Tudo sobre o Empretec do Sebrae

Minha turma do Empretec realizado em Canoas, RS

Há duas semanas atrás ganhei o certificado do Empretec. Para ser direto, posso dizer que não farei mais sociedade com pessoas que não sejam “empretecos” também.

Exageros à parte, o seminário prático do Sebrae tem por objetivo desenvolver nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) visando o fortalecimento de 10 características empreendedoras identificadas como as principais.

As 10 características empreendedoras

  1. Busca de Oportunidade e Iniciativa
  2. Persistência
  3. Correr Riscos Calculados
  4. Exigência de Qualidade e Eficiência
  5. Comprometimento
  6. Busca de Informações
  7. Estabelecimento de Metas
  8. Planejamento e monitoramento Sistemáticos
  9. Persuasão e Rede de Contatos
  10. Independência e Autoconfiança

Empretec

A metodologia é altamente interativa

Todos os 6 dias, através de jogos, exercícios, palestras, atividades em sala e externas, os participante vai aprender na prática a:

  • se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócio,
  • enfrentar obstáculos decididamente,
  • assumir desafios e riscos calculados,
  • tomar decisões rápidas respeitando prazos e padrões de qualidade,
  • se comprometer consigo mesmo e com as pessoas à sua volta,
  • buscar informações, pessoalmente ou com ajuda,
  • estabelecer metas claras e objetivas,
  • planejar e garantir que as metas sejam atingidas,
  • persuadir e utilizar sua rede de contatos,
  • buscar autonomia para alcançar seu próprio sucesso.

Funciona! E para mim valeu muito a pena.

A pressão do tempo é grande, então é bom dedicar os 6 dias exclusivamente ao Empretec, que para mim foi de terça à domingo. Tive que pedir férias para meter a cara.

Mas valeu a pena. Melhora de desempenho empresarial, maior segurança nas decisões, mais e melhor planejamento e redução das chances de fracasso, são alguns dos maiores ganhos que tive com o curso.

Segundo as estatísticas, após o seminário há um crescimento médio de 64% no faturamento na maioria das empresas participantes. E as chances de sobrevivência dos empreendimentos de empretecos são de 93%, enquanto no Brasil a média é de 54%.

Ah, sim. Se você for fazer o Empretec (e acho que vai) vá disposto à “tirar a bunda da cadeira”, a famosa técnica TBC (você vai entender melhor quando fizer o curso).

Para saber quando o Empretec vai acontecer na sua cidade, se informe com o Sebrae, em www.sebrae.com.br/atendimento, ou pelo 0800 570 0800.

Bom curso para você!

Comments

  1. says

    Olá Matheus, tudo bem?

    Minha mãe fez o curso de 25 à 30 de maio, por indicação minha. Apesar de ela ter achado que não tem o perfil apropriado para ser uma empresária, já que trabalha há vários anos como funcionária, o curso ajudou ela a perceber algumas das falhas que ela tanto criticava nas outras pessoas.

    Além disso, ela tem usado uma parte do tempo dela para ter uma ocupação melhor do que conversar com minha avó reclamando da vida. hehehe

    Parabéns por ter feito o curso. Com certeza, valeu a pena.

    Legal ter encontrado teu site, vou começar a lê-lo com mais freqüência.

    Abraço,
    Tiago

  2. thiago says

    Matheus blz ??
    kara gostei muito do conteudo exibido aqui
    agora vou prourar me informar melhor !!
    foi mt dificil qunado você começou??
    até mais rapaz!!!!

  3. Matheus Zeuch says

    Oi Thiago,
    O Empretec vale a pena fazer mesmo, se você curte empreendedorismo. Eu não diria que é difícil, mas pode ter certeza que de barbada não tem nada.
    Abraço e boa sorte do seminário.

  4. Paulo Santos says

    Boa tarde amados irmãos EMPRETECOS
    Recebi esta benção em 2002, no SEBRAE de Diadema-SP.
    E cá estou a dar as boas vindas pelo brilhantismo alcançado.
    Estou a usar as tecnicas aprendidas, em meu escritorio de Contabilidade, em auxilio aos meus clientes, pois, são informações que jamais irão esquecer.
    Que o Grande Arquiteto do Universo vos cubram de bençãos
    Beijos

  5. JULIANO BERNARDES says

    Fiz o Empretec do dia 22/09/09 até 27/09/09.

    E a conclusão que cheguei é que deveria ser obrigatorio o certificado de EMPRETECO para todos que queiram abrir seu proprio negocio assim como é exigida a CNH para quem quer dirigir seu veiculo.

    VALE A PENA MESMO.

  6. Patrícia de Souza Ramos says

    Olá Matheus!!! Sou de Angra dos Reis e já passei pelas duas fases: A palestra e a entrevista. E o seminário aqui acontecerá de 27/10 a 01/11.Confesso que estou com um pouco de medo da pressão,mas também doida para fazer.Espero que eu além de gostar vire de fato uma grande empresária.Depois te conto o resto!!! Até……………… Um abraço!!! Patrícia.

  7. Matheus Zeuch says

    Olá Patrícia,

    Se você passou na entrevista é porque tem um pouco de empreendedorismo na veia. Acho que vai gostar do Empretec. Realmente é puxadinho, mas vale a pena. Você se sentirá muito mais motivada em começar o seu próprio negócio.

    Boa sorte, bom Empretec e fique a vontade para contar aqui se gostou ou não.

    Abraço e sucesso,
    Matheus Zeuch

  8. Sonia says

    Olá Matheus,
    Hoje, tive conhecimento do empretec por uma pessoa que passou pela experiência. Já tenho meu próprio negócio (familiar) e confesso que quando ouvi achei que não era para mim (me assustei na verdade) ,mas depois de ver esse conteúdo me animei. Já fiz a inscrição para a palestra, espero que dê certo.
    VALEU

  9. Matheus Zeuch says

    Olá Sonia,

    Se você já tem seu negócio, independente que qual seja, o Empretec vai ter ajudar. O mesmo vale para quem tem espírito empreendedor mas ainda não teve a oportunidade de iniciar seu negócio próprio.

    Um ótimo curso para você! Abraço,
    Matheus Zeuch

  10. says

    Ola Matheus, fiz o empretec em 2001, posso dizer que foi uma experiência marcante na minha vida. Classifico como (ae/de), antes do empretec/depois do empretec. Mas fica ai minha dica, se fizer empretec, não dirija(nos proximos trez dias). Grande abraço amigo empreteco. Boa sorte á todos.

  11. marcelo penna says

    Carissimos empretecos ,me certifiquei em 29/10/2009 e ja fiz mais em dezembro do que no ano todo.Para quem ja fez meus parabens,e aos que ainda nao fizeram ,que façam rapido.O conteudo e´ fantastico e a metodologia imcomparavel.Um grande abraço matheus.

  12. Jessica Garcia says

    Olá Matheus estou pensando em fazer o curso mas estou um pouco insegura sobre a pressão que todos dizem, e todas as etapas pra ter uma vaga, mas acredito que me ajudará mto em meus projetos futuros e o blog ajuda mto a esclarecer o conteudo do curso e sua importancia pra todos. Abraços

  13. Matheus Zeuch says

    Olá Jessica,

    Experiemente ir na palestra de apresentação do Empretec primeiro. Lá você vai tirar várias dúvidas sobre isso. Eu realmente conheço gente que desistiu na metade do seminário por causa da pressão. Mas se você fizer o curso vai entender que isso não é necessário, e se você tiver um pouco de espírito empreendedor vai gostar bastante de ser empreteca.

    Sucesso no seminário. Abraço,
    Matheus Zeuch

  14. Ricardo Tonet says

    Olá, Sou Ricardo Tonet sou de SC. E essa semana fui contemplado para participação de um Empretec… Posso dizer que fui indicado pela empresa para fazer e mal sabia de que se tratava…Fiz a entrevista passei e enfim to ralando…Meu maior problema é que não estava preparado pra isso justamente nesta semana…Assim como não sabia a proporção do esforço necessario… Ja aprendi algumas coisas… Mas oque esta dificultando pra mim é que estava super atarefado para essa semana com serviços extras particulares marcados para conclusão e que sinceramente ou faço um ou outro. Enfim é puchado… Vamos ver até o fim se aguento…

  15. Larissa Capobianco says

    Olá Matheus!! Eu vou participar também!! Começo na próxima segunda! Estou muito anciosa!! rsrsrs Seus comentários me incentivaram muito! valeuu!!

  16. jusenice boaz chagas says

    oi!! boa tarde!!
    gostaria de saber qual o significado da entrevista antes do curso, se interfere na aceitacao do mesmo… desde ja muito obrigado e tenha uma boa tarde!!

  17. CANDIDA says

    Amigo, eu me escrevi pra fazer o empretec, minha entrevista está marcada pra sexta feira dia 4 se deus vai dar tudo certo, pretendo realizar um sonho.
    ter o meu proprio negocio que é uma padaria.
    gostei do seu depoimento. vc poderia me dar um dica sobre a entrevista? ok um grande abraço

  18. PH says

    Aos que estão apreensivos quanto à entrevista, fiquem tranquilos. A entrevista servirá para avaliar o teu perfil e se vc está num bom momento para aproveitar ao máximo o EMPRETEC. Quanto à pressão do seminário, não posso dizer, pois ainda vou fazer (semana que vem), mas se vc não quer ser confrontado(a), fica em casa vendo televisão. Quer ser empreendedor ou funcionário eficiente? Então prepara-se para o confronto do dia-a-dia. Boa sorte a todos.

  19. Elida says

    Matheus
    Pelo amor de Deus… me de uma orientação. Estou perdida quanto a que empresa abrir neste curto espaço de tempo para a apresentação no curso Empretec.
    É URGENTE
    OBRIGADA

  20. ADMILSON says

    Acabei de fazer o seminário do empretec (de 16 a 21 de agosto 2010) para mim foi o maior aprendizado que tive nestes meus anos vividos até agora.É muito gratificante apesar de exigente. É recomendável para quem quer descobrir seu potencial e não teme desafios.

  21. Ianara Martins says

    A todos que fizeram: É bom demais!!!
    A todos que vão fazer: Façam valer a pena. Amei o Empretec,superou todas as minhas expectativas, é um curso para empreendedores, mas mexe com a nossa vida.
    Fiz o curso do dia 30.08 à 04.09.10 e estou anciosa pra passar logo os 21 dias. mudei o lado do relógio. e sempre durante esta semana, pós empretec, estou refletindo sobre tudo que aprendi. Amei…

  22. Suelen says

    Eu Fiz!!!
    Foi uma experiência pra VIDA toda!Tive conhecimento atravéz de uma amiga que já fez há algum tempo.
    Desejei tanto,me dediquei tanto,que as lagrímas foram incontroláveis quando fui convocada como 4ºEmpretec da minha turma!As reflexões,as mudanças,as atitudes e comportamentos,os avanço já são naturais…E talvez esse seja o incrivel disso tudo.Mudei o anel de lado,contando os dias,pra nossa proxima reunião…
    Na minha Turma era TVN!Ti vira Negão!
    Beijos a todos!
    Quem não fez tá perdendo tempo!;)

  23. Marcio says

    Começo o Empretec no dia 6/11 , confesso que estou meio aprenssivo, pois não tenho nem idéia do que me espera.
    Pesquisei em alguns lugares e vi que, tem tipo uma competição entre os alunos, pois vi algumas pessoas dizendo que ganhou, (um livro com selos??) acho que era isso.
    Pra fazer o Empretec, pessoas com o nivel superior, leva vantagem??

  24. says

    Oi Marcio,

    Pra ser sincero com você, o ideal é você parar de procurar saber de antemão o que vai rolar no seminário, pois assim vai aprender e aproveitar muito melhor! Existem muitas atividades durante o Empretec, quanto menos você souber mais vai aproveitar todas elas.

    E não, pessoas com nível superior não tem QUALQUER vantagem no Empretec. O Empretec é um seminário prático de comportamento empreendedor. Espírito empreendedor é independente de escolaridade, sexo, idade, classe, etc…

    Parabéns por se inscrever no Empretec, espero que consiga chegar até o final heheh. Depois volta aí contar o que achou.

    Abração,
    Matheus Zeuch

  25. says

    Hahah não te preocupa Wellynton, o Empretec não é que nem o Bope. Mas quase posso dizer que o empreendedor sai tão motivado quanto um soldado do Bope. Vale a pena e aposto que você vai gostar.

    Abraço,
    Matheus Zeuch

  26. Gerardo Crateus-CE says

    Matheus, belo comentário sobre o empretec, fiz em 2010 no final do ano, valeu a pena. Estabelecie uma meta, todo ano converser 02 (duas) pessoas a fazer o empretec, só assim seu que daqui a 20 anos o brasil será outro. Vamos encentivar, cada um indica e motiva dois, abraço… sucesso profissional.

  27. Ismael says

    Prezado Mateus, A minha micro empresa está passando um problema com dividas de impostos, principalmente da esfera federal, ocorreu uns problemas com a contabilidade. Será que fazer o empretec me trará ideias de como resolver os meus problemas com essas dividas.

    abraços

  28. claita c m iecker says

    O,empretec fez eu perceber que tenho uma grande capacidade
    de superar e enfrentar os meu medos, acho que ele mostra que nosso país tem jeito,um conselho a você que esta lendo meu depoimento faça-o e verá que valeu apena.parabêns a todos os empretecos do dia 25/04/2011 de São Luurenço do oeste S/C

    abraços.

  29. says

    @Geraldo: excelente meta de convencer 2 pessoas à fazer o Empretec. Sou TOTALMENTE à favor! Eu mesmo vou evitar fazer sociedade com quem não fez o Empretec :)

    @Ismael: neste caso acho que o melhor é procurar um bom contador e/ou advogado. O Empretec vai te ensinar à ser empreendedor, e isso realmente pode ser aplicado em qualquer área da sua vida. Mas problemas pontuais como esse, melhor focar em resolvê-los diretamente.

    Abraços pessoal!
    MZ

  30. kleyde costa says

    Olá Matheus… fui convocada para entrevista, estou com um pouco e medo de não passar…. quero muito fazer o Empretec, a tempos estou aguardando chegar na minha cidade e agora que chegou o grande dia…. estou super ansiosa e nervosa também… me dê umas dicas ai … Um grande abraço !

  31. Álisson Oliveira says

    Foi graças a uma entrevista sua que fiz o EMPRETEC e foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Muito obrigado Matheus Zeuch.

  32. Marinalva says

    Foi uma esperiência maravilhosa fazer o EMPRETEC, hoje me sinto uma outra pessoa, tanto pessoal como profissional, o crescimento para quem participou é contante.
    São Bernardo -Ma, EMPRETEC 04 a 09 de Julho de 2011.

  33. simone amorim says

    meninos e meninas, cheguei em casa ontem , onde acabei de conseguir o certificado do Empretec, e até agora estou em estado de euforia. EU consegui::::
    agora sou uma empreteca,, Foi o primeiro passo , para uma longa caminhada, vou em frente , abram caminho,porque sei onde quero chegar

  34. says

    Eu sou de SBC-SP e vou iniciar no dia 17-10-2011. Não vejo a hora de começar. Estou precisando de uma chacolhada na mente.rsrs . Pelo que todos falam, sinto que depois do curso não vou mudar o mundo, mas minha empresa com certeza ira crescer com pilares mais firmes que agora. Já indico mesmo sem fazer. Estranho né???
    Abraços Pessoas!!

  35. Maria Lucia says

    Olá Matheus! Assisti recentemente a palestra do Empretec, mas fiquei com uma dúvida e gostaria de dividir com quem já fez… Pessoalmente tive uma boa formação, tanto acadêmica qto profissional e fiquei com um pouco de receio do treinamento não apresentar muitas novidades… Sabe com é, o investimento é alto e não quero errar!
    Super obrigada

    • says

      Maria, é ótimo que você teve uma boa formação acadêmia e boa experiência profissional, mas para o Empretec isso importa muito pouco. Pode ir em frente e fazer sua inscrição, você vai gostar e vai descobrir que o investimento não é nada comparado ao que você vai aprender lá.

      Depois volte para contar como foi.

      Abraço, sucesso e boa sorte no Empretec!

  36. Tiago Moreira says

    Olá Matheus,
    Tenho bastante dificuldade de me expressar em publico, você acha que caso participe do EMPRETEC terei algum problema para concluir?
    Tracei como minha primeira meta a conclusão do mesmo, pra mim será um desafio.
    Desde já agradeço!

    • says

      Tiago, eu entendo bem essa dificuldade de falar em publico. Eu mesmo sempre tive meus problemas platéias. Ficava nervoso, nao raciocinava direito e nao conseguia me expressar como gostaria.

      Fui encarando pequenas oportunidades para enfrentar isso e agora eu posso dizer que gosto de falar em publico sobre algum assunto que eu domino. Sempre que tenho oportunidade num grupo eu falo.

      Aprendi e gostei tanto de enfrentar meus medos que meu medo de altura me transformou num paraquedista, por exemplo. Essas situações que nos tiram da zona de conforto só fazem nossa própria zona de conforto crescer.

      O Empretec será uma experiência excelente para você. Um ambiente controlado e seguro onde você pode errar a vontade, e aprender muito. Se você é parecido comigo, vai se cobrar tanto no Empretec que falar em publico será algo ridículo de simples e pequeno.

      Se inscreva e aproveite. Depois nos conte como foi.

      Abraco e sucesso!
      MZ

  37. Lívia Américo says

    Olá, Matheus!
    Como vai?
    Estou aqui lemdo os depoimentos dos Empretecos e não sei se fico tranquila ou mais desesperada….
    Sou psicóloga, trabalho como professora de educação infantil e quero MUITO abrir meu negócio. Cansei de ser empregada! Mesmo! Na verdade, sempre quis ter o meu negócio. Depois que fiquei sabendo do EMPRETEC, pesquisei, fiz minha isncrição e passei ontem na entrevista para o curso que começará no dia 06/08, aqui em BH. Só que estou DESESPERADAMENTE com medo de realizá-lo, embora com muita vontade. A entrevistdora disse que é um curso que mexe muito com as emoções e que eles já tiveram gente que já surtou!! Sou MUITO sensível e disse isso a ela. Ela respondeu assim: “Eu percebi, mas eu acho que você aguenta!”. Você pode me falar alguma coisa a respeito, seja boa ou ruim? Grande abraço, Lívia

    • says

      Lívia, por que você está com tanto medo de fazer o Empretec? É só um seminário prático repleto de atividades muito bem pensadas. E eu pensei que tive a sorte de ter ótimos instrutores, mas pelo que percebi conversando com pessoas que fizeram em outros lugares, tenho certeza que todos os instrutores são muito bem preparados para ministrar o seminário. Fica tranquila, você não vai se machucar, nem ficar traumatizada ou coisa desse tipo. VOCÊ VAI ADORAR a experiência se chegar até o final. E ainda vai conhecer pessoas interessantes pelo caminho. Depois volte aqui contar como foi :) Boa sorte e sucesso na sua empreitada depois do Empretec. Abraço.

      • Lívia Américo says

        Obrigada, Matheus!
        Pode deixar que, ao terminar o curso, passo aqui para dar notícias!!
        Abraços!

  38. says

    O Empretec é como uma revelação interior, pois você passa a reconhecer as CCEs e vivenciá-las no dia a dia de sua vida. Nós aprendemos a reconhecer o porquê do sucesso de vários empresários. Aprendemos a nos conhecermos melhor, assim como nossas forças e fraquezas. RECOMENDO.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>