Faz tempo que não falamos! Como havia dito nos e-mails anteriores estou fazendo faculdade e se Deus quiser será o fim da primeira fase dos meus planos. Indo superficialmente ao meu assunto, em Moçambique estamos vivendo momentos de descobertas de oportunidades de negócios e cada dia que passa me parece que já perdi muitos dólares de oportunidade. Será que devo continuar aguardando o momento certo ou quando terminar a faculdade? O que me aconselhas? Existe outra componente que é a parte financeira. Será que todo negócio exige muito dinheiro para começar? Caso não, podes me dar algumas dicas? Obrigado, Nelson.
Olá Nelson,
Indo direto ao assunto, NÃO ESPERE!!! Se você está vendo uma oportunidade, vá atrás dela. Não significa que você vá de fato abrir um negócio, mas pelo menos você deve fazer um estudo de viabilidade, para descobrir se vale a pena ou não abrir um novo negócio para explorar a oportunidade.
Note que oportunidades tem prazo de validade. Se você não explorá-la no período certo, outra pessoa o fará e ela passará a não ser uma oportunidade tão boa neste momento. Tome o hábito de, sempre que encontrar uma possível oportunidade, fazer um breve estudo de viabilidade dela. Pegue um papel e faça alguns rabiscos, levantando brevemente os passos que você precisaria executar caso decidisse abrir o negócio, e porquê vale ou não a pena fazer isso. Não descarte oportunidades até você decidir que ela não é boa para você explorar.
Sobre terminar a faculdade, saiba que muitos dos maiores empreendedores bem sucedido da história não terminaram a faculdade, ou nem chegaram a entrar nela. Na verdade, faculdade não é tão importante assim para empreendedores, e sim para quem vai seguir carreira trabalhando nas empresas fundadas por outros empreendedores. Para empreendedores, o maior benefício de uma faculdade é fazer contatos e utilizar a faculdade como ferramenta para seus projetos empreendedores.
E não, não é preciso muito dinheiro para abrir um negócio. Você pode começar pequeno se não tem dinheiro. Além disso, você pode usar a internet para alavancar seu negócio, com um custo praticamente zero hoje em dia. Se o seu negócio é a comercialização de um produto, pode estocá-lo em casa e vendê-lo pela internet. Se por acaso se tratar de um serviço, também pode manter a estrutura em casa e atender pela internet ou telefone. Claro que esses modelos não atendem à todos os tipos de negócios, mas boa parte deles você pode começar dessa maneira, até conseguir um bom ponto físico para sua empresa, se isso for realmente necessário.
Um grande abraço e sucesso na sua empreitada!
Matheus
Créditos da imagem: Podknox
Deixe uma resposta