Matheus Zeuch

Empreendedorismo e Administração de pequenas empresas

  • Início
  • Melhores Artigos
  • Sobre o Autor
  • Contato

Qual oportunidade de negócio eu devo seguir

3 de agosto de 2010

Olá Matheus, sou do interior de São Paulo. Gostei das suas abordagens e dos seus artigos, acredito que devem auxiliar muita gente. Atualmente vivo uma situação atípica do que você deve receber em seus emails. Sou de uma família de empreendedores, onde todos irmãos tocam o negócio principal da familia, uma construtora que tem matriz em Curitiba.

Todos possuem outros negócios fora da construtora, como fazenda, haras, importadora… Em todos esses negócios os sócios geralmente são da nossa própria família. Eu tenho 26 anos e sou formado em administração. Tive boa experiência à frente do nosso escritório em Uberlândia, mas agora quero montar meu próprio negócio.

Há um ano venho estudando, devorando revistas, “googleando” muito para achar um negócio que eu realmente goste. Eu sou um pouco sonhador, penso muito grande. Eu entendo bem que todo negócio nasce pequeno, e ninguém começa grande, porque tudo você tem que construir com o tempo. Mas negócios limitados, como por exemplo uma pizzaria ou uma franquia de loja de roupas, são muito difíceis de você conseguir se destacar e crescer muito com elas.

Tenho pensado em dois negócios, um ligado à construção, alugando equipamentos, e outro é uma loja de eletrônicos de marca. Então, meu propósito como este email é ter uma opinião melhor sobre esses negócios, saber alguma ideia de algum outro caminho ou ideias para poder trabalhar e pesquisar. Sinto que estou parado e precisando seguir em frente. Muitos reclamam que não tem dinheiro para montar um negócio. Eu tenho o dinheiro, mas não consigo me decidir sobre o que realmente quero fazer. Caso tenha um tempo para me ajudar eu agradeço.

Abraço, Moreno.

Olá Moreno,

Obrigado pelo email. Sempre é bom saber que as pessoas estão gostando e aproveitando de alguma maneira os meus artigos. Então vamos ao que interessa.

Encontrar o melhor negócio para você se dedicar é difícil, como você já viu. Ainda mais para pessoas com bastante espírito empreendedor, que são muito bem informados, são bastante criativas e enxergam oportunidades à cada esquina. O problema é que muitas vezes essa grande variedade de opções acaba atrapalhando e desviando o foco da atenção. Nesse caso é preciso agir mais e pensar um pouco menos. Pensar grande é ótimo. Ter recursos próprios é bom. Ficar parado é péssimo.

Coloque no papel todas as suas ideias de negócio. Identifique os prós e os contras de cada uma e até onde você enxerga que pode ir com elas. Fique com as três melhores e, dessas, faça um estudo de viabilidade. Isso significa escrever um plano de negócios para cada uma delas, como se um grande investidor o tivesse contratado para lhe dizer se as ideias são boas ou não, qual é a melhor, quanto cada uma vai precisar de investimento e quando será o retorno do investimento de cada uma.

A maioria dos empreendedores não sabe dizer exatamente qual é o melhor negócio da vida para eles. Isso acontece porque a sua paixão não está no resultado, e sim no início e no meio do processo de empreender. O processo de começar um negócio do zero. A superação dos obstáculos. O encarar os desafios de frente. A conquista, passo a passo, das grandes metas. O ato de arregassar as mangas e colocar a ideia planejada para funcionar. O resultado final é meramente um prêmio, ou a confirmação positiva de toda uma jornada de sucesso.

E note que tudo isso acontece com QUALQUER NEGÓCIO, seja ele uma pizzaria, uma construtora, uma loja de eletrônicos, ou qualquer outro negócio em qualquer outra área de atuação. A paixão do empreendedor está em definir um objetivo grande com metas razoáveis e depois trabalhar para alcançá-las. Pode acontecer com qualquer tipo de negócio.

Portanto não perca muito tempo pesquisando o melhor negócio. Simplesmente explore da melhor maneira possível uma boa oportunidade. É fácil enxergar oportunidades se você é criativo. Estabeleça uma estratégia para explorá-la da melhor forma possível. E então: TBC!! (“Tire a Bunda da Cadeira”, termo que aprendi no Empretec).

Você já tem TUDO o que precisa para empreender: informação, experiência, recursos, sócios, paixão, criatividade, visão… Conhece os riscos. Sabe que tem mais chances de sucesso se empreender com paixão. Quanto à questão do peso e da responsabilidade de investir todo o seu dinheiro, você pode investí-lo pouco à pouco, e não tudo de uma só vez.

Toca ficha! O mundo precisa de empreendedores como você. Faça o seu papel para ajudar o mundo! Parece clichê, mas é verdade. E se precisar de ajuda no percurso, é só escrever novamente. Enquanto isso, continue acompanhando o blog e indicando os artigos que você acha que podem ajudar outras pessoas. Depois conte como está indo o seu negócio, seja ele qual for.

Sucesso na empreitada!
Abraço,
Matheus Zeuch

Créditos da imagem: divemasterking2000

Compartilhe:

  • E-mail
  • Imprimir
  • Tweet
  • Pocket

Relacionado

Filed Under: Sem categoria

Comments

  1. edson says

    14 de setembro de 2010 at 8:58 pm

    moro numa cidade do interior ( registro )
    gostaria de uma opiniaõ sua qual seria um bom negocio na cidade

    Responder
  2. Wederson santos says

    7 de dezembro de 2010 at 2:16 pm

    Olá Matheus Presciso de Uma luz Abrie Uma empresa De Informatica e Automaçao comercial Mais estou prescisando de Bom Conselho porque Estou desesperado Com MUita Coisa pois as vezes Fico Comedo que nada de certo Pra mim eu trabalho com meu irmao e meu grande amigo . Tenho Apenas 19 Anos larguei Tudo Pra Poder Acreditar nesse Negoçio Eu Estou Prescisando de Uma Boa luz de Como Fazer .estou sem reaçao Devido Algumas Dificuldades desde ja agradeço !

    Responder
  3. elaine ferreira says

    9 de dezembro de 2010 at 4:56 pm

    Olá Matheus ,amei seu blog, e gostaria de saber sua opinião sobre , blog de imoveis.na realidade oque tenho em mente é ,um blog de oportunidades tanto para anuncios de imobiliarias, pousadas,apartamentos tanto a venda quanto aluguel,inclusive esta semana vi uma materia sobre a casa do poeta Fernando Pessoa ,e achei interessante porque conheci um pouco mais da historia dele e na oportunidade a casa do proprio, quero colocar materias ,sugestões enfim me ajude por favor são muitas ideias ,estou reunindo informacões e a sua opinião é muito importante.obrigada.

    Responder
  4. Fábio Abreu says

    9 de março de 2011 at 5:59 pm

    Boa Tarde, Matheus sou de Canoas-RS, conheci teu blog hoje, gostei muito.
    Estou procurando um negócio de baixo custo (eu e a metade do Brasil né rsrs), não consegui identificar oportunidades aqui, não sei se é falta de empreendedorismo ou medo da falta de recursos, de qualquer forma adoro empreender. Poderia me dar uma dica de negócio ou como identificar as oportunidades aqui?
    Abraço

    Responder
  5. Matheus Zeuch says

    10 de março de 2011 at 1:51 pm

    Olá Fábio,

    Eu sou de São Leopoldo, pertinho. Fiz o Empretec em Canoas. Posso dizer que qualquer cidade é ótima para empreender. Os desafios é que são diferentes em cada uma.

    Infelizmente não tenho como ser muito específico respondendo sua pergunta. Você está procuranod um negócios de baixo custo. Aposto que com bom retorno também. Esses negócios existem, e são relativamente fáceis de encontrar. O que não é fácil é saber identificá-los. É preciso ficar atento e agir mais do que pensar.

    Minha sugestão é começar com algo que você goste de fazer e observar as oportunidades que se abrem no decorrer do caminho. Não canso de repetir: fazer o Empretec também ajuda, e muito.

    Boa sorte e sucesso na sua empreitada.
    Abraço,
    MZ

    Responder
  6. junior carneiro says

    29 de março de 2011 at 8:35 am

    moro em uma cidades de pouco mais 10 mil habitantes quero montar um negocio pequeno para mim o que devo colocar mesmo por que o ponto e pequeno e so tenho tres mil para começar.

    Responder
  7. Matheus Zeuch says

    31 de março de 2011 at 3:42 pm

    Junior,

    Você pode montar um negócio lucrativo com 3 mil reais numa cidade com 10 mil habitantes, mas é preciso ser criativo. Desse dinheiro que você tem disponível, uma parte você precisa guardar como capital de giro, então sobra um pouco menos.

    Sugiro pesquisar bem por algum tipo de negócio que não necessite muito investimento financeiro e mais investimento em tempo e esforço seu. Quem sabe um catálogo de negócios da sua cidade lhe renda um lucro o suficiente para investir, posteriormente, em um negócio mais elaborado.

    Abraço e sucesso no seu empreendimento!
    MZ

    Responder
  8. norberto assis says

    21 de abril de 2011 at 11:27 pm

    tenho uma escola de musica a um ano e vejo que praticamente não existe enteressado em aprender tocar um intrumento,ja trabalho no vermelho eu e um amigo,ja fizemos promoções,e poucos aluno nos procuram,me de uma ajuda que devo fazer

    Responder
  9. josé carlos says

    25 de dezembro de 2011 at 2:04 pm

    tenho há 10 anos uma empresa de serviços a qual eu alugo brinquedos, mesas,cadeiras e utensilios p/festa e tambem faço buffet de churrasco, a minha empresa é um sucesso e pioneira neste segmento na cidade, trabalho todo estes anos na garagem da minha casa, tenho planos para crescer e alcançar varias cidades vizinhas, ma\s quando tento alugar um espaço maior onde o aluguel triplica, meus filhos ( parceiros) ficam desanimados com a ideia, me deixando sem ação , o que faço para anima-los a terem um espirito de crescimento empresarial……..

    Responder
  10. Thiago Gomes says

    12 de março de 2012 at 5:56 pm

    Boa tarde Matheus!

    Conheci seu blog hoje e adorei, tenho muitos conhecimentos em empreendedorismo e gosto sempre de estar me atualizando. Você tem uma posição de liderança que me deixa curioso em continuar as leituras.

    Quero parabeniza-lo pelo seu excelente trabalho com seu blog, e gostaria de aproveitar e falar para essas pessoas que querem começar um negócio e não tem muito capital invista no mecado de marketing multinível. Eu trabalho com uma empresa deste segmento e posso afirmar que é uma das melhores e menos ariscadas oportunidades. Deixarei meu contato via email para os interessados em cnhecer o projeto.

    Abraço e fica com Deus!

    Responder
    • Matheus Zeuch says

      13 de março de 2012 at 6:36 pm

      Olá Thiago,

      É um prazer receber novos leitores. Seja bem vindo e obrigado pelo seu comentário.

      Realmente marketing multinível pode ser uma boa maneira para começar a entender o espírito empreendedor. Penso que não é um bom negócio para todo mundo, pois esta área exige um perfil específico e nem todo mundo se dá bem nessa área. Mas se for bem organizado e planejado, daí sim.

      Abraço e fica com Deus também!

      Responder
  11. vania de almeida says

    21 de julho de 2012 at 9:19 am

    moro em uma cidade turística de uns 100 mil habitante é uma cidade onde todas as cidades da região depende dela aqui é fonte de emprego para as cidades vizinhas aqui existe um fluxogrande de carro, meu marido esta pensando em comprar o material de lavar carro a seco pois observamos carros lindos parados nas ruas e sujos e como somos a favor domeio ambiente queremos economizar a água o que vc acha desse tipo de negócio como iniciar ?

    Responder
    • Matheus Zeuch says

      27 de julho de 2012 at 12:15 pm

      Vania, eu gosto da lavagem à seco. Utilizei esse serviço de uma empresa da região onde eu moro e gostei. E ainda é algo que traz benefícios para a natureza. É gratificante trabalhar com coisas desse tipo, além de poder se tornar um ótimo negócio se você o administrar bem.

      A maneira de iniciar neste negócio é a mesma de todos os outros negócios: planejamento. Procure primeiro se informar bastante sobre este mercado. Estude, conheça empresas que prestem este serviço em outras regiões e converse com os proprietários. Depois se prepare para a abrir a empresa, elaborando em detalhes como vai funcionar o seu serviço. Finalmente, procure uma empresa de contabilidade para ajudá-la a abrir a empresa e comece a trabalhar e divulgar seu serviço na região.

      Não se preocupe em ter tudo 100% certinho antes de abrir as portas da empresa. O negócio só vai se ajustando com o tempo, então quando puder abrir as portas, faça isso e então aos poucos vá melhorando cada parte do negócio.

      Abraço e sucesso na empreitada!
      MZ

      Responder
  12. sally roma says

    8 de abril de 2013 at 5:13 pm

    Matheus, olá!
    Conheci seu site hj, e não parei mais de ler, acabei lendo quase tudo!, sou Psicologa, e tenho uma clinica de Testes pra CNH, ja abri uma esfirraria a uns 4 anos, mas quebrei, mas hj mais recuperada, quero abrir outro negocio, e fiz o que vc sugeriu, de listar as hipoteses, e sempre caio nas 3 que me perseguem, quero trabalhar com RH, gestão de pessoas, todos dizem que sou uma lider, mas preciso me especializar mais, talvez MBA, mas esta muito cara e demora, amo animais e tb me dizem que iria me dar bem com eles de qualquer forma, adoto, faço parte de ong’s, fora os contatos de outras apaixonadas por animais, minha rede nesse setor é maior, mas falta capital, da medo, pelo que ja perdi, e gosto de cozinhar comida japonesa, faço pros amigos e eles é que fazem a propaganda, mas nunca cobrei, faço por prazer, mas aprendi sozinha e preciso me especializar, vou fazer um curso no Senac – Aguas de São Pedro de culinaria japonesa – pratos frios, isso final de maio e começo de maio, vou participar do empretec, sebrae, mas não sei se lá essas duvidas sumirão ou vou ficar mais perdida, ou se o empretec é mais indicado pra quem ja tem o negocio, enfim… perdidassa!!!! tem alguma sugestão? será que os 3 é muita ambição?? vou me perder?? moro em Limeira e aqui mão de obra é a principal reclamação, eu poderia treinar, mas o atendimento dos pet shops são pessimos, eu sou consumidora e sei, ja a comida japonesa todos meus amigos gostam, ai ai, desculpa a bagunça de idéias, abrçs e obrigado.

    Responder
    • Matheus Zeuch says

      8 de abril de 2013 at 5:40 pm

      Olá Sally,

      Antes de mais nada: Calma! Respira fundo. Relaxa. Você parece muito agitada com todas essas ideias. É normal empreendedores terem mentes agitadas por causa da avalanche de ideias que lhes passam no dia a dia. Mas é preciso saber filtrá-las. É humanamente impossível abraçar todas as oportunidades que nos aparecem. Então temos que escolher as melhores.

      Em um determinado momento da minha vida eu estava trabalhando para uma empresa, fazendo faculdade, escrevendo um blog, administrando uma empresa e abrindo uma segunda empresa com outros sócios (e em outra cidade que ficava há cerca de 100km de distância). Tudo isso ao mesmo tempo!

      Minha sugestão: não abra os três negócios agora.

      Escolha um para abrir primeiro. Quando este tiver alcançado o seu ponto de equilíbrio e começar a dar lucro, aí sim pense em explorar a segunda oportunidade. Mas não antes de encontrar alguém muito competente para seguir tomando a maioria das decisões na primeira empresa.

      Faça um estudo de viabilidade para cada uma das suas ideias e decida qual você deve investir primeiro. Esqueça as outras e foque toda a sua atenção numa empresa apenas.

      Não é necessário fazer um MBA para abrir uma empresa. No entanto, fazer o Empretec é uma boa ideia! Recomendo que o faça se tiver a oportunidade.

      Um abraço e sucesso na empreitada,
      Matheus

      Responder

Trackbacks

  1. Tweets that mention Qual oportunidade de negócio eu devo seguir | Matheus Zeuch -- Topsy.com disse:
    3 de agosto de 2010 às 4:44 pm

    […] This post was mentioned on Twitter by yurinascimento, Matheus Zeuch. Matheus Zeuch said: Qual oportunidade de negócio eu devo seguir http://migre.me/11UHA (post recém saído do forno) […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você quer?

  • Abrir uma empresa
  • Ideias de negócio
  • Melhorar minha empresa
  • Sem categoria

Copyright © 2021 Matheus Zeuch

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.