O que acontece quando tudo no mundo se tornar disponível para todos?
Devorei mais um livro. Dessa vez o nome da vítima é A Cauda Longa, de Chris Anderson. Para quem ainda não leu, meu conselho é se apressar. Além de ser uma ótima leitura, o livro fala sobre o efeito causado no mercado quando se dá poder para qualquer pessoa produzir conteúdo através de ferramentas gratuitas poderosíssimas, muitas vezes melhores que produtos caros destinados à grandes produtoras. Tem tudo a ver com web 2.0.
Fala também sobre a força do estoque ilimitado. Sobre mercados de nicho o conquistando espaço dos mercados de massa. Fala sobre Apple, Google, Amazon. Sobre as tendências das mídias, do entretenimento. E muito mais.
Comprei o livro no Submarino, sem ter lido muito a respeito antes. O subtítulo “Do mercado de massa para o mercado de nicho” foi quem mais me chamou atenção.
Se você parar para pensar, por todo o lado você enxerga a Cauda Longa. Observe empresas de sucesso e compare com empresas que você considera atrasadas. É tudo muito claro. Não é nem tendência, é história.
A regra básica da Cauda Longa é disponibilizar o máximo possível, de todas as formas possíveis, e ajudar as pessoas a encontrar seu produto ou serviço. Espero que possa aplicar os aprendizados na minha empresa sem problemas. Tenho certeza de que os resultados serão visíveis.
Aos que já leram o livro, fica meu convite para batermos um papo sobre negócios, caudas longas, tendências, mercados de nicho… Talvez até resultando num podcast, quem sabe.
Enquanto isso, vou me aprofundando no assunto no blog oficial, The Long Tail, e acompanhando as resenhas e artigos de alguns ótimos blogs brasileiros, formadores de opinião, como o Techbis, Meiobit, Cesar Cardoso, Cris Dias e SEO Black Hat.
Olá Matheus!
É isso aí, a cauda longa é um dos conceitos de negócios mais importantes dos últimos anos (pelo menos eu acho, hehehe). Legal que vc leu e quer compartilhar com os outros as informações. Eu achei muito legal quando li o livro, abriu minha mente para novas visões de negócios, essas coisas.
Torço para que implante essas idéias em sua empresa!
Abraços!
obs: agradeço o link! recebi o trackback!
É isso aí Fugita, e o conceito não é novo. Só demorou um pouco para o mercado raciocinar sobre ele. E o Chris foi o primeiro pensador a organizar essas idéias e dar um nome a elas, algo semelhante à web 2.0 e Tim O’Reilly (inclusive há uma relação muito forte entre web2.0 e a cauda longa).
Um abraço e bons estudos sobre o mercado ;-)
Excelente review! E obrigado pelo ‘formador de opinião’! :D
alguém tem o resumo desse livro??? se tiver me encaminha por e-mail?
´
até mais
Olá Daya,
Por acaso conseguiu o resumo do livro com alguém? tb estou querendo.
Olá galera, não sei se é bem isso que estão procurando, mas encontrei uma resenha mais elaborada que a minha no blog do Carlos Sena. Resumo, resumo, eu também não encontrei. E mesmo assim, o livro é bom, vale a pena ler inteiro. Resumo sempre perde a linha principal de pensamento que o autor quis passar, não acham?
Abraços
Valeu, Mateus!
não gostei deste livro, leitura chata, enrolada e sem foco nenhum de informações. Quem quise rum bom resumo eud isponibilizo.
Não entendo como alguém que trabalha com marketing e internet não tenha gostado do livro Cauda Longa. Além de mostrar como grandes empresas surgiram na web como Amazon e Ebay, mostra de forma simples novos nichos de negócios a serem explorados. Estou lendo o livro nesse momento e está me ajudando bastante em meu blog. Parabéns pelo blog, conteúdo excelente! :)