Que público explorar numa cidade pequena

Olá, sou do interior do Maranhão e pretendo iniciar um negócio[bb] por aqui. A cidade tem menos de 30 mil habitantes, mas é conhecida pelas belezas naturais e tem no ecoturismo[bb] uma das suas principais atividades. Estou na dúvida de que tipo de negócio poderia começar, visto que o turismo[bb] já é muito explorado e a cidade é muito pequena pra que eu possa investir em um determinado nicho que talvez não tenha sustentabilidade. Sempre quis montar uma gráfica, apesar de nunca ter trabalhado na área. Que público eu poderia explorar numa cidade tão pequena? Se puder me ajudar com alguma luz que não seja a de alguma lâmpada eu te agradeço desde já.

Produtos e serviços que atendam a principal atividade da cidade!!!

Eu sou dessa opinião: em cidades pequenas o melhor negócio é atender as demandas relacionadas à sua principal atividade econômica.

Se no seu caso a principal atividade da sua cidade é o ecoturismo, então você deve explorar isso. Não com uma nova empresa de turismo (se já existirem muitas), mas com…

  1. … produtos e serviços as empresas de turismo necessitem.
  2. … ou com produtos e serviços que os turistas possam usufruir durante sua estadia na cidade.

Embora a população da cidade seja muito pequena, sempre surgirão novos turistas-clientes. Isso é uma grande vantagem para sua empresa, pois pequenos erros podem ser consertados para os próximos turistas.

As empresas que focam em produtos e serviços para os habitantes (em cidades como a sua) tem um fator complicador, que é a escassez[bb] de clientes. Então se o produto oferecido não for renovável, a empresa poderá passar por maus lençóis.

Pense nisso na hora de montar o seu negócio…

… a principal atividade de uma pequena cidade é o nicho que mais será explorado por empresas[bb], prefeitura[bb] e por toda população[bb]. Esteja neste time até que a região se desenvolva o suficiente para necessitar de outros tipos de empresa.

Vai umas dicas para dar um start nas suas idéias?

  • Distribuidora de brindes (você poderia fechar parcerias com as empresas de turismo da cidade).
  • Pizzaria[bb] mais badalada da cidade (que os turistas não poderiam deixar de conhecer).
  • Pousada (boa o suficiente para entrar para os guias turísticos da cidade).

No mais, o que eu desejo é muito sucesso no seu novo empreendimento. E fique à vontade para passar por aqui depois para contar como foi sua experiência.

Grande abraço!

[BL]turismo, pizzaria, pousada, brindes, idéias[/BL]

Comments

  1. says

    olha estou com duvida em como poderia ajudar a banda do meu marido a decolar , visto que eles sao bem conhecidos na cidade a populaçao da cidade gota do trabalho deles, so que eu nao sei por onde eu poderia começar pra dar aquele empurrao pra alavancarem sucesso, tenho varias ideias e nao sei como poderia transforma-las em realidade, pois, so sou uma das esposas de um dos integrantes da banda. se puder me ajudar agradeço.

  2. Matheus Zeuch says

    Oi Tati,

    Tenho vários amigos que tem bandas, umas mais famosas outras nem tanto. O diferencial das mais famosas para as menos é basicamente a rede de contatos dos integrantes e qualidade do som. As bandas mais famosas tem pelo menos uma ou duas pessoas mais populares, com muitos amigos, fazendo com que seja mais fácil conseguirem bons shows e ir crescendo pouco à pouco.

    Com o tempo, vão participando de concursos regionais, festas maiores, festas em outras cidades, e apoio das rádios locais (às vezes esse apoio das rádios é comercial também).

    Os integrantes da banda tem que investir em suas amizades, ser amigo de todos, estar sempre presentes nas festas, se mobilizar, ficar amigo dos donos de festas e organizadores, e… tocar muito bem, ensaiar bastante, gostar mesmo de música. Saber ser divertido para o público e profissional para os patrocinadores e clientes.

    REDE DE CONTATOS e QUALIDADE é o que faz uma banda crescer pra valer!!!

    Abraço e sucesso pra banda!

  3. says

    Caro Matheus,Sou professor da Disicplina “Negócios em Cidades de Pequeno e Médio Porte”. PUC-Minas. Parabéns pelos artigos publicados. Tenho usado alguns para trabalhos e discussões em classe.
    Abraços,

    Prof. Piva

  4. Milena says

    Você acha que sorvete expresso é um bom negócio para uma cidade do interior de aproximadamente 20 mil habitantes?
    Aguardo ansiosamente.

  5. Matheus Zeuch says

    Oi Milena,
    Mas é claro! Desde que seja num lugar movimentado e longe de outras sorveterias. Além disso, cuide dos detalhes, como limpeza e qualidade do sorvete. E tenha em mente que para funcionar você vai ter que trabalhar em domingos e feriados, quando as pessoas estão passeando e mais propensas a tomar um bom sorvete expresso ;-)
    Depois passe aqui pra contar como está indo seu negócio!
    Sucesso e abraço,
    Matheus

  6. Ramon says

    Sou de Minas Gerais, de uma cidade com cerca de 5 mil habitante (Centro Oeste) as principais atividade são Horticultura, Leite, Avicultura, 2 industrias sendo 1 prestadora de serviços da FIAT e a outra encubatórios e demais comercios.
    Gostaria de uma dica ou uma ideia de que tipo negocio seria mais atraente, comercio ou prestação de serviços.

    Grato de sua atenção

    Ramon

  7. Matheus Zeuch says

    Oi Ramon,

    A idéia de negócio exata quem tem que descobrir é você. Neste artigo eu dei algumas dicas sobre como chegar nela, o quê observar, o quê levar em consideração na hora de buscar a melhor oportunidade para você.

    Cada negócio é diferente, exige tipos diferentes de empreendedores, de clientes, de fornecedores. Você tem que buscar a melhor oportunidade que se encaixa no seu perfil e então fazer o melhor possível para torná-la um bom negócio.

    Sucesso! Abraço,
    Matheus

  8. Cléverson Tomaz de Souza says

    Sou do Paraná, e moro em uma pequena cidade com 5000 habitantes que fica no interior do estado.
    Tenho vontade de começar a trabalhar por conta própria. Alguém pode me ajudar dando alguma idéia de que negócio daria mais certo para abrir aqui?. Visto que mesmo sendo uma cidade bem pequena, já tem sorveterias, desde mini até supermercados, padarias lan-house, confecções, 1,99 e muitas outras coisas.
    Desde já agradeço a atenção de todos.

  9. pedro says

    gostaria de uma ideia, pois gostaria de montar um negócio proprio ,mas minha cidade é muito pequena e despoe de 5mil habitantes apenas e ja tem muitas lojas de roupas e mercadinhos e gostaria de montar o meu proprio negócio.

  10. reinaldo says

    eu moro em uma cidade de 4mil abitantes no sul do tocantis
    eu abri uma distribuidora de catalogo so que nao ta dando certo poque o populaçao e pouca e os pedidos sendo poucos fica com o frete muito caro e eu trabalho de graça. ja decidi feicha. e estou precizando de uma ideia de uma empreza que fuciona em uma cidade muito pequena.!!!!! agradeço

  11. says

    Moro em uma região agrícola no sul de Minas. Aqui em minha cidade temos uma Destilaria de Alcool ( Alvorada do Bebedouro) e ,lógicamente, temos plantações imensas de Cana de açucar.
    Há tempos estou querendo montar um negócio próprio, e gostaria de receber informações sobre a fabricação de cachaça. Quais as chances de mercado( inter/ exter/), de quanto seria o investimento, espaço p/ a montagem da peq/ industria,etc.

  12. Matheus Zeuch says

    Olá Cleuza,

    Questões específicas sobre o seu negócio quem vai ter que buscar é você. Você tem espírito empreendedor! Comece escrevendo um plano de negócios completo. Daí você mesma irá se sentir obrigada em ir atrás de diversas informações, muitas vezes fazendo suas próprias pesquisas para conseguir a informação.

    Um abraço,
    Matheus Zeuch

  13. Rodrigo says

    muito obrigado por me responer( atender )
    moro numa cidade do interior de SP
    região de ARAÇATUBA
    tem menos de 40 mil habitantes na minha cidae
    que negócio eu poderia abrir por aqui
    que desse uma renda boa
    muito obrigado
    fique com deus

  14. Matheus Zeuch says

    Olá Rodrigo,

    Desculpe mas isso você terá que descobrir. Tem vários artigos aqui no blog que podem ajudar a ter a sua ideia de negócio.

    Boa sorte,
    Matheus Zeuch

  15. Gabriela says

    Acabei de mudar para uma cidade pequena (cerca de 8 mil habitantes), não tem muitas oportunidades de emprego por aqui e principalmente para mulheres (só em confecção ou vendas), tenho vontade de abrir um negócio, porém, a cidade já possui mercados, lojas de móveis, lan houses, padarias, presentes, sorveteria, lanchonetes, lojas de roupas e calçados. Pensei em loja de revelação de fotos, pois não tem, porém não sei se o nº de hatitantes é suficiente e nem faço idéia de como começar esse tipo de negócio. Pode me ajudar?

  16. Matheus Zeuch says

    Olá Gabriela,

    Encontrar o negócio ideal para você é talvez a tarefa mais difícil, pois depois que você sabe o que vai fazer, sabe também quais são os próximos passos, e não fica mais parada no mesmo lugar.

    Procure listar as atividades que você gosta de fazer. Investigue no sebrae a lista de centenas de ideias de negócio (e dicas para cada um) que eles tem. Converse com as pessoas para descobrir uma boa demanda que você gostaria de atender. Quando tiver uma lista de negócios que exploram oportunidades reais da sua cidade, diminua a lista para uns 3 negócios e faça uma análise de viabilidade de cada uma.

    Sucesso na empreitada,
    Matheus Zeuch

  17. adriana says

    oii!!

    estou pensando em abrir um negocio, mas minha cidade é muito pequena. tem em torno de 8000,00 mil habitantes mas tem uns 2500,00 que morram na cidade, na minha cidade tem d tudo, menos lan house e video locadora, pensei em abrir mas nao sei se daria lucro.pode me ajudar.

  18. LILICA says

    ola, tenho 8 mil reais na mao, e infelizmente nao tenho ideias como as suas. por favor me de uma luz pois quero investir bem esse dinheiro, nao e muito mais acho que da pro começo. pensei em uma loja que vendesse d tudo um pouco dsde d agulha ate roupas. me ajudo por favor.

  19. Joli says

    Boa tarde estou querendo abrir algo para mim, mas não tenho nem idéia, moro numa cidade de quase 150 mil habitantes está crescendo muito rápido e preciso crescer junto.Na cidade há várias empresas de grande porte, mas não consigo pensar em nada que não tenha um investimento muito grande e um retorno rápido, podendo com o tempo investir mais dinheiro.

    Obrigada me ajudem

  20. catiuce santos de oliveira says

    bom dia cansada de trabalhar pra outras pessoas resolvi abrir meu proprio negocio,resolvi colocar algo que na minha cidade não tem
    que é o açaí na tigela e ja estou planejando colocar um ponto,mas como faço pra expandir mais meu negocio.

    grata. catiuce

  21. says

    Boa noite Matheus, gostei muito das suas materias, parabens! Preciso de um conselho seu; estou quarendo abrir um negocio na minha cidade, interios do Ceara 250mil habitantes, uma cidade q esta cresciendo muito! Andei pesquisando o mercado e na verdade aqui ja tem de tudo um pouco, entao pensei em franquias ou em algumas destribuidora! na verdade estou sem saber! me ajude com alguma dica! obrigada

  22. Diego Silva says

    Matheus, sou recém formado em Administração e acredito ter um grande potencial para Empreendedor. Moro em uma cidade com menos de 20 mil habitantes e isso torna muito difícil encontrar um emprego na área que estudei, portanto desejo aproveitar a situação para montar meu próprio negócio; mas a questão é: O que montar?. Espero que você possa me ajudar e desde já agradeço.

  23. samuel rosa says

    Ola Matheus parabéns por seu trabalho,cara eu trabalho em brasilia,na area de confeitaria e qero abrir um negocio para mim
    em salvador ba pois estive la em janeiro e vi que la é fraco nesse ramo mas não sei como comera se voce poder mim dar uma dica fico muito grato
    abraço

  24. ian says

    Olá matheus , parabéns pelo site, ando lendo muitos artigos diariamente. O negócio é o seguinte: eu e minha namorada somos de uma cidade no paraná Foz do Iguaçu, que já está saturada de todos os tipos de empresa. Iniciamos um planejamento com análises e consulta de valores e pesquisas. Já tenho consultado o site do Sebrae, pois a idéia é montar uma micro empresa. Pensamos bem e calculamos que em 2 anos conseguiremos juntar 10 mil reais tranquilo, entretanto temos em mente sair daqui (325 mil habitantes e já tem absolutamente de tudo) para ir para uma cidade pequena em crescimento com algum negócio faltando (demanda)e montar um negócio de família. Eu gostaria de uma dica sobre como fazer a análise sobre a atividade principal da cidade que mudaremos, e de como escolher a melhor opção para satisfazer algumas necessidades da cidade. Resumindo: chegando lá, como veremos o que está faltando e se vale a pena montar o negócio e como escolher esse negócio?

    Abraços agradeceria se respondesse, por gentileza
    estamos no caminho certo?
    Muito Obrigado

  25. Francieli says

    ola, moro num municipio com menos de 10 mil habitantes, tenho uma locadora de filmes e jogos, mas quero mudar de ramo, pois locações de filmes aqui corresponde a minoria da população. Mas não tenho idéia do que posso colocar, pensei em por uma loja para alugueis de trajes para casamentos, aqui não tem nenhuma que atenda este ramo, mas não é um custo muito baixo….será que a cidade comporta este tipo de comércio ou seria melhor investir na cidade vizinha que é relativamente maior?

  26. says

    Olá Francieli,

    Se locações de filmes é um negócio sem um grande número de clientes na sua cidade, imagine uma loja de alugueis de trajes para casamento! Seguindo nessa linha, talvez você possa estudar a viabilidade de uma loja não apenas de trajes para casamento, mas outros tipos de trajes também. Ou então não apenas os trajes para os casamentos, mas uma série de serviços para casamentos. Acredito ser mais interessante.

    Não sou contra cidades pequenas. Muito pelo contrário, elas oferecem ótimas oportunidades, sem contar que fica muito mais fácil ser o melhor negócio de um determinado ramo numa cidade pequena. Mas cidades maiores oferecem uma variedade maior de oportunidades. É mais fácil encontrar algo que você goste de fazer e que tenha demanda numa cidade se ela for um pouco maior, com mais clientes potenciais.

    Se o seu negócio atual está dando lucro, meu conselho é continuar trabalhando para melhorar o negócio. Trabalhar para melhorar significa aumentar a lucratividade da empresa. E você faz isso reduzindo despesas e aumentando o faturamento.

    Se quiser realmente mudar de ramo, tente procurar algo que você possa ir mudando gradualmente com o seu negócio atual, em vez de sair de um ramo que você já tem experiência para entrar num totalmente novo e diferente.

    Sucesso nessa empreitada.
    Abraço,
    Matheus Zeuch

  27. ian says

    Olá matheus , parabéns pelo site, ando lendo muitos artigos diariamente. O negócio é o seguinte: eu e minha namorada somos de uma cidade no paraná Foz do Iguaçu, que já está saturada de todos os tipos de empresa. Iniciamos um planejamento com análises e consulta de valores e pesquisas. Já tenho consultado o site do Sebrae, pois a idéia é montar uma micro empresa. Pensamos bem e calculamos que em 2 anos conseguiremos juntar 10 mil reais tranquilo, entretanto temos em mente sair daqui (325 mil habitantes e já tem absolutamente de tudo) para ir para uma cidade pequena em crescimento com algum negócio faltando (demanda)e montar um negócio de família. Eu gostaria de uma dica sobre como fazer a análise sobre a atividade principal da cidade que mudaremos, e de como escolher a melhor opção para satisfazer algumas necessidades da cidade. Resumindo: chegando lá, como veremos o que está faltando e se vale a pena montar o negócio e como escolher esse negócio?

    Abraços agradeceria se respondesse, por gentileza
    estamos no caminho certo?
    Muito Obrigado

  28. luiz says

    Olá, preciso de ajuda, eu e minha esposa gostariamos de montar um negócio nosso. Na nossa cidade não possui industrias ou grandes empresas. O que gira muito na cidade são estudantes, já que a cidade possui 3 universidade, e também pacientes, pois possui o melhor hospital público do estado…preciso de ajuda a respeito dessa idéia, o que podemos colocar?
    Pensamos em várias coisas, até uma empresa em que faça digitação de trabalhos, scaner, plastificação, encadernação, cópias, mas que venda produtos também destinados a area academica, já que o local que escolhemos não fica no centro, mas fica próximo a uma universidade e uma escola estadual.

    o que me dizem?

  29. says

    @ian

    Nenhuma cidade no mundo já tem absolutamente de tudo. Muito pelo contrário, quanto maior a cidade, maiores as oportunidades. E buscar oportunidades é o mesmo processo em qualquer lugar: observação.

    Em qual área ela de destaca economicamente? O quê a cidade tem em abundância? O quê a cidade não tem e tem que buscar nas cidades vizinhas? Em qual área a cidade mais cresce anualmente? Quais os maiores projetos da prefeitura para a cidade? Quem e como são os habitantes da cidade?

    Estude a cidade. Observe!

    @luiz

    Não costumo dar ideias de negócios prontas. O Sebrae já tem uma lista bem grande de ideias, inclusive com planos de negócios montados.

    Acho que a resposta acima, para o Ian, pode te ajudar. Você já está observando à sua volta e identificando oportunidades, isso é ótimo! Agora é só fazer um estudo de viabilidade e botar a mão na massa se a oportunidade é boa.

    Comece com essa ideia de abrir uma empresa de fotocópia (também conhecida por Xerox em algumas regiões). Faça um plano de negócios. Liste os equipamentos que você precisa, funcionários, gastos com aluguel, defina a melhor localização para você, etc. Depois defina seus produtos com respectivos preços, estabeleça metas para as vendas dessas produtos e serviços e finalmente calcule o tempo que levará para alcançar o ponto de equilibrio caso você bata suas metas mensais. Isso é um estudo de viabilidade.

    Sucesso na empreitada de vocês!
    Abraço,
    Matheus Zeuch

  30. Daniel says

    Ola!

    Sou estudante de Administração de empresas pela UFC(Faculdade Federal do Ceara), e gostaria de abrir um negocio na cidade onde nasci. Nela tem 30 mil habitantes, e uma oportunidade que consegui idealisar foi de uma loja de cosmeticos, considerando esses dados de que em 2008, o setor movimentou US$ 28,7 bilhões, com uma participação de 8,6% no mercado mundial (ocupando a terceira posição do ranking de 2008 divulgado pelo Euromonitor, atrás apenas dos EUA e do Japão, que têm market-share de, respectivamente, 15,6% e 10,1%) – um crescimento de 27,4% comparado ao ano anterior. O que você acha da ideia?

  31. says

    ola sou dafne ,sou de uma cidade que cada dia que se passa aumenta as lojas de roupas,calçados,etc…entao a cidade tbm nao e muito grande e estou desempregada e tenho um pequeno capital que rerecebi de uma empresa que trabalhei entao gostaria de saber como faço pra empregar esse pequeno capital,bom eu pensei em abrir um negocio (um bufett de festas infantis e formaturas etc.)aqui na cidade tem pessoas que trabalham com festas so que elas so trabalham com decoraçaoes e nao inovam os seu materias .gostaria de uma ajuda e tbm tenho uma tia que ela entendi muito de decoraçaoes,e as comidas pra buffet me ajude porfavor

  32. gilda says

    olá matheus .gostaria que me ajudasse .pois moro em uma cidade de 30mil habtantes quero abrir um pequeno negocio mais não sei o que .pelo que me ajude se puder.

  33. Alessandro La Rocca Silveira says

    Olá Matheus, parabéns pelo artigo, muito bom.
    Moro em uma cidade pequena(20mil habitantes) cujo nicho principal é a venda de máquinas agricolas(tem uma fabrica da john deere no municipio). Num raio de 100km existe outras 10 cidades com tamanhos variados(entre 5mil e 80mil habitantes). São cidades ainda não exploradas pelos sites de compra coletiva. Estou em fase de término do primeiro site de compras coletivas na região. Gostaria de uma dica de como proceder junto aos fornecedores(leia-se empresas de serviço), para que entendam de forma clara o que estamos vendendo. Compra coletiva ainda é uma cultura muito nova, dificil de se fazer entender. Para teres uma idéia, nem meu contador sabia como enquadrar a empresa. Minha intenção é mostrar ao empresário que investir em nossa empresa dará um retorno maior que ele investir em um outdoor, pois além dele saber exatamente quantos clientes a propaganda estará alcançando, ele ainda pode ter um retorno de parte do investimento.

  34. Ademir says

    Boa tarde.
    Moro em uma cidade do interior de São Paulo com treze mil habitantes e estou interesado em abrir um negocio gostaria de sabe se tem alguma sugestão.
    Aguardo Respotas
    Obrigado.

  35. Ernandes Souza de Azevedo says

    Gostei muito das idéias…
    Tenho pretenções de montar meu negócio próprio.
    Trabalhei 8 anos com venda de confecções. Faço consultoria à parte Natura e Jequiti.
    Mas queria um negócio fixo com possibilidade de uma boa rentabilidade.
    Atualmente trabalho com venda de combustivel com carteira assinada.
    Minha cidade gira em torno de 9 mil habitantes na zona urbana e 11 mil na zona rural.
    Qual seria uma idéia bem atrativa em que eu pudesse alcançar o sucesso?

  36. clara maria says

    oi Matheus, sou estudante de turismo e moro em uma cidade do interior do RN onde a economia gira em torna do cultivo de caju e serviços públicos.gostaria de montar algo relacionado a minha área mas o turismo esta se desenvolvendo a pouco tempo e está mas voltado para as pessoas com maior poder aquisitivo.gostaria de envolver os demais menbros da sociedade.penssei em algo relacionado com esportes ou ligado com a natureza visto qu a cidade é rica em áreas naturais.gostaria q me ajudace.aguardando resposta

  37. Fellipe says

    Olá meu nome é Fellipe e sou de Barbacena MG. Creio eu que a população gire em torno dos 180.000 habitantes. Tenho interesse na area de (prestação de serviços) porém com uma diferença.
    Domotica>> Automação residencial. Tenho 20 anos mas venho amadurecendo essa ideia, a mais ou menos 4 anos. Estou cursando Engenharia de Controle e Automação. Na minha cidade AINDA não foi semeada, essa ideia de DOMOTICA, porque ainda é um pouco desconhecida. Será que seria interessante dar um pontapé trabalhando nessa área? Alguma dica também?

    Desde já Grato!

  38. says

    Olá Fellipe de Barbacena,

    Automação residencial é MAIS do que interessante para dar um pontapé inicial. EU MESMO estou trabalhando num projeto nesta área. Tenho um blog sobre o assunto, que anda meio desatualizado e com um pequeno probleminha no layout no momento, mas a ideia é escrever bons artigos sobre domótica e postar o andamento dos projetos.

    Sou apaixonado por esta área. Meu TCC foi sobre isso. Semana que vem vou dar uma palestra sobre isso. Acredito que será um dos mercado que vai crescer muito nos próximos anos.

    Minha dica é tocar ficha no seu projeto.

    Abraço e sucesso,
    MZ

  39. patterson araujo says

    boa noite ! morro em uma cidade pequena, com cerca de 7.5000 habitantes ,onde a renda basicamante e composta por aposentados e servidores publicos.ha 3 anos abrir um deposito de bebidas mas a pouco tempo fechei por causa do fiado e do pouco movimento!que dica voce pode me dar para continuar sendo um emprendedor do meu municipio sendo que aki ja tem de tudo.minha cidade e rica em garimpos e esta concentraado um alto teor que indica que ha diamantes no subsolo existem sondas e empressas especificas na area aki.

  40. Maria Virginia says

    Olá tudo joia? estou precisando de uma dica de algo no qual eu possa investir e que não nesessite de muto capital. Moro em uma cidade que tem uns 10 mil habitantes, pequena no interior MG a infração sobe muito rapido pois a concorrencia maior aqui é entre dois empresarios, então preciso de algo que não esteje relacionado a mantimentos e roupas, algo pequeno e diferente se der pode ligar a area de grafica, silk, ah detalhe a minha mãe e costureira.

    desde ja obrigadinho….aguardo respostas!

  41. cristian says

    boa tarde…como a maioria das pessoas aqui, também quero um novo negocio. o que pretendo fazer (e isso já faz tempo) é um bufê infantil…com espaço para festa, terceirizando salgados; doces etc…talvez espaço também para mini discoteca para um bufê teen. a idéia partiu do momento em que precisei desse tipo de serviço em cidade maior que a minha e não havia data pra quase nenhum dia que eu queria. o problema na realidade é o fato de ser negocio novo em uma cidade de 32.000 hab. em que quando fazem festa para seus filhos é na propria escola ou em casa. a idéia eu ja tenho e agora como perder o medo de explorar o inexplorado?

  42. Neide carmo oliveira says

    Ola , trabalho com venda e locaçao de tendas na capital de goias
    mais aqui esta muito saturado , estou querendo trabalhar com outro seguimento de negocio em outro estado .
    gostaria de ouvir opnioes.

  43. Tássia Soares says

    Moro em uma cidade com pouco mais de 8.000 habitantes. Gostaria de saber no que seria melhor investir.. Já pensei em abrir uma Locadora de DVD’s.. Mais não tenho certeza se vai cair bem na cidade. Gostaria de receber novas idéias e opiniões… Gostaria que meu negócio tivesse lucro certo, pois tenho pouco capital e se for preciso, pretendo fazer um tipo de empréstimo para concluir minha idéia.. Gostaria de receber conselhos também sobre que tipo de curso eu poderia fazer para me adaptar melhor ao meu negócio??

  44. says

    moro numa cidade de 75 mil habitantes considera cidade poló
    aréa que mais que é o comercio . parece que já tem tudo menos uma coisa
    essa cidade é ”não tem local de lazer ” , sempre que chega um restaurante, bar , sorvetia o estabelecimento ficar lotado, as pessoas aqui estão sempre em busca muito de lazer para sair com seus filhos , quais segmentos de lazer para um cidade assim .
    aguardo resposta pelo email , grato desde já

  45. LUCIANNA MIRELLE says

    Boa tarde,sou enfermeira e trabalho numa cidade do interior do maranhao com aproximadamente 13 mil habitantes…a maioria da população depende de emprego publico(prefeitura) e outra parte atua na empresa Maity, de processamento de alcool,plantio e corte de cana.Estou pensando em abrir uma pequena empresa mas nao sei se no campo da saude ou outro…vc pode me ajudar???obrigada

  46. Carla says

    Moro numa cidade de 80mil habitantes, aqui o que domina é a agricultura, sou formada em educação fisica e tenho uma academia só que estou cansada pois ja fazem 10anos q trabalho 12horas por dia. Gostaria de montar outra coisa ou até mesmo na minha aera mas com menos carga horaria, impostos e que tenha algum diferencial. Poderia me ajudar? aguardo sua resposta e agradeço desde já.

  47. MARCIO SANTOS says

    BOA TARDE! ME CHAMO MARCIO MORO NUMA PEQUENA CIDADE DE 70.000,00 HABITANTES SOU REVENDEDOR DE CALÇADOS FEMININOS VENDO DE PORTA EM PORTA E MEU NEGÓCIO ESTA INDO MUITO BEM, MAS SEMPRE ESTOU PENSANDO EM NOVAS IDÉIAS PARA ATINGIR MAIS CONSUMIDORAS. ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM CARRO MAIOR E MONTAR PRATELEIRAS DENTRO PARA EXPOR MELHOR MEUS PRODUTOS TENDO EM VISTA QUE HOJE MEU CARRO É UM CELTA E MEUS SAPATOS FICAM DENTRO EM SUAS CAIXAS TEM ALGUMA IDÉIA PARA MELHORAR MINHAS VENDAS.
    ATT..
    MARCIO SANTOS

  48. nusa says

    boa noite! moro em uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro onde tem apenas 7 mil habitantes e eu gostaria de estar abrindo meu proprio negocio mais aqui ja tem 3 padarias, 15 lojas de roupas e acessorios, 2 restaurande, alguns barzinhos e 2 LAN rause Eu gostaria de saber qual tipo de comercio daria certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>