Seed Capital, ou Capital Semente, é o dinheiro investido em empresas recém nascidas ou em idéias que nem foram colocadas em prática ainda. É diferente de Venture Capital (Capital de Risco) o qual é destinado à alavancar negócios já em andamento.
Até pouco tempo atrás o Seed Capital (que nem tinha esse nome bonito ainda) vinha do que os americanos chamavam de os três efes: Family, Friends and Fools (Família, Amigos e Tolos). O capital investido pelos famosos Angel Investors também é um tipo de capital semente.
Se você tem uma idéia de começar um negócio próprio ou já está colocando a mão na massa para isso, então vai precisar de dinheiro para começar suas atividades. Se não tiver dinheiro próprio para investir
no seu negócio, então terá que buscar em algum lugar:
- Sócio capitalista
- Angel Investor (ou investidor anjo)
- Amigos
- Familiares
ou - Fundos de Seed Capital
Sócios e Anjos…
Para os dois primeiros você já sabe como pedir: Escreva um bom Plano de Negócios com um Sumário Executivo show de bola e comece a frequentar eventos e feiras de negócio, a vasculhar sua rede de contatos, a conversar com pessoas que poderiam investir na sua idéia ou que poderiam conhecer alguém para investir…
Amigos e Parentes…
Para amigos e familiares depende do seu grau de intimidade com eles. Só não vá pedir para aquele tio rico que você não vê há dez anos para lhe emprestar 100 mil prometendo devolver no mês seguinte.
Fundos de Capital Semente!
Mas talvez a maneira mais interessante e que está começando a ganhar forças no Brasil é de procurar por Fundos de Seed Capital. Estes fundos, privados ou públicos, oferecem uma ótima oportunidade para o empreendedor que está começando seu negócio.
1. Seed Forum Finep – www.venturecapital.gov.br
O Finep, que também mantém o programa Venture Fórum, um evento onde empresários apresentam seus negócio para investidores à fim de buscar um possível sócio capitalista, começou recentemente o programa Seed Fórum, seguinte o mesmo conceito, mas voltado para projetos ainda em planejamento ou empresas iniciantes.
2. PRIME – www.finep.gov.br
O Prime é outro programa do Finep, voltado principalmente para empresas incubadas. Os projetos aprovados recebem um valor de 120 mil reais não-reembolsáveis para investir em seus negócios.
3. Criatec – www.fundocriatec.com.br
Já o Criatec é um fundo de capital semente privado. As empresas se cadastram através de um formulário muito simples e, quando aprovadas, recebem o valor solicitado em troca de uma participação na sociedade da empresa.
Conclusão
Se você tem uma idéia de iniciar seu próprio negócio mas não tem dinheiro para investir nele, o Capital Semente pode ser uma excelente oportunidade. Pesquise nos programas citados acima, ou então no Sebrae da sua cidade. Idéias inovadoras merecem ser colocadas em prática!
estas modalidades de busca de capital para empreendedores é somente para projetos de inovação ou tambem para negocios tradicionais eu vou abrir uma empresa de calçados infantil tem como eu buscar estes tipos de investidores