Estamos em meio de uma grande crise na área de desenvolvimento de software no Brasil e no mundo. E não é nova, já vem de muito tempo. Em média 31% dos projetos de software são cancelados antes de estarem concluídos; 53% dos projetos de software excedem mais do que 50% a sua estimativa de custo; e, somente 9% dos projetos, em grandes empresas, foram entregues no tempo e orçamento planejados.
O maior culpado disso é o profissional de TI que não resiste às pressões de seu cliente, seja externo ou interno, e acaba cedendo à estimativas impossíveis de cumprir. Os projetos desandam quando o desenvolvedor não têm competência e vende seu produto como se tivesse. Ou então ele é competente mas não suporta a pressão do cliente.
Claro que o cliente deve ter conhecimento dos processos que envolvem o desenvolvimento de um bom software, e deve confiar no profissional que está envolvido no projeto, assim como confia em seu médico quando este diz que precisa de uma semana para analisar os sintomas de uma doença. Mas também o profissional deve ter muita competência para gerenciar corretamente o projeto. Cliente, conhecimento; Profissional, competência.
Um bom gerente de projetos por ajudar muito a diminuir essa situação. E o gerente não precisa necessariamente saber sobre tudo no projeto. Basta conhecer quem sabe, saber onde buscar e saber agregar talentos. Isso sim é importante. E além de saber agregar talentos, tem a obrigação de saber como posicioná-los corretamente no projeto. Isso quer dizer que programador sênior trabalha na linha principal do projeto; programador pleno se responsabiliza por áreas de risco; e programador júnior fica com as partes menos impactantes do projeto, pois se ele errar o projeto não vai por água abaixo.
A solução desta crise é complicada. Essa cultura, do cliente pedir tudo e o fornecedor aceitar, está muito arraigada. Talvez com a regulamentação da profissão a coisa melhore um pouco, mas acredito que não seja a solução definitiva. Você tem alguma idéia melhor, além de continuarmos com campanhas e mais campanhas?
[BL]gerente de projetos, livros, cursos, projetos, software, serviços[/BL]
Olá Matheus;
Achei muito interessante o post, e concordo com o que disseste.
Acho inclusive, que a regulamentação também de área de gerência seria interessante, para podermos peneirar no mercado gerentes de projeto que realmente tenham formação e conhecimento para encarar projetos que necessitem deste apoio.
Até mais…