fazer alguma promoção que incentive seus clientes a voltarem.

Sucesso no seu restaurante. E se ele começar a bombar fique à vontade para compartilhar aqui no blog.

Abraço,
Matheus Zeuch

Ps: Foto gentilmente cedida por Manfred Zeuch.

Comments

  1. says

    Uma curiosidade: Como tem sido a evolução do faturamento? Está estável, crescendo (se crescendo, quantos por cento ao mês e ao ano?) ou reduzindo? Se o restaurante foi aberto há 8 meses somente, ele pode estar naquela fase de crescimento mas ainda no vermelho. É fundamental que a sua patroa entenda que muitos negócios começam a dar lucro depois de anos, principalmente num local difícil e caro como você mesmo disse.

    Abraço e sucesso!

  2. Daniela says

    Bom dia, Matheus!! Faço doces por encomenda em minha própria casa. Conquistei uma clientela muito boa, de boca a boca e com eventos de degustação que faço em alguns lugares os clientes vão crescendo cada vez mais. E ai que está o problema, sei fazer doces e a parte administrativa e todas as outras coisas importantíssimas para o crescimento de uma empresa e claro o lucro está tudo péssimo. Não sei por onde começar. Você não faz este tipo de trabalho? Está tudo uma bagunça e preciso resolver isso o mais rápido possível, caso contrário vou acabar desistindo… obrigada…Daniela

  3. josilene sena pinheiro says

    ola Matheus aluguei um ponto para mim trabalhar vendendo comida cruas peito de frango,coxa,bife,calabresa,hot-dog etc…
    tudo pra dar certo mais o lucro esta péssimo quando chega o fim do mês tudo acaba acaba o dinheiro as mercadorias etc…por favor me ajuda a gerenciar e ter lucro.se não vou a falência total.obrigada Josilene sena Abaetetuba pará

  4. gilson says

    ola Matheus tenho uma disk marmitex quero saber oque faço para aumentar meus clientes está muito dificil mantelo tenho 6 meses de trabalho …..por favor me ajude

  5. marco says

    estou precisandode uma orientaçao, tenho um negocio a mais de 2 anos tenho 1 funcinario e 2 auxiliarestenho uma renda bruta de 3.800,00 minha impresa e registrada e todo mes fecho devendo;

  6. marco says

    estou precisando de uma orientaçao, tenho um negocio a mais de 2 anos tenho 1 funcinario e 2 auxiliares tenho uma renda bruta de x minha impresa e registrada e todo mes fecho devendo;

  7. says

    @Marco, você terá que fazer um pente fino em toda sua empresa, de cabo à rabo. Comece conhecendo à fundo de onde vêm suas receitas e todas as suas despesas. Quais são seus produtos mais lucrativos? Quais as suas maiores despesas? Quais despesas você pode cortar sem reduzir a receita? É possível focar apenas nos produtos mais lucrativos? Verifique TUDO! Resolva problema por problema. Quando tudo estiver rodando direitinho com seus recursos atuais, comece à focar em vender mais, através de propaganda e promoções. Mas não tente aumentar as vendas antes de colocar ordem na casa, pois isso só vai tornar a situação mais caótica ainda.

    Sucesso!
    MZ

  8. elizandra says

    ola sou revendedora da jequiti ,hermes tambem revendo langerie mas não consigo vender muito bem acho porque a jequiti não e tão conhecidocomo faço pra vender e divugar mais?

  9. says

    contrui uma cosinha semi-Indusrtial em minha casa mesmo ,para fazer Marmitex + nao quero vender de 1 em 1 pq ou disk pq a gente nao sabe quanto vem por dia
    que quero mesmo e pegar 1 ou 2 empresas que pssa contratar meu trabalho entrego no local + nao sei por onde começar aki em Maringa pr .
    ja trabalhei 2 anos assim no Mt me sera q vcs poderia me dar umas dicas obrigado…

  10. Carine Braz says

    OLA, TENHO UMA LOJA DE VARIEDADES (BRINQUEDOS, UTILIDADES DOMESTICAS, PRESENTES, BIJUS, PAPELARIA, E AGORA ESTOU COMEÇANDO A VENDER INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS MUSICAIS). NO ENTANTO, A CIDADE É PEQUENA E NÃO DA PRA VENDER SÓ INSTRUMENTOS, EMBORA AQUI NA CIDADE NÃO TENHA NENHUMA LOJA DE MUSICA. MINHA EMPRESA NÃO DA PREJUIZO, MAS TAMBEM NAO DA LUCRO. TEMOS 1 ANO E 3 MESES DE FUNCIONAMENTO. O QUE FAZER PARA AUMENTAR AS VENDAS QUE SÃO PEQUENAS? FAZEMOS DIVULGAÇÃO DA RADIO LOCAL E CARRO DE SOM.

  11. Mauro says

    ola, tenho um restaurante e estou desanimado pois não estou vendo retorno, vendo a prazo para empresas fazendo fechamento quinzenal com + 5 dias para receber, só que não consigo esse prazo para pagamento de mercadorias, vendo bem a vista tb mas estou percebendo que meu caixa esta reduzindo cada vez mais mesmo tendo lucro no final, não sei onde estou errando pois não esta sobrando dinheiro para garantir o crescimento, sua ajuda sera de grande importancia.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>