Vantagens de ter um Blog Corporativo

Blog Corporativo é um assunto bastante em pauta atualmente. Mas também é difícil de discutir, pois a conversa tende à ir para “monetização”, “blogueiros vs jornalistas“, etc.

Um blog corporativo serve para dar mais liberdade de expressão à empresa, uma vez que a comunicação é (quase que obrigatoriamente) mais informal. O blog de uma empresa ajuda a estreitar o relacionamento com a comunidade, seja clientes, fornecedores, investidores ou interessados em geral. Isso porque as pessoas preferem comentar em posts do que em formulários de contato. É mais simples e prático.

Ao manter um blog corporativo, é importante sempre mostrar o ponto de vista interno e externo da empresa. Comentar sobre boatos e notícias relacionadas à empresa, dar uma prévia sobre futuros negócios, e divulgar pequenos eventos internos da empresa podem ajudam a criar uma imagem mais bacana da empresa.

O que escrever num blog corporativo?

Experimente começar a comemorar todas as vitórias da empresa, de forma humilde, claro. Use o blog também para assumir os erros cometidos, mostrando o quê a empresa aprendeu com eles. Quando se sentir mais confiante, escreva artigos sobre sua área de atuação, se posicionando como autoridade no assunto. Dessa maneira a empresa vai se mostrando mais humana e conquistando mais clientes.

Para as empresas que estão começando um blog corporativo, é comum o medo de escrever bobagem e acabar queimando o filme da empresa. A solução para grandes empresas é deixar que seus funcionários criem um blog pessoal sobre a empresa. Já para empresas menores, se o empreendedor não tiver muita experiência com blogs, a melhor alternativa é contratar um blogueiro profissional, profissão que vem crescendo aos poucos no Brasil e no mundo.

Mais informações

Você pode encontrar maiores informações sobre o assunto no blog da DoceShop (e também um excelente exemplo de blog corporativo); na Wikipedia; e no livro Blog Corporativo.

[BL]notebook, câmera digital, hd externo, dvd player, mp4[/BL]

Comments

  1. says

    Artigo muito interessante ja a algum tempo venho pesquisando sobre BLOG Corporativo, especificamente para o ramo imobiliário, nos EUA os BLOG são muito utilizados até mesmo mais do que os proprios sites de pesquisa de imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>