Reduzindo o índice de rotatividade

Os custos de um índice de rotatividade de pessoal alto em uma empresa podem estar escondidos. Você sabe encontrá-los? Sabe reduzí-los?

O índice de rotatividade de pessoal (ou turnover) é medido pela média de funcionários admitidos e demitidos (na empresa ou no setor) no período, dividido pelo total de funcionários no início do período. Veja a fórmula abaixo.

Por exemplo, se no ínicio do mês uma empresa tinha 10 funcionários, admitiu 1 e demitiu 2, seu índice de rotatividade neste mês será de 15%.

Normalmente, cada saída de um funcionário gera a contratação de outro. Neste momento a empresa já teve um custo para selecionar e recrutar o novo funcionário. Depois disso terá que treiná-lo, o que é feito utilizando o tempo de outros funcionários. Além disso, tem o tempo perdido entre a saída do antigo funcionário para a entrada e treinamento do novo, onde nada foi produzido, o tempo desperdiçado pelos gerentes[bb], oportunidades perdidas pela falta de mão-de-obra, sem falar nas burocracias existentes nas demissões e admissões (contratos, exames médicos, etc).

Em algumas empresas, o custo médio da troca de um funcionário chega a 8 vezes o salário do mesmo.

Para reduzir esse índice[bb], a empresa deve primeiro conhecer as principais causas dos desligamentos. E para isso as seguintes perguntas podem ser feitas ao funcionário que está saindo (e mesmo para os que não estão):

  • Por quê você está saindo?
  • O local onde você trabalhava era limpo, bem iluminado, silencioso, com temperatura agradável?
  • No seu setor havia coleguismo? Você se relacionava bem com seus colegas e superiores?
  • Você tinha as ferramentas necessárias para trabalhar em boas condições?
  • O salário[bb] era bom? Você ganhou alguma promoção desde que entrou? As promoções eram dadas às pessoas certas?
  • Em algum outro setor você poderia ter progredido melhor?
  • O que poderia melhorar na empresa para seus colegas trabalharem melhor?

Com essas respostas em mãos a empresa pode identificar com mais facilidade as principais causas de saídas de funcionários. E as ações para resolver esses problemas certamente irão reduzir bastante o índice de rotatividade da organização.

Tenha sempre em mente que a melhor forma de manter seus talentos dentro da empresa é mantendo-os motivados.

Aproveite e leia o artigo complementar:
Como analisar o Índice de Rotatividade da empresa

[BL]empresas legais, funcionários fiéis[/BL]

Comments

  1. says

    Os custos de um índice de rotatividade de pessoal alto em uma empresa pode se dividir em dois: os índices primários que são aqueles que podem ser diretamente identificados e calculados. E os índices secundários, que são mais difíceis de identificar e de calcular, mas que são os mais importantes, pois são índices qualitativos que vão incidir diretamente no clima organizacional, na qualidade e na produtividade, e se focarmos somente por aí, podemos também transformá-los em índices mais concretos e calculáveis. É possível reduzir tanto os índices de rotatividade, quanto os custos “escondidos” como você mesmo denomina. Já trabalhei bastante com índices de rotatividade e de absenteísmo nas organizações, mas me recordo de uma experiência bem interessante. Chamei a atenção da direção para o índice de rotatividade, fiz reuniões, argumentei com relação aos aspectos qualitativos e tudo o mais… E nada deles se convencerem a tomar uma atitude, pois achavam que motivação, qualidade, produtividade era fácil de resolver, era só ameaçar de demitir e pronto. Só se convenceram quando demonstrei e comprovei que eles deixaram de produzir o equivalente a mais de dois milhões de reais num ano, pela perda de força de trabalho ocasionada pelas trocas constantes de trabalhadores. A partir daí conseguimos não só reduzir a rotatitividade à índices aceitáveis como a trabalhar com a minimização de suas causas e consequências.

  2. Daniele Cruz de Souza says

    Olá Matheus, gostei muito do Tema Rotatividade de Pessoal, que pretendo elaborar meu projeto e meu artigo baseado nesse assunto muito importante para as organizações nos dias atuais. Gostaria que me enviasse algo mais, sobre este assunto e suas consequencias dentro de uma Empresa. Desde já agradeço sua atenção.

    Daniele.

  3. says

    Adorei ter encontrado esse canal, por favor preciso da ajuda de voces, com relação a orientação, pois gostaria de fazer o meu TCC com esse tema, da rotatividade de funcionários na empresa, voces tem alugm material, livros, enfim algo que possam me indicar??????????

    Desde já agradeço.

    Mara Sanchez

  4. Cristiane Alves says

    Olá!
    Escolhi o tema Rotatividade de Pessoal para o meu pré-projeto, gostaria de mais informações sobre o assunto que é de suma importante nas organizações.
    Atenciosamente,
    Anne Alves

  5. says

    Cristiane, estou mesmo preparando um artigo complementar sobre este assunto. Devo publicar ele ainda essa semana. Embora eu não seja especialista, tem bastante gente me fazendo perguntas.
    Fique atenta no site essa semana então, ou então se cadastre para receber os artigos em primeira mão através do Feed RSS ou por email, ambos disponíveis na lateral do site.
    Abraço

  6. Guilherme santos says

    Bom dia,muito bom esse conteúdo sobre rotativiade,voces estão de parabéns pela manchete,gostaria muito que vocês me enviassem se fosse possível e claro,pois nao nconsegui salvar de forma nenhuma pois preciso fazer uma profunda analise sobre esse assunto,desde ja fico muito grato a todos vocês que fazem parte desse trabalho que também e muito importante para nóps sem dúvida nenhuma.

  7. Matheus Zeuch says

    Guilherme, valeu!
    Na verdade do blog é pessoal e o “todos vocês que fazem parte desse trabalho” sou eu :-)
    Fique à vontade para utilizar qualquer conteúdo do site, ele está sob Licença Creative Commons.
    Já estou preparando mais conteúdo sobre este assunto. Assim que estiver pronto publico aqui.
    Abraço

  8. says

    Olá…Eu estou fazendo um trabalho sobre rotatividade nas empresa, estou procurando questionarios para avaliar qual o maior motivo da rotatividade nas empresas.Se puder me mandar algum material eu agradeço.

    att; Danúbia

  9. Marilena Mourão says

    Olá, eu tambem estou fazendo meu TCC sobre a gestão de turnover na empresa mas nunca pensei que fosse tão dificil conseguir material.
    Se alguem tiver algo por favor me envie.
    Estou na reta final do curso de Tecnologia em Gestão de recursos Humanos.
    Obbrigada,

  10. Simone Costa says

    Achei muito interessante o tema abordado, pois estou iniciando o meu projeto de pesquisa relacionado a rotatividade e produtividade, se você tiver algum texto ou outros que possam me ajudar, ficarei muito agradecida.
    Obrigada,
    Simone.

  11. Carla says

    Olá Matheus,

    Estou no 4º período da faculdade de ADM e preciso fazer um trabalho de estágio supervisionado. Meu tema é A Rotatividade em uma empresa Naval. Eu não consigo me expressar direito, até mesmo não sei por onde começar.Se puder me ajudar, agradeço muito.

  12. Matheus Zeuch says

    Oi Carla,

    Na área naval acontece algo comum à todas as empresas que atuam em áreas específicas e técnicas: é preciso pessoas especializadas. Isso não é tão fácil de encontrar, então o turnover (rotatividade) deve ser levado a sério, pois os custos de treinamentos costumam ser caros e os profissionais escassos (comparado com outras áreas).

    De resto, os cuidados são os mesmo de qualquer outras empresa: manter a equipe motivada, ter uma boa política de salários e bônus, dar os treinamentos adequadamente, etc.

    Sucesso no trabalho. Abraço.
    Matheus

  13. Matheus Zeuch says

    Olá Tarciso,
    Não entendi de que livro você está falando. Se for meu, infelizmente eu ainda não tenho nenhum livro pronto, embora esteja preparando um ebook que será disponibilizado aqui no site.
    Abraço,
    Matheus Zeuch

  14. aparecida says

    OLÁ!!!!!! SOU RESPONSÁVEL PELO SETOR DA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA QUE CUIDA DA SÁUDE OCUPACIONAL DE 16 MIL SERVIDORES E ESTOU BUSCANDO ALTERNATIVAS P REDUZIR O ABSENTEÍSMO, SE TIVER ALGUMA SUGESTÃO…
    ATT
    CIDA GARCIA

  15. Matheus Zeuch says

    Olá Cida,
    Já pensou em começar a fazer as perguntas do artigo para as pessoas que estão saindo? Não só fazer as perguntas, mas identificar problemas e resolvê-los, claro.
    Abraço,
    Matheus Zeuch

    • Nay says

      Olá Boa tarde ! Gostaria de saber se poderia me ajudar , preciso de perguntas sobre turnover pra fazer no nosso trabalho de campo em uma empresa aqui na cidade para o nosso TCC. Se puder nos ajudar , agradeço desde já!

  16. ANDRÉ says

    Gostei da leitura, meu tema de PCC é sobre rotatividade, mas tem pouco material, vc poderia me indicar publicações a respeito do assunto.

    agradeço a colaboração.

  17. David Jorge Seie says

    Oi, a principal causa da rotatividade de pessoal está ligada ao ambiente de trabalho, particularmente ao estilo de gestão e de liderança. Dependendo do estilo da sua governação, o lider é seguido pelos seus colaboradores ou então fica sozinho.Regra geral, o pessoal qualificado procura espaço para auto-reãlização, participando e contribuindo nos processos de tomada de decisão em prol da eficiência, performance e rendibilidade organizacional.

  18. Danilo Tofano says

    Bom mesmo seu blog, Matheus, e como é impressionante como nos ultimos 3 semestres cresceu o interesse sobre rotatividade junto com TCC´s, Tambem estou fazendo um estudo para meu TCC, gostaria de saber mais sobre questionarios, como posso saber quais perguntas certas? ou desenvolve-las para area em que estou estudando?
    Voce pode me ajudar ou dar algumas opiniões???

  19. says

    É verdade Danilo, como se popularizou o tema “rotatividade” nos TCCs de administração. Toda semana recebo emails pedindo material sobre o assunto. Mas infelizmente eu não tenho nada para disponibilizar. De tudo que eu escrevo no meu blog, a grande maioria dos textos é baseada na minha própria experiência, adquirida ao longo dos anos através de leituras de livros, revistas, sites e administrando negócios mesmo.

    Realmente existe muito pouco material em português sobre o assunto. É mais fácil encontrar em sites gringos, pesquisando por “turnover”.

    Quanto aos questionários, não existe pergunta ou resposta certa. Lembre-se que você só está tentando descobrir formas de reduzir essa rotatividade. Ou seja, toda informação que você adquirir que o ajude neste sentido é de grande valia.

    Sucesso no seu TCC.
    Abraço,
    Matheus Zeuch

  20. Lilia says

    Poderia me passar o email de Eder Braga, pois a experiencia que ele contou é exatamente o que eu preciso provar na empresa que estou realizando meu tcc.
    Obrigada

  21. says

    Olá Lilia,
    tentei enviar um email para o Edgar repassando o seu contato, mas o email voltou. Acredito que o email esteja errado, assim como o site que ele informou que você pode tentar acessar clicando no nome dele.
    Abraço,
    MZ

  22. Lucilena says

    Bom dia a todos… tenho uma duvida, será que alguem pode me ajudar??
    existe um limite tolerável de rotatividade na empresa???

    por favor me respondam
    desde já obrigada

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>