Matheus Zeuch

Empreendedorismo e Administração de pequenas empresas

  • Início
  • Melhores Artigos
  • Sobre o Autor
  • Contato

Web standards agregam valor a um projeto

27 de julho de 2007

Quem desenvolve sites e sistemas para internet seguindo os web standards deve cobrar mais caro ou mais barato? Esta é uma discussão tão antiga quanto os próprios padrões da W3C, mas será que já foi absorvida pelo mercado?

A discussão se divide em duas linhas bem definidas. A primeira é que um site projetado com web standards tem muito mais qualidade. A segunda é que os web standards agilizam o processo de produção.

Mais qualidade no projeto

A qualidade aqui se refere basicamente ao código do produto. Web standards, puramente, não vão garantir que o projeto, como um todo, tenha boa qualidade. A qualidade do projeto depende de outros fatores de gerência de projetos, que são matéria para outro artigo.

Um site seguindo os web standards tem bem mais chances de funcionar de forma adequada na maioria dos navegadores atuais. Além disso, quando novos navegadores surgirem, ele provavelmente irá funcionar muito melhor do que sites que não usam web standards. Isso porque esses padrões, que são criados pela W3C (World Wide Web Consortium), servem como base para o desenvolvimento de novos navegadores, fazendo com que sites projetados com web standards sejam muito melhor interpretados.

Lembre-se que essa diversidade de navegadores não se limita apenas ao Firefox e ao Internet Explorer, mas também à navegadores para PDA’s, celulares, leitores de tela (browsers para cegos) e navegadores de qualquer sistema operacional, como Windows, MacOS, Linux, Unix, etc.

Além disso, sites e sistemas com web standards podem trazer outras vantagens interessantes, como diminuir o consumo de banda (reduzindo o tamanho dos arquivos) e agilizar a manutenção do projeto (separando códigos HTML, CSS e Javascript).

Redução no tempo de desenvolvimento

A economia de tempo de desenvolvimento de um projeto com web standards é relativa. O início do desenvolvimento eu diria que consome praticamente o mesmo tempo que um projeto que não segue os padrões W3C. O ganho maior é na manutenção e no processo de inclusão de novos participantes ao projeto.

A manutenção de um projeto com web standards é o processo que mais se beneficia com o uso dos padrões. Além da estrutura mais intuitiva, os próprios códigos do projetos são bastante legíveis, facilitando muito a identificação e correção de um problema.

Quando um projeto cresce, é preciso que mais pessoas participem do planejamento e desenvolvimento do mesmo. Entender um sistema bagunçado e totalmente fora dos padrões é algo demorado e cansativo. E é aqui que entra outra importância de se trabalhar com projetos com web standards.

Conclusões

Particularmente, acho que projetar com web standards tem muito valor à agregar, mas não deve ser fator decisivo para cobrar mais por um projeto. Na minha experiência, ganha-se muito mais vendendo um projeto pelo mesmo valor de mercado e oferecendo as vantagens dos web standards como um plus. Por que tentar convencer seu cliente que uma série de pequenas vantagens justificam os 20% à mais no orçamento é tarefa no mínimo difícil.

Como eu disse no início do artigo, este tema não é novo, e nem está prestes à terminar. Walmar Andrade, do fatorW, já escreveu sobre isso há mais de um ano, no excelente artigo “Quem projeta com web standards deve cobrar mais caro ou mais barato?“.

Web standards agregam valor, mas não preço, a um projeto.

[BL]websites, livros, web standards, agências web[/BL]

Compartilhe:

  • E-mail
  • Imprimir
  • Tweet
  • Pocket

Relacionado

Filed Under: Sem categoria

Comments

  1. Adriano says

    27 de julho de 2007 at 9:56 am

    Deve cobrar mais caro, quem não utiliza esta ultrapassado, logo deve ser um profissional de menor qualidade.

    Responder
  2. Irving Suna says

    6 de agosto de 2007 at 7:16 pm

    Acredito que webstandard é obrigação. Não acredito que um projeto deva ficar mais caro por ser webstandard ou “tabelão”, pois se o profissional chegar ao cliente e perguntar você quer A ou B, ele pode escolher o mais barato. É indiscutível que desenvolver nos padrões seja um diferencial, fator que pode favorecer na conquista do cliente. Pra mim, fora dos padrões já está fora do mercado. Flw, abs!

    Responder
  3. Cristian Trentin says

    6 de agosto de 2007 at 9:15 pm

    Concordo com o Irving, Padrões Web é obrigação, devemos pensar sempre em acessibilidade.

    Abraços,

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você quer?

  • Abrir uma empresa
  • Ideias de negócio
  • Melhorar minha empresa
  • Sem categoria

Copyright © 2021 Matheus Zeuch

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.