Não deixe documentos importantes nas mãos de uma só empresa. Muito menos se você não está pagando nada para ela ou se ela te deixa claro que o serviço está em fase Beta. Nem mesmo se essa empresa for o Google.
Essa semana mesmo aconteceu, comigo, de um erro no Google Docs não me liberar acesso aos meus documentos. Nem documentos de texto nem planilhas. Nada. O desespero só não foi maior por eu conhecer o Google a ponto de ter a maior confiança de que logo iria voltar ao normal. Mesmo assim, precisava acessar uma planilha e não consegui. A imagem abaixo mostra a tela que estava aparecendo para mim (clique na imagem para ampliar).
Não é a primeira vez que o Google apresenta erros que indisponibilizam suas aplicações. O próprio Gmail ficou indisponível para mim um dia desses, me mostrando uma tela semelhante a abaixo (clique na imagem para ampliar).
E se o Google parar de vez? E se um pequeno erro, como os mostrados neste artigo, me impedirem de abrir um e-mail importante ou acessar um documento ou planilha na hora em que mais precisar dela? E se essa indisponibilidade for maior do que alguns minutos? E se o Google se atrapalhar e perder meus documentos ou e-mails? Deus me livre.
Claro que já tinha pensado nisso muito antes do incidente, mas é nos momentos de desepero que a gente têm as melhores idéias do que DEVERIA ser feito.
Para não tornar este post muito negativo, termino apresentando algumas idéias e oportunidades poderiam surgir para explorar este mercado:
- Algum empreendedor poderia criar um serviço de backup utilizando as APIs liberadas pela maioria aplicações Web2.0.
- O Google poderia investir em aplicações redundantes, nem que os dados sejam sincronizados apenas de tempos em tempos. Assim, pelo menos ainda teríamos acesso aos dados mais antigos.
- Os documentos e e-mails poderiam ser disponibilizados, de alguma forma inteligente e segura, em torrents ou redes peer-to-peer (P2P).
[BL]livros, câmeras digitais, mp3, pendrives[/BL]
Deixe uma resposta